Câmara aprova Projeto de Lei que obriga transparência, via internet, das ONGs do município de Pau dos Ferros.


Recebemos da assessoria de comunicação da Câmara Municipal um release informando que foi aprovado o Projeto de Lei Nº 1578, de autoria dos vereadores, Antônio Avelino (PP), Edgar de Queiroz (PRB), Kasumaro Kened (PMDB) e Tércia Batalha (PSB), que obriga as organizações não governamentais – ONGs, Associações e Cooperativas – a divulgarem suas ações e prestações de contas, na página da internet, quando receberem a qualquer título, dinheiro, bens e valores públicos ou pela qual o município de Pau dos Ferros, ou que, em nome deste, assuma obrigações de natureza pecuniária.

De acordo com o projeto, os prazos para divulgação dos atos serão definidos pelo Poder Executivo. O descumprimento acarretará a impossibilidade de a entidade receber subvenções, a qualquer título, do Município de Pau dos Ferros pelo prazo de três (3) anos.

"Uma das principais cobranças da sociedade, quando se fala em uso erário público, é a transparência, dessa forma a população pode acompanhar melhor o que está se fazendo com o dinheiro", justificam os autores.

Assim como os Poderes Públicos, que por imposição dos Tribunais de Contas, se adequaram a esta realidade, para os vereadores, autores do Projeto de Lei Nº 1578, as ONGs que possuem algum tipo de benefício do Poder Público, também, precisam se adequar, mostrando à população como está usando esses recursos.