Pau dos Ferros: Município dá início ao projeto "Terapia Comunitária".


A Secretaria de Saúde (SESAU) do município irá realizar, às 17h de hoje (04), o primeiro encontro do projeto "Terapia Comunitária". Marcado para as 17h, na sede da Orquestra Filarmônica Jovem, no bairro São Benedito, o momento será destinado a todos os servidores da secretaria. 

"Apesar de muitos conviverem no mesmo espaço físico, alguns não conseguem compreender a realidade do outro ou não sabem, de fato, o que ele está passando. Então, a terapia permitirá enxergar o colega não só como um profissional, mas como um ser humano", explicou o diretor de Atenção e Promoção à Saúde, Evilácio Jocas Júnior.

Como a proposta de melhorar as relações sociais dos participantes, a terapia comunitária é desenvolvida através do compartilhamento de experiências e emoções. Ela promove a atenção primária em saúde mental.

Segundo a enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF) e terapeuta comunitária, Cida Rêgo, a terapia não é só conversa e não tem um público definido. "A gente canta, a gente dança, conta histórias... E qualquer pessoa pode participar. Não tem idade nem sexo. Crianças, adolescentes, idosos... Qualquer pessoa que tenha um trauma", esclareceu a enfermeira.

A ideia da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros é que todos os servidores municipais sejam alcançados com o projeto. Assim, a cada quarta-feira uma secretaria da gestão será contemplada com a terapia, que também deverá ser estendida a toda a população.