segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Entenda como funciona a transição de governo no Brasil; equipe precisa inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública federal.

Como forma de minimizar a sensação de ruptura política e para que a transição de governo ocorra de maneira transparente, a Lei 10.609/2002 garante ao candidato eleito o direito de constituir uma equipe com 50 cargos especiais de transição governamental (CETG).


A equipe de transição tem por objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública federal, além de preparar os atos de iniciativa do novo presidente da República, a serem editados imediatamente após a posse.

Os membros serão indicados pelo candidato eleito e terão acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do Governo Federal. Eles serão supervisionados por um coordenador, a quem competirá requisitar as informações dos órgãos e entidades da administração pública.

Os titulares dos órgãos e entidades da administração pública ficam obrigados a fornecer as informações solicitadas, bem como a prestar-lhe o apoio técnico e administrativo necessários aos seus trabalhos. Os salários previstos para os CETGs variam de R$ 2.701,46 a R$ 17.327,65, a depender do posto.

A partir do segundo dia útil após a data do turno que decidir as eleições presidenciais, neste caso, a partir de terça-feira (1º), eles devem começar os trabalhos. A nomeação dos ocupantes dos cargos é feita pelo chefe da Casa Civil da presidência da República.

Disputa entre Lula e Bolsonaro foi a mais acirrada para presidente desde 1989; eleição com placar mais apertado tinha sido registrada em 2014.

A disputa de segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foi a mais apertada em uma eleição para presidente no Brasil desde 1989, com a redemocratização do país.

A vitória de Lula foi reconhecida às 19h57. Com 98,9% das urnas apuradas, o petista soma 50,8% dos votos válidos, contra 49,1% de Bolsonaro. A diferença é, em números absolutos, de pouco mais de 1,95 milhão de votos. 
 
Até então, a eleição com placar mais apertado tinha sido registrada em 2014. Naquele ano, Dilma Rousseff (PT) venceu Aécio Neves (PSDB) por uma diferença de 3,28 pontos percentuais. A petista terminou com 51,64% dos votos válidos e o tucano, com 48,36%.

Em números absolutos, a diferença foi de quase 3,5 milhões de votos. Em 1989, no segundo turno, Fernando Collor de Mello (PRN) foi eleito com 53,03% dos votos, contra 46,97% de Lula.

Em Pau dos Ferros votação de Lula no 2º turno aumentou em relação ao 1º; lideranças locais celebram crescimento do PT a cada eleição no município.

Lula (PT) foi o candidato mais votado para a Presidência da República, em Pau dos Ferros. Ele recebeu 12.715 votos, o equivalente a 76,44% do total da cidade. Já Jair Bolsonaro (PL) foi a escolha de 23,56% dos eleitores e recebeu 3.920 votos.

Lula teve mais número de votos que no primeiro turno, quando recebeu 12.280 (74,17%). Jair Bolsonaro recebeu mais número de votos que no outro pleito, em que registrou 3.513 votos, o equivalente a 21,22%.  

Ao todo, 2,7% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para presidente.

Lideranças petistas locais salientam que a simpatia dos pau-ferrenses pelos candidatos do Partido dos Trabalhadores vem crescendo a cada eleição e, portanto, os números positivos poderiam ir além do "efeito Lula".

Será? O tempo dirá.

Passadas várias horas após resultado das urnas, Jair Bolsonaro mantém silêncio sobre vitória de Lula na eleição.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio do Alvorada, na manhã desta segunda-feira (31), ainda sem se manifestar oficialmente sobre a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mais de 13 horas após o resultado das urnas. Existe a expectativa de que ele fale nesta segunda-feira, mas a agenda oficial segue em aberto.

Desde ontem, Bolsonaro ficou isolado e em silêncio no Palácio da Alvorada. Por volta das 9h30, o candidato derrotado deixou o local em direção ao Palácio do Planalto em um comboio de quatro carros.

A imprensa estava na saída e solicitou um pronunciamento do presidente, mas ele passou direto. Hoje os aliados mais próximos começaram a chegar à residência oficial.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente, entrou no Alvorada às 7h35. Cerca de meia hora antes, o tenente-coronel e ajudante de ordens Mauro Cid havia acessado o local. Candidato a vice-presidente, o general Braga Netto (PL) chegou às 9h04. Como os antecessores, ele não parou para conversar com a imprensa.

O comboio de carros saiu logo após Braga Netto se juntar aos demais. Bolsonaro é o candidato derrotado que mais demorou a reconhecer a vitória do adversário numa corrida presidencial.

Paraná Pesquisas foi o único a acertar quase "na mosca" os números da vitória apertada de Lula; instituto previa Lula com 50,4% e o petista obteve 50,9% dos votos válidos.

Além do próprio Lula (PT), há outro grande vitorioso nas eleições presidenciais de 2022: o Instituto Paraná Pesquisas.


Foi o único a acertar quase "na mosca" a vitória apertada do candidato petista, bem, ao contrário das demais empresas concorrentes, que erraram feio tanto quanto no primeiro turno.

O último levantamento nacional realizado pelo Paraná Pesquisas, antes da votação em segundo turno, foi divulgado no Diário do Poder na manhã do último sábado (29), indicando que Lula teria 50,4% dos votos válidos e a contagem dos votos totalizou 50,9%, diferença de apenas 0,5 ponto.

Já a votação de Bolsonaro, correspondente a 49,1%, esteve meio ponto abaixo dos 49,6% previstos pelo Paraná Pesquisas na véspera da votação, revelando uma margem de acerto nunca vista em eleições presidenciais.

A comparação é muito desfavorável aos demais institutos de uma espécie de "consórcio" em que um confirma os números do outro.

Para fazer justiça, O MDA também se aproximou do resultados das urnas e dos números imbatíveis do Paraná Pesquisas, ao prever 51,1% a 48,9%.

sábado, 29 de outubro de 2022

Na véspera da eleição, Styvenson Valentim anuncia voto em Bolsonaro por "rejeição a Lula".

Em entrevista à rádio 96 FM, na noite desta sexta-feira (28), o senador Styvenson Valentim (Podemos) anunciou que irá votar no candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), por rejeitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e não por aprovar a gestão do atual presidente. 

O parlamentar também disse que considera o candidato Lula como "indigesto".

O senador destacou reprovar ambos os candidatos, mas analisando as propostas que cada um defende, optou por votar em Bolsonaro. "Os dois são intoleráveis pra mim, mas eu não suporto, mais um (Lula). 

"Não sei porque o TSE está dizendo que ele é inocente, porque eu não o considero inocente", disse Styvenson e acrescentou: "Por isso eu tendo a votar nele (Bolsonaro), mesmo não o suportando".

Paraná Pesquisas: Lula tem 50,4% dos votos válidos e Bolsonaro 49,6%. Candidatos estão tecnicamente empatados; distância é de 0,8%.

Na véspera do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados na disputa pelo Palácio do Planalto, a uma distância de 0,8 pontos percentuais. É o que mostra nova rodada de pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada neste sábado (29).

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, Lula tem 50,4% das intenções de votos válidos, e Bolsonaro, 49,6%, em cenário estimulado.

Quando observados os votos totais, considerando brancos e nulos, Lula soma 47,1% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro reúne 46,3%, no cenário estimulado. Os eleitores que dizem votar em branco ou nulo somam 3,4% dos entrevistados, ao passo que 3,2% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 2400 eleitores, 1128 homens e 1272 mulheres.  A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09573/2022.

Em cenário de empate técnico Lula tem 51,1% dos votos válidos e Bolsonaro 48,9% diz MDA/CNT; margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais.

Os resultados da nova pesquisa CNT/MDA, divulgada neste sábado (29), mostraram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 51,1% dos votos válidos no segundo turno enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece com 48,9%.

Já as intenções de votos totais apontam Lula com 46,9% e Bolsonaro com 44,9% dos votos. Votos brancos e nulos somam 5,6%, já os indecisos são 2,6%, segundo o levantamento do instituto MDA contratado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Ainda segundo a pesquisa CNT/MDA, o índice de rejeição de Bolsonaro caiu e o de Lula aumentou. Ambos os candidatos atingiram um patamar semelhante, de 47,2% contra 47,3%, respectivamente.

A pesquisa ouviu 2002 pessoas de forma presencial, entre os dias 26 e 28 de outubro. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01820/2022.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Termina nesta sábado (29) prazo para que os eleitores baixem ou atualizem o Aplicativo e-Título.

Termina neste sábado (29), véspera do pleito de domingo (30), o prazo para que os eleitores baixem ou atualizem o e-Título, versão digital que substitui o título de eleitor em papel nas eleições de 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta o eleitorado a seguir regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes, "para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora".

Implementado em 2018, o e-Título pode ser baixado nos celulares para serem apresentados no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. 

Ele pode ser utilizado também para consultas sobre local de votação, bem como para justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

Segundo o TSE, até as vésperas do primeiro turno cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Desse total, 13 milhões de ativações foram feitas em 2022.

Pesquisa ModalMais/Futura: Bolsonaro tem 50,3% dos votos válidos e Lula tem 49,7%; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Para o segundo turno da eleição presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 50,3% dos votos válidos e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 49,7%, de acordo com pesquisa Futura Inteligência, encomendada pelo Banco Modal e divulgada nesta sexta-feira (28).


Nos votos totais, o levantamento mostra Bolsonaro e Lula com 47,2% e 46,6% das intenções de voto, respectivamente, em uma aferição que sinaliza uma votação apertada no domingo. Brancos e nulos representam 3,7% dos eleitores e indecisos, 2,4%.

Na última pesquisa divulgada pelo mesmo instituto, na semana passada, Bolsonaro também aparecia à frente de Lula, também dentro da margem de erro.

Para a pesquisa, foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 24 e 26 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador).

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-07903/2022.

É inconcebível que o candidato derrotado no próximo domingo (30) não aceite o resultado adverso das urnas; negação à democracia é reflexo de comportamento ditatorial.

Na reta final de uma campanha presidencial mais acirrada de ânimos dos últimos tempos, os brasileiros de todas as regiões de nossa pátria amada estão com um certo receio quanto a um possível comportamento antirrepublicano, sobretudo por parte de militantes incitados ao não conformismo diante da vontade da maioria de eleger um novo presidente (Lula/PT) ou manter o atual (Bolsonaro/PL).


Inclusive, comportamentos violentos de agressões verbais e até mesmo físicas, lamentavelmente, foram visualizadas durante este pleito eleitoral, além das provocações desnecessárias que poderiam ser um "estopim" para mais confusões desnecessárias e que até causam "vergonha alheia", principalmente quando o noticiário internacional questiona o fato do Brasil não parecer mais com aquela nação repleta de pessoas alegres, felizes e bem humoradas, apesar dos problemas econômicos que enfrentamos.

Praticamente, às vésperas de uma Copa do Mundo, a politicagem parece ter sufocado o verdadeiro patriotismo sadio: aquele em que cada brasileiro respeita ao próximo, independente das diferenças mais variadas entre um povo miscigenado que, deveria utilizar o bom senso neste momento tão importante do ponto de vista democrático, para continuarmos dando bons exemplos de respeito à pluralidade de opiniões e a abominação às intolerâncias em todos os aspectos.

Seguindo esta linha de raciocínio, ratifico: será inconcebível que após o anúncio do vencedor da eleição no próximo domingo (30) o candidato perdedor, seja lá quem for, não aceite o resultado adverso das urnas, pois, na minha opinião, além de provocar um tumulto generalizado, tornaria nosso país em uma "republiqueta" constituída por políticos com reflexos psicóticos ditatoriais.

Nem sempre as coisas são como queremos e idealizamos, e é bom que isso seja assim, pois nem sempre o que queremos é o melhor para nós. Há muitos que não suportam os fracassos próprios da vida, porque foram educados somente para ganhar. Para superar as quedas impostas pela vida, precisamos ter a humildade de saber perder.

Quem não sabe perder, perde sempre, pois acaba sendo humilhado pelo fato de não aceitar a própria fraqueza; querendo, assim, ser o que não é, e fazer o que ainda não é capaz. Parece até uma lição para crianças mimadas, mas nossa torcida é pelo amadurecimento político dos que envelheceram apenas na idade.

Paz no Brasil!

Debate na Globo nesta sexta-feira (28) será a última oportunidade para candidatos buscarem votos de indecisos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participam nesta sexta-feira (28), às 21h30, do debate na TV Globo com os candidatos à Presidência no segundo turno. Mediado pelo jornalista William Bonner, o evento será transmitido ao vivo pela TV Globo, pela GloboNews e pelo g1, direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

O debate será dividido em cinco partes. A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco, assim como as considerações finais, foi definida por sorteio com a presença de representantes das campanhas de Lula e Bolsonaro. 

O primeiro e o terceiro serão de temas livres, com duração de 30 minutos. Cada candidato terá 15 minutos e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro abre o primeiro bloco e Lula, o terceiro bloco.

O segundo e o quarto blocos serão de temas determinados e terão duração total de 20 minutos, com dois debates de 10 minutos. Os temas serão escolhidos pelos candidatos entre os seis oferecidos pela TV Globo em um telão. Cada candidato terá cinco minutos para debater e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição. No segundo bloco, Lula inicia as perguntas. No quarto bloco, quem começa é Jair Bolsonaro.

No quinto bloco, cada candidato fará as suas considerações finais. Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro e Jair Bolsonaro, o segundo.

Faltam 2 dias: tudo o que você precisa saber para votar domingo (30); confira algumas dicas para ir às urnas de forma tranquila e segura.

No próximo domingo (30), quando acontece o segundo turno, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar retornam às urnas para decidir as Eleições 2022. É hora de escolher quem você quer para presidente da República.


Em alguns estados também tem segundo turno para governador. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo. A votação acontece em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

Eleitoras e eleitores de oito municípios brasileiros também vão às urnas no domingo para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. São eles: Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO). A nova votação foi convocada porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral.

O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado e, no segundo turno, valem as mesmas regras: é de 8h às 17h do horário de Brasília. Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos.

Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. Se você está querendo saber se a CNH digital é válida, sim, vale. Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. Isso porque cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo. 

Caern investe na recuperação de reservatórios no interior do Estado.

A Caern está entregando à população até o fim do ano obras de recuperação de reservatórios em cidades da região Agreste do Estado. Foram mais de R$ 2 milhões em investimentos em equipamentos de cinco municípios.


A primeira obra a ser entregue foi a do reservatório de Bom Jesus, onde foram investidos R$ 511,8 mil, concluída em maio passado. O reservatório tem capacidade de 200 metros cúbicos

No mês de julho, foram concluídas as obras de recuperação de dois reservatórios. No de Santo Antônio, com capacidade de 200 metros cúbicos, foram investidos R$ 466,4 mil. Em Campo Redondo, foram investidos R$ 269,9 mil na recuperação do reservatório de 100 metros cúbicos.

Para outubro, está prevista a conclusão de mais duas obras de recuperação de reservatório: O de São José de Mipibu, com capacidade de 300 metros cúbicos e onde foram investidos R$ 613,8 mil; e o de Monte das Gameleiras, com capacidade de 150 metros cúbicos e investimentos de R$ 372,8 mil.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Veja lista de cidades do RN com passagens gratuitas esgotadas para o segundo turno das eleições; Pau dos Ferros, São Miguel e outras cidades do Alto Oeste serão contempladas.

As passagens gratuitas para 30 cidades do Rio Grande do Norte no período das eleições estão esgotadas. Foi o que informou a Transpasse, empresa responsável pela emissão das passagens, em um dado atualizado às 16h30 desta quarta-feira (26), segundo dia de distribuição no Terminal Rodoviário de Natal.

As passagens em questão têm como destino as cidades do interior do Rio Grande do Norte. Ao todo, de acordo com a empresa responsável pela distribuição, já foram emitidas 14.712 passagens de ida e volta para os eleitores.

As distribuição de passagens gratuitas para o fim de semana do segundo turno das eleições começou nesta última terça-feira (25) em Natal e outros municípios do interior do estado. Somente no primeiro dia de ação foram emitidos 13,5 mil tickets para os eleitores no Terminal Rodoviário de Natal. As informações são do G1.

As cidades que já não possuem mais passagens são: Assú, Mossoró, Messias Targino, Janduís, Campo Grande, Lajes, Paraú, Triunfo Potiguar, Caraúbas, Apodi, Tenente Laurentino Cruz, Jardim de Piranhas, Patu, Olho d'Água do Borges, Umarizal, Mossoró, Riacho da Cruz, Itaú, São Francisco do Oeste, Pau dos Ferros, Encanto, São Miguel, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Alexandria, Areia Branca, Cerro Corá e Lagoa Nova.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Rio Grande do Norte gerou mais de 4 mil empregos em setembro deste ano.

4.181 postos de trabalho foram registrados no Rio Grande do Norte durante o mês de setembro deste ano. Com isso, houve um total de 18.234 pessoas contratadas pelas empresas e 14.053 demissões. 

Entre os meses de janeiro e setembro foram contabilizados um total de 16.140, segundo dados apresentados pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta quarta-feira (26). As informações são referentes a Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o chamado Novo Caged. 

Entre as áreas com mais empregos se destacam estão a agropecuária, com 1.356 empregos, serviços com 1.059 e comércio com 1.015. Além disso, outros setores também apontaram novas vagas, como: indústria (388) e construção (363). 

Em 2021, o estado registrou mais de 32 mil postos de trabalho. Esse total resultou de 192.730 admissões e 160.658 demissões.

Servidor exonerado pelo TSE relata à Polícia Federal falhas em fiscalizar veiculações de propagandas eleitorais.


Após ser exonerado do cargo de assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria-Geral da Presidência do TSE, Alexandre Gomes Machado procurou a Polícia Federal (PF) para prestar depoimento. O servidor cuidava do pool de emissoras e rádios. O setor é responsável pela coordenação do pool de emissoras que transmitem a propaganda eleitoral em rádio e TV.


No depoimento, Machado afirma ter sido demitido trinta minutos depois de ter enviado um e-mail para a chefe de gabinete do secretário-geral da Presidência do TSE. Segundo o servidor, não foi informado o motivo da exoneração e que decidiu comparecer à PF por ter se sentido vítima de abuso de autoridade e por temer por sua integridade física.

Ainda à PF, Machado disse ainda, "especificamente na data de hoje, na condição de coordenador do pool de emissoras do TSE, recebeu um e-mail emitido pela emissora de rádio JM On Line na qual a rádio admitiu que, dos dias 7 a 10 de outubro, havia deixado de repassar em sua programação 100 inserções da Coligação Pelo Bem do Brasil, referente ao candidato Jair Bolsonaro."

Em seu depoimento, Machado afirma ter comunicado o "fato para Ludmila Boldo Maluf, chefe de gabinete do secretário-geral da Presidência do TSE, por meio de e-mail; que cerca de trinta minutos após esta comunicação foi informado, pelo seu chefe imediato, de que estava sendo exonerado, diz Machado.

Alexandre Machado ocupava o cargo do qual foi exonerado no TSE desde abril deste ano. Anteriormente, ele já havia trabalhado no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na noite dessa terça-feira (25), a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) encaminhou ao TSE nova manifestação com mais informações sobre a denúncia de que estaria sendo prejudicado nas inserções. Segundo relatório entregue pelo QG de Bolsonaro à Justiça Eleitoral, foram pelo menos 700 inserções a menos no segundo turno.

TSE exonera servidor responsável pelas inserções de propaganda eleitoral em rádio e TV; troca acontece em meio à denúncia da campanha de Jair Bolsonaro sobre ter sido prejudicado em inserções nas rádios.

O servidor Alexandre Gomes Machado, assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria-Geral da Presidência, foi exonerado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial da União (DOU).

Alexandre Gomes ocupava a função de coordenador do pool de emissoras, onde era o responsável pelo recebimento dos arquivos com as peças publicitárias de campanha dos candidatos e sua disponibilização no sistema eletrônico do TSE, para que sejam baixadas pelas emissoras de rádio e TV. 

A troca acontece em meio à denúncia da campanha de Jair Bolsonaro sobre ter sido prejudicado em inserções nas rádios. A medida foi oficializada através de portaria, a partir de hoje quem assume o cargo é André Barbosa dos Santos.

Sobre o caso, o TSE limitou-se a divulgar a seguinte manifestação: "Em virtude do período eleitoral a gestão do TSE vem realizando alterações gradativas em sua equipe".

Na próxima sexta-feira (28), Prefeitura de Itaú promoverá evento esportivo em alusão à campanha "Outubro Rosa".

A Prefeitura de Itaú promoverá, na próxima sexta-feira (28), a "Pedalada e Caminhada Rosa", a partir das 17 horas, com concentração na Praça de Eventos Maria das Neves, localizada no Centro da cidade.

O evento esportivo será realizado em alusão à campanha "Outubro Rosa", que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. 

Inclusive, durante todo o mês de outubro, a gestão do prefeito André Júnior intensificou diversas ações voltadas ao cuidado com a saúde das mulheres.

A expectativa é a de que um grande número de mulheres, até homens, participem deste evento modelo para outros municípios do Alto e Médio Oeste potiguar.

Sexta, as 17 horas, não esqueça: "é tênis no pé e força no pedal".

Executiva nacional do MDB prorroga mandato de Walter Alves à frente do partido no RN.


A Direção Executiva do MDB prorrogou por mais um ano o mandato do deputado federal e vice-governador eleito Walter Alves à frente do partido no Rio Grande do Norte.


A decisão tem validade a partir do dia 4 de novembro deste ano e foi publicada na última segunda-feira (24).

O MDB no Rio Grande do Norte é o partido com o maior número de filiados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos. A sigla é presidida por Walter Alves e o vice-presidente é o ex-senador Garibaldi Filho.

Em publicação nas redes sociais, Walter Alves disse que vai continuar trabalhando para fortalecer o partido. "Ao lado do ex-senador Garibaldi, vamos continuar à frente do maior partido do estado. Agradeço a confiança de todos. Estamos juntos para fortalecer ainda mais o nosso partido", escreveu.

Semana de contratempos obrigam Presidente Bolsonaro a se preocupar com defesa e não só em atacar; dias finais do segundo turno animam petistas.

Quem achou que a semana decisiva das eleições presidenciais se resumisse a uma partida de ataque contra a defesa nos momentos finais se surpreendeu com o avanço das linhas petistas no campo bolsonarista. 

Esperava-se que, a quatro dias da votação, Jair Bolsonaro (PL) partisse para o tudo ou nada para evitar a vitória de Lula (PT) no domingo (30).

No entanto, parte da gestão de tempo e energia para o ataque precisa ser agora dividida com a preocupação com a retaguarda. Em uma linguagem "futebolística", o adversário quer dar o bote e já mostrou que pode matar o jogo se acertar a linha do contra-ataque.

Nas redes sociais, o "pau corre solto", e nesse sentido a ameaça de André Janones de divulgar o conteúdo do celular de Gustavo Bebianno, ex-braço direito de Bolsonaro morto em 2020, serve como distensão: seja lá o que ele tenha (é provável que tudo não passe de um blefe), obriga a campanha bolsonarista a elaborar respostas para sair da defesa, o que a essa altura consome um gasto precioso de tempo e energia que poderia ser usado para outros males.

Lançada, a ameaça vira mais uma fonte de apreensão na trincheira bolsonarista, alvejada pelos "tiros no pé" disparados por Roberto Jefferson, no último domingo (23), que apesar dos esforços dos aliados do presidente, os respingos parecem ter sido inevitáveis.

Pelo que se vê, esta eleição poderá decidida até mesmo no dia da eleição, caso as abstenções sejam elevadas e, dentro deste universo, um dos candidatos seja mais prejudicado.

Aguardemos...

Pesquisa PoderData: Lula tem 53% e Bolsonaro 47% dos votos válidos; margem de erro é 1,5 ponto percentual, para mais e para menos.

Pesquisa PoderData sobre a disputa presidencial, divulgada nesta quarta-feira (26), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% de votos válidos no segundo turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 47%.


Em votos totais, Lula oscilou de 48% para 49%, enquanto Jair Bolsonaro se manteve com 44%. Branco/nulo chegam a 5% e 2% dos eleitores não sabem em quem vão votar.

A nova coleta de dados foi realizada após o episódio de Roberto Jefferson (PTB), aliado de Bolsonaro que resistir à prisão e atirou contra policiais federais, deixando dois agentes feridos. O cientista político Rodolfo Costa Pinho, coordenador do PoderData, entende que a oscilação está dentro da margem, mas vê o episódio do ex-deputado como o único fato que poderia mudar votos.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 5.000 entrevistas em 342 municípios nas 27 unidades da federação entre os dias 23 e 25 de outubro. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual, com intervalo de confiança de 95%. 

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Polícia conclui que não houve motivação política em incidente durante ato pró-Lula em Macaíba; suspeita inicial é de que o caso possa ter relação com briga entre facções criminosas rivais.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu, nesta segunda-feira (24), que os tiros disparados em Macaíba, na Grande Natal, durante um ato em prol do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, não tiveram motivação política.


Em coletiva no auditório da Delegacia Geral de Polícia (Degepol), o delegado Cidorgeton Pinheiro, titular da 20ª DP (Macaíba), afirmou que os tiros ocorreram durante uma tentativa de homicídio na cidade que não tinha relação com a manifestação.

Segundo o delegado, a suspeita inicial é de que o caso possa ter relação com briga entre facções criminosas rivais. O autor dos disparos ainda não foi identificado pela polícia.

Ainda de acordo com Cidorgeton Pinheiro, outra pessoa foi atingida pelos tiros, mas por estilhaços de bala. As duas vítimas conseguiram escapar.

Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira (25); exceções valem apenas para casos de "flagrante delito" ou em virtude de sentença criminal condenatória inafiançável.

A partir desta terça-feira (25), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de "flagrante delito" ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de as pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral.

De acordo com o Artigo 236, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, "salvo caso de flagrante delito".

Segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, "prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto [direito de transitar livremente]".

Caso ocorra "qualquer prisão", o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente, a quem caberá verificar a ilegalidade da detenção. Confirmada a ilegalidade, caberá ao juiz relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da detenção.

Paraná Pesquisas aponta Lula com 50,2% dos votos válidos contra 49,8% de Bolsonaro; instituto que mais se aproximou do resultado das urnas no 1º turno revela empate quase que numérico na corrida presidencial.

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para as eleições presidenciais de 2022, divulgado nesta terça-feira (25), traz os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) empatados dentro da margem de erro, com 50,2% e 49,8% dos votos válidos, respectivamente.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O segundo turno das eleições será no próximo domingo (30) e, de acordo com o instituto que mais se aproximou do resultado das urnas no 1º turno, a diferença entre os candidatos é de 0,4% (quase um empate numérico).

Considerando os votos totais, Lula tem 46,3% das intenções de voto e Bolsonaro, 45,9%. Os que disseram votar em branco ou nulo são 4,8% e os que não sabem ou não responderam somam 3,0%.

Contratada com recursos do próprio instituto, a pesquisa entrevistou 2.020 pessoas de forma presencial entre os dias 20 e 24 de outubro e tem como margem de erro 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00525/2022.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Confiáveis ou não, termina nesta segunda-feira (24) o prazo para o registro das pesquisas; resultados dos levantamentos podem ser divulgados até no dia da eleição.

Termina nesta segunda-feira (24) o prazo para o registro das pesquisas de opinião pública que podem ser divulgadas no segundo turno da eleição, marcado para o próximo domingo, 30 de outubro.

Segundo a legislação eleitoral, as pesquisas sobre a preferência do eleitorado por candidatas e candidatos podem ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que sejam registradas com cinco dias de antecedência na Justiça Eleitoral.

As entidades e empresas responsáveis devem protocolar os levantamentos por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O que está faltando mesmo aos institutos de pesquisa passarem credibilidade à população.

Resulto certo é o das urnas!

Allyson Bezerra é criticado até por compartilhar alegria de ser pai; imprensa que faz oposição raivosa ao Prefeito de Mossoró estaria contrariada por falta de "mimo$"?


Sinceramente, o que visualizei do fim de semana para cá, foi uma verdadeira enxurrada de matérias criticando o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, de forma exagerada e, pasmem; adentrando até na vida particular do gestor com insinuações deselegantes ou ridículas; para ser mais claro.

Até mesmo o compartilhamento em suas redes sociais de uma festa particular para anunciar que será pai de uma menina virou alvo dos integrantes de parte de uma imprensa raivosa que faz oposição midiática sem escrúpulos, já que insinuar que um ex-deputado estadual e que, atualmente, recebe o ordenado de prefeito não tivesse condições de bancar do próprio bolso uma mera comemoração familiar, é canalhice demais!

Confesso que fiquei enojado com alguma publicações e que, claramente, não seguem a filosofia da prática do bom jornalismo. Trata-se de molecagem mesmo!

Quanto aos jornalistas rosalbistas "abafados" tradicionais, tudo normal. A ausência de "mimo$" explica tudo.

Atenção colegas: sejam livres, mas nunca insensatos.

Pau dos Ferros: Vice-prefeito Renato Alves confirmou rompimento político com a Prefeita Marianna Almeida e diz que está aberto ao diálogo com o grupo de oposição à gestora.


Em Pau dos Ferros, quase todo mundo viu, ouviu e repercutiu no último fim de semana, a entrevista que nos foi concedida na última sexta-feira (21), durante uma live em nosso Instagram (@clodoeudes), pelo vice-prefeito Renato Alves (PL), oportunidade em que ele confirmou estar rompido politicamente com a prefeita Marianna Almeida (PSD).

Após citar inúmeras razões para sua decisão, que segundo ele é irreversível, Renato Alves disse que está aberto ao diálogo com os integrantes do grupo de oposição à gestora.

Vale salientar que esse diálogo já poderá acontecer nos próximos dias, já que a eleição para escolha dos novos componentes da Mesa Diretora do Poder Legislativo deverá ser realizada até o fim de dezembro.

O vereador Reginaldo Alves (PL) poderá ser o favorito nessa disputa, porém, de acordo com o irmão do parlamentar e vice-prefeito de Pau dos Ferros, não existirá imposição de nomes quanto à presidência.

O curioso é que mesmo admitindo não ser mais aliado de Marianna Almeida, Renato Alves deixou claro que ainda seguirá tendo como grande líder o ex-prefeito Nilton Figueiredo; ninguém sabe até quando.

Aguardemos pelo desenrolar dos acontecimentos.

Na última semana do 2º turno Brasil necessita viver clima de serenidade; patriotismo de verdade passa pelos valores do respeito ao próximo, exercer cidadania plena e maturidade quanto ao resultado das urnas.

Os eleitores do Brasil irão, novamente, às urnas no próximo domingo 30, com a população exercendo o dever cívico de eleger aqueles que vão governar o país, seja para presidente ou governador em alguns estados da federação.

Nada mais democrático do que esse poder de escolha. Nada mais salutar à democracia do que um povo de uma nação inteira ter o livre direito de escolha de votar em quem desejar, graças ao nosso atual regime político que prioriza a liberdade do cidadão.

É uma pena que em muitos países essa não seja uma realidade fática, onde ditadores "sufocam" a opinião popular para se perpetuarem no poder. No domingo, teremos um presidente reeleito ou eleito pela maioria dos brasileiros e, seja qual for o resultado, o dia seguinte necessitará ser de paz, de maturidade e aceitação quanto ao resultado das urnas; se é que realmente desejamos unificar o Brasil.

Não é aceitável, portanto, que boa parte dos brasileiros estejam com medo de expressar suas opiniões publicamente e tema atos de violência no momento em que estiverem cumprindo o que manda a Constituição. 

A sociedade não pode permitir que em um momento tão importante para o futuro da nação se transforme em repressão, pois, sendo Lula (PT) ou Bolsonaro (PL) que vai sentar na cadeira do cargo máximo do Poder Executivo, certamente, enfrentará questões sérias para resolver; nestes momentos as ideologias e paixonites partidárias de nada adiantarão.

Pacificação, respeito aos contrários e patriotismo de verdade passa pelos valores do respeito ao próximo, a importância de comparecer às urnas e, principalmente, torcer para que aqueles que ficarem eufóricos pela vitória, também possam, lá na frente, sentir contentamento por não terem feito uma escolha errada.

Brasil, Eu Te Amo!

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Pesquisa Modalmais/Futura: Bolsonaro chega aos 50,5% e Lula está com 49,5%. Apesar do empate técnico, Presidente lidera na Estimulada e Espontânea.

Nesta sexta-feira (21) foi divulgada mais uma pesquisa Modalmais/Futura. O cenário principal do levantamento traz informações sobre a disputa do segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


De acordo com a Modalmais/Futura, a disputa de Jair Bolsonaro e Lula está altamente acirrada. O levantamento aponta que a distância entre os adversários é de apenas um ponto percentual, tanto nos votos totais como nos válidos.

Segundo a pesquisa, Lula oscilou um ponto para baixo e Bolsonaro tomou a dianteira da disputa após oscilar 0,4% para cima. Agora o presidente detém 46,9%, enquanto Lula está com 45,9% na Estimulada. Na aferição Espontânea, o presidente tem 46,3% e o petista 45%.

Não sabe/não respondeu e indecisos formaram 3,3%, branco/nulo 3,8% da amostra do levantamento Modalmais/Futura.

Nos votos válidos, sem abstenções e indecisos, Bolsonaro fica com 50,5% e Lula 49,5%, mantendo a distância de apenas um ponto e o empate técnico entre os candidatos. Essa é uma das menores distâncias em pesquisas eleitorais.

A pesquisa ouviu por telefone 2000 eleitores entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e seu índice de confiança é de 95%. O levantamento possui registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-08523/2022.

Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, anuncia que pagamentos de todos tributos municipais poderão ser realizados agora através do Pix.


O contribuinte mossoroense passa a ter uma nova forma de pagamento dos tributos municipais. A Prefeitura de Mossoró anunciou nesta quinta-feira (20) que, a partir da meia-noite desta sexta-feira (21), a quitação dos tributos poderá ser realizada via Pix, ferramenta moderna e tecnológica presente em mais de 700 plataformas de instituições financeiras.

A medida foi instituída pela Prefeitura como mais uma opção para os contribuintes quitarem suas obrigações tributárias, tais como: IPTU, ITBI, ISS, licença de funcionamento, dentre outras. Ela é uma forma de facilitar a quitação dos tributos de forma célere, transparente e simples.

"Estamos anunciando para a sociedade mossoroense que a partir de agora a Prefeitura de Mossoró passa a ter a possibilidade de o contribuinte se utilizar do pagamento dos tributos através do Pix", anunciou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

A solenidade para a implantação do novo e moderno sistema ocorreu na manhã dessa quinta-feira (20), na Secretaria da Fazenda (Sefaz). 

Deputado Estadual mais votado do RN tem candidatura indeferida em decisão monocrática de Ministro; defesa de Wendel Lagartixa já recorreu ao plenário do TSE.

O Ministro Ricardo Lewandowski negou, em decisão monocrática, o registro de candidatura do deputado estadual eleito Wendell Lagartixa (PL). O processo foi por porte ilegal de armas e de munição de uso restrito, ao qual Lagartixa foi condenado.


O policial reformado recebeu mais de 88 mil votos, sendo o candidato mais votado para a Assembleia Legislativa do Estado no pleito do dia 2 de outubro.

Wendel pode ser impedido de tomar posse do cargo. No entanto, a assessoria jurídica de Lagartixa já recorreu para que a decisão seja analisada pelo colegiado de juízes do TSE.

Caso a decisão seja mantida, Ubaldo Fernandes (PSDB) ficará com a vaga. 
 
Aguardemos...

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Orçamento Secreto: Emenda de relator mandou verba para 226 obras de escolas no RN.

Um pedido de Lei de Acesso à Informação feito pela Ong Transparência Brasil resultou em um levantamento inédito revelando obras de creches e escolas pagas com verbas de emendas de relator (a chamada RP-9, que ficou conhecida como orçamento secreto).


Aqui no Rio Grande do Norte, há 95 processos de RP-9 destinadas a 226 obras. São 166 obras de construção de quadras, 46 obras de construção, nove de ampliação e cinco de reformas.

Só em construções de creche e escolas no Estado foram destinados R$ 5.158.374,34. Isso representa 60,67% do montante destinado.

As cidades que mais receberam obras e verbas foram Macaíba e Caicó. Macaíba na região metropolitana recebeu nove obras que totalizaram R$ 263.238,61.

Porém Caicó, na região Seridó, recebeu oito obras, mas com um custo total R$ 629.784,87. O valor é praticamente o mesmo recebido pela Secretaria Estadual de Educação (R$ 695.388,56) para 130 obras.

Apesar das emendas serem dos últimos dois anos, alguns processos de obras são antigos. Por exemplo, uma obra de construção em Currais Novos recebeu R$ 250.000,00 em 2020, porém o processo dela é de 2007.

RN terá primeiro desfile de 'pessoas trans' em Natal e Pau dos Ferros; evento contará com o apoio das prefeituras nas duas cidades.


Com o objetivo de mostrar a diversidade de corpos e valorizar as pessoas trans do estado, a Associação Potiguar de Travestis e Transexuais na Ação pela Coerência no RN (Attransparência/RN) promove três desfiles de moda de 28 de outubro a 18 de novembro.

Os eventos fazem parte do projeto "Mãos que TRANSbordam moda", executado por aprovação de edital nacional e em parceria com o grupo Elas, Sebrae, Instituto Lojas Renner, ONU Mulheres, Prefeituras de Natal e Pau dos Ferros, Governo do Estado e Rede Trans Brasil.

Para os desfiles, foram selecionadas 12 pessoas trans que se inscreveram no processo seletivo, levando em conta critérios como responsabilidade, comprometimento e total entrega à modelagem.

No próximo dia 28, o primeiro desfile acontecerá na sede do Sebrae/RN, a partir das 21h. No dia 4 de novembro, será a vez do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal, a partir das 18h, e a programação será encerrada na Casa da Cultura de Pau dos Ferros, no dia 18, também às 18h.

Lula e Bolsonaro empatam tecnicamente, diz Paraná Pesquisas. Petista registra 51,3% das intenções de votos válidos no 2º turno; Presidente tem 48,7%.

Levantamento da empresa Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (20), mostra indefinição na disputa do 2º turno das eleições presidenciais. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados. Enquanto o candidato petista registra 51,3% das intenções de votos válidos, o atual chefe do Executivo tem 48,7%.

Levando em conta os votos totais, Lula fica com 46,9% das intenções, contra 44,5% de Bolsonaro. Os que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 5%. Os que não sabem ou não responderam representam 3,6%.

O levantamento ouviu 2.020 eleitores de 15 a 19 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. Custou R$ 50.000, pagos com recursos próprios do Paraná Pesquisas. Está registrado no TSE sob o número BR-02276/2022.