Representante da Prefeitura de São Francisco do Oeste foi recebido pelo Diretor do IGARN, em Natal.

O Coordenador do meio ambiente de São Francisco do Oeste, Giovanni Viana, participou de uma reunião em Natal, na manhã da última segunda-feira (04), representando a Prefeitura do município. Na ocasião, o Diretor-Presidente do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), Caramuru Paiva, esteve reunido com representantes de secretarias e coordenações de recursos hídricos de sete prefeituras potiguares e da Rede Estadual dos Colegiados Territoriais.

A reunião tratou de ações que fortaleçam o sistema integrado de recursos hídricos, aproximando os municípios do Governo do RN em torno do objetivo de aperfeiçoar o fornecimento de água para a população. Participaram da reunião, representantes das prefeituras de São Francisco do Oeste, Pedro Velho, Carnaubais, Galinhos, Brejinho, Currais Novos, e Lajes.

Entre os assuntos abordados, esteve a revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos, do qual os representantes das prefeituras pediram para que os municípios pudessem colaborar com o planejamento das ações. Futuras reuniões na Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos para tratar de obras estruturantes e a concessão de outorgas de uso da água foram outros assuntos abordados. Por fim, os representantes das prefeituras requisitaram ações de fiscalização em reservatórios para coibir captações irregulares que estariam prejudicando o abastecimento das cidades.

Reuniões como esta são vistas como positivas pelo diretor-presidente do Igarn, que recebeu da governadora Fátima Bezerra a recomendação de propor a aproximação entre prefeituras e Governo do RN. "A ideia é que gerando essa troca de informações entre os municípios e o Governo do Estado, possamos otimizar nossas ações, tanto de fiscalização e regularização, como também ajudar à Semarh e Caern no intuito de otimizar a infraestrutura e o abastecimento das cidades potiguares", explica Caramuru Paiva.