Senador José Agripino defende destinação obrigatória de recursos para a segurança pública.

O senador José Agripino Maia (DEM) defendeu, nesta quinta-feira (1º), a destinação compulsória de recursos para a segurança pública. Na opinião do democrata, essa terá de ser uma decisão natural depois que o Governo Federal criou o Ministério da Segurança Pública.

"Existe recurso vinculado para a educação, para a saúde, mas não tem para a segurança. O primeiro passo, neste sentido, foi a criação do novo ministério. É a sinalização de que a segurança é prioridade nacional. A pasta existindo, o passo seguinte será a destinação compulsória de recurso para que a segurança possa se adequar e ser instrumentalizada", frisou Agripino.

O parlamentar pelo Rio Grande do Norte elogiou a criação da nova pasta e frisou que segurança pública deve se tornar prioridade no país.

"A criação desse ministério é uma boa novidade para o Brasil. Porque se há uma coisa que deve ser prioritária é a segurança pública", destacou Agripino. "E segurança se faz com equipamento, inteligência, informação, vigilância de fronteira. Isso tudo exige recursos financeiros", acrescentou.

Na última segunda-feira (27), o presidente Michel Temer assinou medida provisória (MP 821/2018) que criou o Ministério Extraordinário da Segurança Pública que deve funcionar até dezembro. A pasta está sob o comando do ministro Raul Jungmann.