segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Como a política é dinâmica parte III: O que será que aconteceu com o "vento forte" de Geraldo Melo, virou brisa?

"Senhor, o que eu fiz para ser esquecido?"

Quem não lembra deste jingle: "Sopra um vento forte no Rio Grande do Norte..."

Pois é, este era o trecho inicial da música mais famosa da campanha para governador do nosso estado no ano de 1986, que consagrou Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo (Geraldo Melo), como um grande líder político naquela época.

Naquela campanha O PMDB vinha de uma acachapante derrota eleitoral sofrida em 1982, quando seu líder maior, Aluizio Alves, tinha sido derrotado por mais de 107.000 votos para José Agripino. Só que quando todos acreditavam que ali tinha sido decretado o fim da carreira política de Aluizio Alves, eis que o grande líder ressurge como uma fênix, e lança Geraldo Melo, como candidato do seu partido para enfrentar o candidato do PDS, partido do então governador José Agripino, no caso, o deputado João Faustino. 

A chapa governista era composta por João Faustino para o governo, e José Agripino e Lavoisier Maia para o senado. A oposição apresentou a seguinte chapa: Geraldo Melo para o governo, Zezito Martins e Wanderley Mariz para o senado.

Geraldo foi apelidado pejorativamente de "tamborete" pelos adversários, mas acabou usando o apelido na campanha  de 86 para propagar ainda mais seu nome.

O candidato do governo, João Faustino, iniciou a campanha naquele ano com uma folgada vantagem nas pesquisas em relação a Geraldo Melo. Entretanto, o “tamborete” como era chamado Geraldo, disse que iria percorrer o Estado todo e que faria a virada. 

Geraldo Melo, com muita disposição garra e dono de uma oratória invejável, começou a reverter a situação. Talvez nos últimos anos, tenha sido o político com o poder de convencimento e com o discurso mais cativante. As multidões ficavam como que enfeitiçadas com os discursos do “tamborete” e as pessoas somente retornavam para suas casas após ouvirem os “recadinhos” que Geraldo contava para os seus correligionários que compareciam aos seus comícios e passeatas.

Outro fator positivo naquela campanha foi às belíssimas músicas da campanha de Geraldo Melo, principalmente a do “vento forte”, que até hoje para a grande maioria das pessoas que gostam de política, afirmam ter sido a mais bonita de todas as músicas de campanhas eleitorais de 1968 para cá.

Na mais brilhante, emocionante  e vibrante campanha eleitoral, ao final, mostrou a vitória de Geraldo Melo para o cargo de governador e José Agripino e Lavoisier Maia para as duas vagas de senador. Surgia naquele momento uma das figuras mais emblemáticas da história política do nosso Estado, Geraldo Melo, o "tamborete".

Geraldo nos braços do povo na vitória de 1986

Depois, Geraldo Melo que já tinha sido Vice-governador e Secretário estadual, foi eleito senador da república pelo nosso estado em 1994. Tentou renovar seu mandato em 2002 e 2006. Contudo, não obteve êxito.

De lá pra cá, Geraldo, apesar de ser um vitorioso na política, ficou meio que esquecido no cenário político estadual e muitos, até de forma exagerada, chegam a afirmar que o "tamborete" caiu no ostracismo político. 

Sem ter mais condições eleitorais de disputar um mandato de senador ou de governador, Geraldo teve seu nome cogitado para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não se empolgou muito com essa possibilidade. 

Essa negativa por parte do Ex-governador poderia signicar que o tempo de Geraldo Melo na política, no que se refere à disputa de cargos eletivos, definitivamente já passou. Agora, o "tamborete", diz que participará da política somente nos bastidores e bem longe dos holofotes. 

A exclusão de Geraldo Melo do cenário eleitoral é sem dúvida, mais um reflexo e consequência do dinamismo político, que não perdoou nem mesmo, "o homem do vento forte", que um dia sentiu o gostinho doce de ser idolatrado politicamente. Ele teve realmente os seus momentos de fama.

Com certeza afirmo: A política do nosso estado ficará mais "pobre" com a ausência de Geraldo Melo nos palanques proferindo seus discursos eloquentes e, que despertava a atenção das multidões, mas como na vida tudo passa... a única solução para relembrar estes momentos inesquecíveis será através de gravações em fitas K7 ou VHS, se é que ainda existem, com os discursos do "baixinho".

Agora pensem bem...

Será que os políticos desta nova geração, ou que estão pensando em ingressar na vida pública, ao verem esta matéria se concientizarão de que o poder pertence somente ao povo?

Espero que sim, pois se não estiverem atentos ao dinamismo imposto pela política, fatalmente cairão, assim como Geraldo Melo e outros... no ostracismo político.

Quem avisa amigo é...

Pau dos Ferros: Prefeitura inicia trabalho de recadastramento de funcionários nesta Segunda-feira


A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Administração, inicia hoje o trabalho para recadastramento de todos os seus funcionários.

De acordo com o Secretário de Administração, Alexandre Aquino, “Este trabalho de recadastramento, se fez necessário para a identificação do servidor, do seu perfil funcional, assim como, de sua lotação, seu enquadramento funcional e informações consideradas fundamentais para a Prefeitura”, afirmou.

No ato do recadastramento o servidor deverá apresentar cópias dos seguintes documentos: 

Carteira de Identidade; CPF; título de eleitor; Certidão de casamento e/ou averbação da separação judicial, divórcio; Carteira habilitação (se motorista); Identidade Militar (se militar), ou Carteira de Reservista; Comprovante com nº do PIS/PASEP (que não seja contracheque); Comprovante de endereço; Certificado de conclusão do curso do 1º e/ou 2º grau ou diploma (nível superior); Carteira de registro profissional; Certificado de conclusão de curso de especialização, Mestrado ou Doutorado; Cópia do último contracheque; Comprovante da autorização do afastamento ou disposição a outro órgão e Declaração do Secretario da pasta, atestando onde o servidor está lotado e onde esta desempenhando suas funções.

No ato do recadastramento será realizado também o respectivo cadastro biométrico.


O servidor público municipal que, deixar de se recadastrar no prazo estabelecido no referido decreto, terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.


 Confira a tabela com a distribuição dos órgãos e respectivas datas.

ÓRGÃO:
Data para recadastramento
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SEMECE
31/01 a 02/02

Secretaria Municipal da Juventude, Habitação e Ação Social - SEMJHAS
03 e 04/02
Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento – SMSS
07 a 09/02
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - SEMOT
10 e 11/02
Gabinete Civil – GC
14/02
Secretaria Mun. de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos - SEMARH
15/02
Secretaria Municipal de Administração - SEMAD
16/02
Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo - SEMUT
17/02
Secretaria Municipal de Planejamento – SEPLAN
Secretaria Municipal de Finanças - SEMFI
Secretaria Municipal de Tributação - SMT
Controladoria Geral - CG:

Pau dos Ferros: Município cria site para divulgar ações do Selo UNICEF

O município de Pau dos Ferros lançou um espaço na internet, onde serão divulgadas as ações do Selo UNICEF. Neste endereço virtual - www.prefeituradepaudosferros.com.br/selounicef - a comissão pró-selo Unicef de Pau dos Ferros levará, até a população, as atividades desenvolvidas no âmbito do Selo.


Neste blog, a população tomará conhecimentos das ações desenvolvidas, com o intuito de conquistar, pela segunda vez, esse reconhecimento internacional concedido ao município, através de textos breves e com fotos daquelas atividades.


“Este espaço será para a interação entre a sociedade e os membros da comissão” afirmou a articuladora do Selo UNICEF, Neuma França.


A criação deste espaço, que foi uma contribuição do webmaster Matheus Ricelly, é uma mostra que a população pode, e deve, se engajar para a conquista deste prêmio ao município.

Da assessoria de comunicação

Agnelo Alves: "Eleição da Mesa Diretora será caixa de surpresas"


O deputado estadual eleito pelo PDT, Agnelo Alves, afirmou que a indefinição dentro de alguns partidos fará com que a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa seja uma “caixa de surpresa”. De acordo com o político, que será empossado amanhã (1º), apenas a presidência será consenso.

“O PMDB, por exemplo, escolheu seu candidato a 1º Secretário [Hermano Morais], mas não teve o voto de dois parlamentares. Então, não há unanimidade em torno dos partidos, à exceção do PMN, que escolheu o deputado Ricardo Motta para presidente e o mandou sair em busca de votos”, destaca.

Agnelo Alves acredita que devido às indefinições partidárias, muitos dos cargos da Mesa Diretora será decido em segundo turno. “Esta eleição vai ser uma caixa de surpresas. Na eleição passada, por exemplo, o próprio Ricardo foi eleito em segundo turno para 1ª Secretaria. Acho que vai dar segundo turno em algumas posições, até porque você não pode eleger dois para primeiro secretário, senão sai bofete”.

O deputado estadual do PDT comentou que não pretende disputar nenhum cargo da Mesa Diretora e que externou isso para Ricardo Motta desde o início das conversas.

Além disso, Agnelo Alves informou que pretende manter uma postura independente como parlamentar. “Não haverá nenhum assunto em que vou me omitir. Sempre vou ficar contra, a favor ou neutro. Mas confesso que estou louco pra conhecer o líder do governo e da oposição”, ressaltou.

Nominuto.com

Enquanto os políticos tem aumento de 10 mil reais, verdadeiros trabalhadores terão de contentar-se com um mísero reajuste salarial


Não é de hoje que essa "corja" abençoada, refiro-me a alguns dos nossos governantes, nos presenteiam com uma bela surpresa de começo de ano, e dessa vez trata-se do aumento dos rendimentos do povo brasileiro.

O plenário do Senado Federal aprovou a elevação para R$ 26,7 mil do salário dos parlamentares, do presidente da República, do vice e dos ministros de estado a partir de 1º de Fevereiro de 2011 (amanhã), o que corresponde a um aumento de 61% do seu salário. O valor equivale à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal, teto do funcionalismo público federal.


Em compensação, o ministro Guido Mantega afirmou que o novo salário mínimo será de R$ 545 também a partir de Fevereiro, em resumo,
o salário dos políticos aumentaram em mais de 10 mil reais enquanto o salário do povão, dos verdadeiros trabalhadores, sobem apenas 30 reais.

Nota do blog:

Vamos pensar um pouco agora...

O que fazemos com a miséria de 30 reais em um dia ??? 

Talvez possamos gastar essa grande "fortuna" em apenas um dia de almoço, mas o governo acredita que 30 reais é um aumento muito bom, que fará muita diferença na vida das pessoas durante o mês inteiro.
 
Em tempos de eleições esse mesmo povo, que sempre se ferra, gosta de sair nas ruas com cartazes dos seus candidatos, e até brigam com outras pessoas para defenderem os seus partidos preferidos, passam a noite, se possível até debaixo de chuva, em comícios, tudo para ouvir o discurso do seu "salvador" e no final, quando esse candidato "salvador" ganha a eleição, ele retribui aos seus eleitores com um belo "presente de grego".

Se este fosse um país sério, o povo sairia nas ruas, faria protestos sem fim em Brasília nas sedes do governo, contra esse absurdo de aumento e a diferença clara que existe entre os trabalhadores e os políticos, mas este pais é o Brasil, e deste povo só podemos esperar alguma mobilização quando a seleção brasileira de futebol perde a copa do mundo, ou então na final do Big Brother, pois a votação desse programa teve uma participação popular maior, do que na votação para a escolha do novo presidente da república.

Um povo desse na verdade, merece o governo que tem. Merece ter um aumento de 30 reais, enquanto seus candidatos idolatrados nas eleições ganham mais de 20 mil reais, merecem ter um tiririca como deputado federal, afinal... um povo que não se interessa por politica é governado pelos espertos que se interessam. 

E assim caminha a humanidade. 

Clube Centenário Pau-ferrense perde na estréia do campeonato estadual e decepciona torcedores


Decepcionou!

A estréia da equipe pau-ferrense, CCP, no campeonato estadual de futebol do Rio Grande do Norte, não aconteceu da forma que todos estavam esperando, pelo menos a torcida.

O "Cárcará do Oeste", como é mais conhecido o time local, foi surpreendido em pleno estádio 9 de Janeiro pela equipe da cidade de Goianinha, Palmeira, estreante na elite do futebol potiguar, por 1 x 0.

A derrota pegou de surpresa torcedores e dirigentes do clube pau-ferrense. Ontem, após o jogo, era visível o desânimo dos torcedores na saída do estádio, tristes com o fracasso do CCP no jogo de estréia.

Sem tempo para lamentações, a equipe do técnico, Andrey Valério, já pensa no próximo adversário. O time pau-ferrense enfrentará o América de Natal, no machadão, e o jogo não será fácil.

Esperamos que a derrota tenha servido de lição para a nossa equipe, e que daqui pra frente, possamos ver em campo um time mais aguerrido e digno de representar o nome da nossa cidade no certame estadual.
 
A conferir.

Prefeitura de Encanto solicita licença ambiental para construir conjunto habitacional

 
A Prefeitura Municipal de Encanto tornou público que está requerendo junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) a licença ambiental para a construção de um conjunto habitacional.
 
De acordo com o texto do pedido feito ao Idema, o referido conjunto habitacional será composto por 30 unidades domiciliares e se localizará na Rua Maria Hildérica Leite, Bairro Antônio Cajazeiras, no município de Encanto.
 
O município aguarda agora a autorização do órgão para posteriormente lançar processo licitatório para contratar a empresa responsável pelas obras.
 

DEM mostra interesse na 1ª Secretaria da Assembleia


O DEM, que conta com dois parlamentares na Assembleia Legislativa, está reivindicando o direito de indicar um nome para ocupar a 1ª Secretaria da Casa, já que não se tem definição do nome do PMDB para o cargo. 

Ontem o deputado estadual Leonardo Nogueira afirmou que conversou com os deputados Getúlio Rêgo (DEM) e Ricardo Motta (PMN) sobre o assunto. Segundo ele, se o próprio PMDB não chegou a um consenso, é natural que outros partidos possam manifestar interesse em comandar o posto. "Como não houve consenso no PMDB, dificilmente se terá uma chapa consensual, pois o próprio PMDB não se entendeu. Com isso, nós temos o direito de reivindicar a 1ª Secretaria ou a 1ª Vice-Presidência", comentou.

O democrata acha justo que o seu partido possa se apresentar como possibilidade para resolver o impasse criado em torno da 1ª Secretaria. "O DEM tem a governadora e é natural que a gente possa se colocar à disposição para o cargo", disse, comentando que tanto ele quanto Getúlio Rêgo podem ser indicados. "É exatamente pela indecisão que a gente pode ser a alternativa mais viável", disse Leonardo Nogueira.

Leonardo Nogueira disse ainda que fez essa colocação para Ricardo Mota, candidato consensual à presidência da Assembleia Legislativa, que ficou de conversar, mais uma vez, com o comando estadual do PMDB. De acordo com o democrata, Motta ficou de conversar também com o vice-governador Robinson Faria (PMN) sobre a pré-disposição do DEM em entrar na disputa.

Ainda segundo Leonardo Nogueira, o que está havendo é muita especulação em torno do nome à 1ª Secretaria. Disse que, diferente do que vem sendo divulgado pela imprensa, não há definição pelo nome do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) para o posto. "Não tem nada definido. Isso é especulação".

Sobre a desistência do deputado Raimundo Fernandes (PMN), Nogueira analisou que não fazia sentido o PMN ficar com a presidência e a 1ª Secretaria na Assembleia Legislativa. "Acho que se o PMN ficará com a presidência, os outros partidos devem ficar com os demais cargos. Isso (de Raimundo Fernandes continuar postulando o posto) não é o mais sensato", disse.

Como existem sete partidos que contam com apenas um deputado estadual, o democrata analisa que o natural é que as demais legendas procurem o apoio desses parlamentares e frisou que os novatos tendem a apoiar os que têm mais tempo na Casa. "Não estou discriminando os novatos", frisou.

Diante dessa situação, o deputado disse que a definição do nome para a 1ª Secretaria ainda pode ser consensual, mas acha difícil que isso ocorra, apesar de se ter ainda quatro dias para conversas e acertos. "Creio que, se continuarmos nesse quadro, teremos três ou quatro candidatos. Isso se não houver consenso".

Leonardo Nogueira reafirmou que o DEM está à disposição: "estamos conversando, ouvindo e colocando nosso nome à disposição. Não estamos querendo impor, mas não está havendo uma confirmação de nenhum nome e tem que se colocar todos para avaliação", disse.

Defato.com

Lista de candidatos pré-selecionados para o ProUni já está no site do MEC


Os candidatos que concorrem a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem consultar o resultado na página http://siteprouni.mec.gov.br/. É preciso fornecer o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o CPF.

Mais de 1 milhão de estudantes se inscreveram para disputar uma das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011. Do total, 80,5 mil bolsas são integrais e 42,6 mil parciais, que cobrem 50% da mensalidade.


Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até o dia 4 de fevereiro para matrícula e comprovação das informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que devem ser apresentados também está disponível no site do ProUni.

Da Agência Brasil

Governo inicia hoje pagamento dos servidores estaduais


Os servidores do estado começam a receber hoje (28) seus vencimentos referentes ao mês de janeiro. O pagamento é da folha bruta, que inclui consignações, previdência e demais impostos e encargos. Em dezembro, havia sido feito apenas o pagamento da folha líquida, sem estas obrigações.

O valor total da folha de pagamento dos servidores ativos e inativos é de R$ 221 milhões. De acordo com o Governo do RN, o pagamento de janeiro vai contemplar o aumento de 30%, em média, conferido a seis mil servidores de nível superior já enquadrados nos novos planos de cargos e salários, faltando serem enquadrados três mil servidores, cujos processos estão em análise.

Neste primeiro dia de pagamento, recebem os vencimentos servidores que têm matrículas terminadas de 1 a 5. A partir de segunda-feira, será a vez dos funcionários com matrículas terminadas de 6 a 9 e 0.

Além disso, também será pago o 1/3 de férias de todo o magistério, cumprindo um compromisso da governadora Rosalba Ciarlini de que as férias dos professores têm que ser pagas e no mesmo período das férias do alunado.

Ainda na folha do mês de janeiro foi ultrapassada a promessa de redução de cargos comissionados, funções gratificadas, extras e gratificação de gabinete em 58,5%. A meta anunciada era de 35%. Em dezembro de 2010, pagou-se R$ 6,1 milhões e, em janeiro, serão pagos R$ 2,5 milhões.
 
Com informações do Governo do RN.

Robinson Faria fala em "traição"; Paulinho Freire responde que o partido nunca apoiou Rosalba


A iniciativa do Partido Progressista (PP) de buscar autonomia no Rio Grande do Norte irritou o vice-governador Robinson Faria (PMN), que, mesmo sendo de outra legenda, comandou os progressistas potiguares durante quase quatro anos. Robinson rebateu, no Twitter, o posicionamento do vereador natalense Chagas Catarino (PP), que defendeu o rompimento do PP com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), alegando falta de reciprocidade da democrata com a legenda. "Aqui, de público, discordo da posição tomada pelos integrantes do PP", declarou o vice-governador.

Robinson Faria também acusou integrantes do PP de terem traído a candidatura de Rosalba. "Foi na sede do PP que acorreu a principal traição a nossa campanha. Na reunião de ontem [quarta-feira] estavam alguns dos principais protagonistas da traição", acusou Faria. A reunião citada pelo vice-governador ocorreu na última quarta-feira, no gabinete do prefeito em exercício de Natal, Paulinho Freire (PP). Participaram da conversa, além do prefeito, o presidente da comissão provisória que dirige a legenda, Benes Leocádio, e os vereadores Chagas Catarino e Albert Dickson.

"Independente"


Durante a reunião, os integrantes do PP decidiram tomar medidas para fortalecer a legenda. De acordo com Paulinho Freire, em nenhum momento foi decidido nada em relação ao governo do DEM. "Isso não tem lógica. O PP não participou da coligação que elegeu Rosalba. O partido se declarou independente durante as eleições. Alguns membros apoiaram Rosalba e outros apoiaram Iberê. Não tem como o PP romper com o governo porque nunca participou dele. Se alguém deu uma declaração nesse sentido, foi pessoal. O partido não se posicionou", declarou Freire.
 
Paulinho Freire diz que seu partido nunca apoiou Rosalba

O prefeito frisou que apoio a candidatura de Rosalba Ciarlini, assim como outros colegas de partido, de forma individual. "Essa cobrança em relação ao PP é indevida. Eu apoiei Rosalba, acredito no seu governo. Cada integrante do PP fala por si. Não existe ainda uma definição ou orientação partidária em relação ao governo, que está apenas começando", reforçou. Paulinho faz parte do grupo político liderado por Robinson Faria. Ele foi indicado para ser vice de Micarla nas eleições de 2008 pelo vice-governador.

Diario de Natal 

Ministro libera verba para BR-101

O trecho da rodovia BR-101 interditado na altura de “Ponte Velha”, na divisa Natal-Parnamirim, deverá ser liberado ao tráfego dentro de 15 dias. 

Ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que inspecionou o trecho desmoronado  com a enxurrada no começo da semana, os engenheiros do Exército, responsável pela restauração da rodovia sob o rio Pitimbu, disseram que “se o tempo não ajudar e chover” o  prazo para a liberação do trânsito vai para 30 dias.

Recuperação de trecho que desmoronou na BR-101 deve ocorrer em 15 dias, mas se chover, o prazo pode ser estendido para um mês

Alfredo  Nascimento disse que o Ministério dos Transportes está liberando R$ 4,5 milhões “para dar uma solução definitiva” aquele trecho da BR-101, no prazo máximo de quatro  meses, inclusive com a construção de 12 quilômetros das vias marginais previstas no projeto de ampliação da BR-101.

Nascimento ressaltou também que a construção de um novo bueiro não vai paralisar o fluxo de veículos, porque será usada uma técnica - “que não é nenhuma novidade” - semelhante a que é empregada na construção de metrôs, perfurando-se o subsolo sem a necessidade de interdição da via pública.

Tribuna do Norte

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Quem administra o Dnit não é o PR, e sim pessoas", afirma ministro

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, inocentou o Partido da República, sua legenda, de responsabilidade sobre os supostos casos de corrupção envolvendo funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Norte, investigados pela Polícia Federal através da operação Via Ápia.

O ministro afirmou que a responsabilidade sobre os supostos crimes é das pessoas que tiverem cometido-os. 

 João Maia acompanhou o ministro Alfredo Nascimento durante visita a Natal

Em Natal, Alfredo Nascimento falou pela primeira vez falando sobre o escândalo que resultou na prisão de empresários, do ex-superintendente do Dnit no estado, Fernando Rocha, e do ex-chefe de engenharia do órgão, Gledson Maia, sobrinho de João Maia, devido a um suposto esquema de recebimento de propina durante as obras de duplicação da BR-101.

O ministro explicou que não estava no Ministério durante o esquema e afirmou que, apesar do escândalo e das suspeitas de acordos fraudulentos, as obras vão transcorrer. "o Ministério tomou para si as obras que foram paralisadas. Elas serão realizadas", disse o ministro.

Mesmo comandando o Dnit, Alfredo Nascimento afasta do PR a responsabilidade dos suspostos esquemas fradulentos. O axuliar da presidente Dilma Rousseff garante que, enquanto for ministro, só vão trabalhar com ele as pessoas que demonstrarem competência. "Quem administra o Dnit não é o PR, e sim pessoas", ressaltou Nascimento, que ocupa o Ministério pela terceira vez.

Companhia

Durante todos os momentos em Natal, Alfredo Nascimento esteve acompanhado pelo deputado federal João Maia, presidente do PR no Rio Grande do Norte. O parlamentar, tio de um dos suspeitos de comandar o esquema de fraudes dentro do Dnit nas obras de duplicação da BR-101, teve momentos de conversa reservada com o ministro e acompanhou da audiência junto à governadora Rosalba Ciarlini.
 
Tribuna do Norte

Indefinição do PMDB sobre a 1ª Secretaria da AL abre espaço para novos postulantes

A Assembleia Legislativa caminha para a disputa interna. Apesar das sucessivas tentativas de consenso na formação da mesa diretora para o biênio 2011-2012, os deputados não se entenderam na escolha do nome para ocupar a primeira secretaria da Casa. Faltando cinco dias para a eleição da nova mesa, marcada para a próxima terça-feira, a busca por um nome de consenso se torna cada vez mais complicada. 

Indefinição do PMDB poderá prejudicar intenções do partido

O PMDB reivindica a primeira secretaria pelo fato de ter conseguido eleger a maior bancada da Casa, com seis deputados - Walter Alves, José Dias, Poti Júnior, Nélter Queiroz, Gustavo Fernandes e Hermano Morais. Desses, só Walter e Dias não reivindicam a vaga na mesa diretora. No entanto, em vez de decidir internamente, o PMDB jogou a definição do nome que irá disputar o cargo para Motta, que, por sua vez, repassou a decisão para os demais parlamentares. A indefinição peemedebista provocou motivação nos demais partidos.

Deputado Gustavo Carvalho anuncia que disputará cargo de primeiro secretário

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) declarou ontem, em entrevista ao Diário de Natal, que vai levar sua candidatura a primeiro secretário ao plenário. Ele também descartou a possibilidade de deixar de concorrer à primeira secretaria para ser candidato de consenso a primeiro vice-presidente.

 Na disputa pela primeira secretaria, Raimundo Fernandes tem chances remotas

Além das candidaturas do PMDB e do PSB, o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) corre por fora para viabilizar seu nome na disputa. De última hora, o novato Luís Antônio Farias, o Tomba (PSB), também apareceu como possível candidato à vaga, representando o grupo dos novos. No entanto, duas candidaturas da mesma legenda são inviáveis em termos de concorrência. 

Tomba também aparece como postulante ao cargo

Como Tomba é correligionário de Gustavo, deverá disputar outra vaga na composição da mesa. Nos últimos dias, especulou-se na imprensa que uma reunião entre Motta, Gustavo e Poti Júnior teria resolvido as divergências em torno da composição da mesa. Porém, tanto o candidato único à presidência da AL quanto o pessebista negaram qualquer entendimento.

Diario de Natal

Governo anuncia doação de moradias para vítimas da chuva no Rio de Janeiro


A presidenta Dilma Rousseff visita, hoje à tarde, o Rio de Janeiro. Às 15h, no Palácio Guanabara, ela participa da solenidade de doação, por empresas construtoras, de 2 mil casas para os desabrigados pelas chuvas e enchentes na região serrana do estado. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, estará presente à cerimônia.

Logo depois (16h), a presidenta vai conhecer o Centro de Operações da prefeitura do Rio, que monitora a cidade 24 horas, integrando 30 órgãos municipais e concessionárias de serviço público. O centro atuando no planejamento de grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e em situações de emergência.

No fim da tarde (17h), Dilma viaja para Porto Alegre, onde participa, à  noite, de cerimônia pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Com informações da Agência Brasil

MPF/RN pede que consumidores denunciem comercialização de novas assinaturas da TIM


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) alerta aos consumidores que denunciem qualquer comercialização de novas assinaturas, habilitação de novas linhas ou códigos de acesso da TIM, dentro do estado. 

Tal medida tem como objetivo fiscalizar o cumprimento da decisão proferida pela 1ª Vara da Justiça Federal no RN e mantida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. A decisão estabelece multa de R$ 100 mil à TIM para cada linha vendida ou habilitação realizada após a proibição determinada. 

As denúncias podem ser encaminhadas pelo e-mail: denuncia@prrn.mpf.gov.br

"O consumidor precisa identificar-se (nomecompleto, CPF e endereço ou telefone para contato) e relatar a localização exata da loja, data e horário de atendimento, o nome do vendedor e o número da linha vendida ou habilitada", explica o procurador da República José Soares, que atua no caso.

A decisão judicial proíbe a operadora de fazer novas assinaturas, habilitar novas linhas ou realizar portabilidade de acesso de outras operadoras para a TIM, entre outras determinações, com validade em todo o Rio Grande do Norte.

Prefeitura realiza recadastramento de todos os seus funcionários

Secretário de administração, Alexandre Aquino afirma que recadastramento permitirá conhecer melhor o perfil dos funcionários
 

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Administração, vai realizar, ao longo das próximas semanas – 31/01 a 18/02 – o recadastramento de todos os seus funcionários.

Para Leonardo, há uma necessidade de realizar uma atualização dos dados cadastrais dos Servidores Públicos Municipais. Ele continua, afirmando que  este recadastramento vai abranger os titulares de cargo efetivo e, também, comissionados,  bem como dos prestadores de serviços.

“Este trabalho de recadastramento, se fez necessário para a identificação do servidor, do seu perfil funcional, assim como, de sua lotação, seu enquadramento funcional e informações consideradas fundamentais para a Prefeitura”, afirmou o Secretário de Administração, Alexandre Aquino.

O Secretário prosseguiu afirmando que este recadastramento permitirá conhecer melhor o perfil dos funcionários municipais, consequentemente, obter um melhor aproveitamento destes servidores.

O atendimento aos funcionários, será realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, situado a Avenida da Independência, 2576, no centro de Pau dos Ferros. 

O atendimento acontecerá nos seguintes horários: 7h30min e 11h30min, e entre 13h30min e 17h30min. Para isto, cada setor da gestão municipal, terá dias específicos para que possa realizar o seu recadastramento. 

Confira a tabela com a distribuição dos órgãos e respectivas datas.

ÓRGÃO:
Data para recadastramento
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SEMECE
31/01 a 02/02

Secretaria Municipal da Juventude, Habitação e Ação Social - SEMJHAS
03 e 04/02
Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento – SMSS
07 a 09/02
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - SEMOT
10 e 11/02
Gabinete Civil – GC
14/02
Secretaria Mun. de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos - SEMARH
15/02
Secretaria Municipal de Administração - SEMAD
16/02
Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo - SEMUT
17/02
Secretaria Municipal de Planejamento – SEPLAN
Secretaria Municipal de Finanças - SEMFI
Secretaria Municipal de Tributação - SMT
Controladoria Geral - CG:


18/02

Da assessoria de comunicação

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Enchentes: governadora visita Jucurutu e promete ajuda às vítimas

Depois de sobrevoar a região alagada de Jucurutu, a governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada pelo secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, e da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, foi recebida pelo prefeito do município, Júnior Queiroz.

Comitiva visitou os locais mais graves para ter uma visão mais clara da situação

A comitiva visitou os locais mais graves para ter uma visão mais clara da situação. As chuvas que caíram no último domingo (23) e só pararam na madruga da segunda-feira (24), provocaram grandes estragos no bairro Vila Santa Izabel e no Conjunto do DNOCs. Ao todo, 135 casas foram inundadas.

Depois de visitar os locais atingidos, a comitiva seguiu para a sede do Projovem, onde os desabrigados estavam reunidos para ouvir das autoridades quais medidas serão tomadas. 

O prefeito de Jucurutu abriu a reunião agradecendo a presença da governadora e dos secretários Thiago Cortez e Kátia Pinto. "A governadora prometeu e cumpriu: trouxe a equipe de trabalho para ver de perto nosso problema e anunciar as medidas emergenciais para amenizar", disse. 

Tribuna do Norte

Parede de açude em Tangará pode romper e há risco e alagamento em cinco cidades

A população das cidades de Boa Saúde, Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta estão apreensivas. O motivo é a estrutura do açude Guarita, em Tangará, que ameaça ruir caso o nível do reservatório suba ainda mais e, com isso, poderá alagar parte das cidades. Na tarde desta quarta-feira (26), engenheiros do Dnocs estiveram no local e afirmaram que a situação é preocupante.

Açude Guarita, no municipio de Tangará, está com problema sério na estrutura

Com o limite da capacidade próximo de ser já atingido, o açude Guarita está com a parede bastante avariada e em risco iminente de ruir. Caso isso ocorra, a tendência é que a água acumulada, seguindo o curso do rio Trairi, alague as comunidades ribeirinhas principalmente em Boa Saúde, além de Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e até Nísia Floresta. Porém, o reparo ainda não será realizado imediatamente.

De acordo com o engenheiro Flávio Maranhão, do Dnocs, a situação é preocupante e requer cuidados. Contudo, o reparo só poderá ocorrer depois que as máquinas que estão fazendo consertando a parede da barragem do Gaspar, também em Tangará, forem deslocadas para o açude Guarita.

A intenção é aumentar a largura do sangrador do reservatório quando as máquinas estiverem disponíveis. No entanto, os engenheiros afirmam que, caso volte a chover com intensidade na região, o risco de rompimento será ainda maior.

 Tribuna do Norte

Ministra diz que aumentar salário mínimo acima de R$ 545 é possibilidade remota

Ministra do planejamento, Miriam Belchior

Poucas horas antes da reunião entre governo e centrais sindicais, agendada para às 16h30 desta quarta-feira (26) para discutir o reajuste do salário mínimo, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou que a intenção é manter o valor já anunciado pelo governo de R$ 545. Qualquer possibilidade de mudança nesse número, segundo ela, é remota.

“Vamos sentar para discutir com as centrais e vamos retomar a regra que foi negociada com eles. Esses R$ 545 são reflexo do que foi discutido com eles em 2005 e que a gente vem aplicando todos os anos. Nos parece que não é o caso de mudar”, disse, após participar de entrevista durante o programa 3 a 1, da TV Brasil.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, recebe hoje representantes de seis centrais sindicais para discutir o aumento do salário mínimo e a correção da tabela do imposto de renda. Também deve ser analisado o aumento do valor dos benefícios da Previdência Social para aqueles que recebem benefícios acima do mínimo.

No último dia 14, o governo anunciou um salário mínimo de R$ 545, mas as centrais reivindicam R$ 580 e a correção da tabela do IR em 6,47% (que representa a inflação de 2010).

Devem participar da reunião dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

Da Agência Brasil

Momento "Trash": Quando os políticos perdem a postura, o resultado é uma verdadeira baixaria!

Ruim com eles, pior sem eles?

Os políticos normalmente são seres civilizados e muitos adotam até uma postura que poderíamos destacar como: dentro dos limites de uma comportamento normal (pelo menos deveriam ter). Mas não se engane, há exceções. 

Quando um político de partido oposto leva outro à loucura, então, a educação é esquecida, as formalidades são dispensadas e o resultado final é a pura baixaria!

Quando a coisa esquenta…o resultado é esse mostrado nas fotos abaixo, veja.

Políticos

 Que "zona" hein!!!

Políticos2

 O sonho de muitos realizado: "Políticos entrando pelo cano"

 Políticos3

Segurem a peruca!!!

Políticos4

 Como diria meu pai: "Segurando o nó da farinha!"

 Políticos5

 Amigo falso nas costas, kkkk...

Políticos6

Conversa "olho no olho!"
 
Políticos7

Um por todos e todos em cima de um...

Políticos8

 Vejam esta covardia... tentar arrancar pelos do nariz é golpe baixo!!!

Políticos9

Liberdade de expressão? onde? kkk...

Políticos10

Um parlamento ou feira livre?

Políticos11

Ele foi pra galera!!!
 Políticos12

 Surra de chinelo é demais!!!
 
Políticos13

Quebrando tudo!!!

Que o exemplo não seja copiado pelos nossos políticos locais, embora saibamos que existam alguns com capacidade para isso.

Deus nos livre!