terça-feira, 1 de julho de 2025

Deusivan Santos assume presidência interina da Câmara de Pau dos Ferros até o final de julho.


O vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Deusivan Santos (PSD), assumiu, nesta terça-feira (1° de julho), a Presidência da Câmara Municipal de Pau dos Ferros. Ele estará à frente do Poder Legislativo até o dia 30 deste mês.


O titular do cargo, Jaime de Carvalho, encontra-se de férias durante esse período, conforme previsto na Lei Municipal nº 1614/2017, juntamente com os demais parlamentares. Assim, temporariamente, Deusivan assume integralmente as funções do presidente, dirigindo, executando e disciplinando os trabalhos administrativos da Casa.

"Por questões regimentais, estou me ausentando da Presidência, mas nosso mandato permanece ativo. Seguimos dedicados às demandas da Casa e ao povo que nos confiou o cargo de representante. Estarei de mãos dadas com o presidente em exercício, Deusivan Santos, para que ele possa conduzir a Câmara com toda a eficiência possível", afirmou Jaime.

Complementando, Deusivan elogiou o empenho do presidente eleito e reforçou a parceria para dar continuidade às ações do Legislativo pau-ferrense. "Desejo dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado nos últimos seis meses de gestão. A Mesa Diretora está comprometida em manter o que já foi estabelecido", declarou.

Durante seu mandato à frente da Presidência, Deusivan exercerá suas atribuições em um momento de recesso legislativo, iniciado hoje e previsto até 31 de julho, conforme dispõe o Artigo 143 do Regimento Interno. Nesse período, haverá uma paralisação das sessões em plenário, sendo que nenhuma sessão ordinária será realizada.

Prefeito de Rafael Fernandes, Benilton Anastácio, celebra o Dia do Pescador com homenagem à comunidade Barraco dos Pescadores.


Em uma demonstração de reconhecimento e apreço pelos trabalhadores que sustentam a economia local, o prefeito Benilton Anastácio visitou a comunidade Barraco dos Pescadores e participou de uma celebração especial em homenagem ao Dia do Pescador - data que foi comemorada no último domingo (29/06).


A festividade, marcada pelo entusiasmo, fé e gratidão, contou com a presença de moradores e pescadores, proporcionando uma oportunidade de celebrar a importância vital dessa atividade para a história e o desenvolvimento de Rafael Fernandes. Durante o evento, o prefeito destacou o valor social e econômico da rotina diária dos pescadores, que enfrentam as águas com coragem e dignidade, sustentando suas famílias com esforço e dedicação.

"Foi um momento muito especial de celebração e reconhecimento a esses profissionais que fazem parte da essência da nossa cidade. Que Deus continue abençoando cada um deles, pois são essenciais para o nosso povo e nossa cultura", afirmou Benilton Anastácio. Além de expressar sua gratidão, o prefeito ressaltou a necessidade de valorizar e apoiar a atividade pesqueira, reconhecendo o papel fundamental dos pescadores na preservação das tradições locais e na manutenção da economia familiar.

A homenagem ao Dia do Pescador reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar as atividades tradicionais e fortalecer o vínculo da comunidade com suas raízes. A celebração na Barraco dos Pescadores foi marcada por momentos de reflexão, fé e confraternização, reafirmando a importância do trabalho dos pescadores para o desenvolvimento sustentável de Rafael Fernandes.

Este evento também evidencia o cuidado da administração municipal em reconhecer o esforço da classe pesqueira, promovendo ações que unem a comunidade e fortalecem o sentimento de pertencimento e orgulho pelas atividades que mantêm vivo o espírito da cidade.

"O principal confronto será entre gestão do PT e oposição", afirma Allyson Bezerra sobre eleições de 2026.


O Mossoró Cidade Junina terminou, mas o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) continua atento às tendências políticas, especialmente para 2026. Em entrevista ao Jornal das 6, na 96 FM Natal, ele revelou que suas decisões sobre disputar o Governo do Estado ainda serão tomadas daqui a três anos e que, por idade, não pode concorrer ao Senado, embora tenha analisado possibilidades estratégicas para o futuro.

Allyson acredita que o próximo ciclo eleitoral não será marcado por polarizações extremas entre lulistas e bolsonaristas. Segundo ele, o principal confronto deverá ser entre a gestão do PT, liderada por Fátima Bezerra, e uma oposição em formação, sem antagonizar sua postura atual de oposição ao governo.

Sobre sua relação com a senadora Zenaide Maia, Allyson afirmou que pretende manter proximidade, deixando aberta a possibilidade de ela optar por seu grupo ou seguir com o governo Fátima. Ele acredita que Zenaide tende a não se alinhar com o governo estadual, o que pode gerar novas alianças no cenário político.

Na análise de nomes para 2026, Allyson elogiou Rogério Marinho, Styvenson Valentim e Álvaro Dias, destacando que não há obstáculos para dialogar com eles. Em especial, mencionou Styvenson, que ocupa grande vantagem na reeleição no Senado, e Paulinho Freire, considerado por Allyson uma liderança capaz de unir diferentes segmentos da oposição, o que pode ser decisivo na formação de uma frente forte.

Por fim, Allyson reforçou que o principal confronto será entre situação e oposição, mas que a união não deve ser obrigatória o tempo todo. Segundo ele, sua experiência em 2020, quando venceu em Mossoró mesmo com uma candidatura fragmentada, mostra que uma postura independente pode ser vantajosa para conquistar espaço.

Em síntese, Allyson oferece uma análise estratégica do cenário de 2026, sinalizando suas expectativas de alianças e potencial de crescimento político, que certamente movimentarão o tabuleiro regional e estadual.

Ex-prefeito de Apodi, Alan Silveira, é oficialmente nomeado para assumir titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN.


O ex-prefeito de Apodi, Alan Silveira, foi nomeado como novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec). A nomeação foi oficializada nesta terça-feira 1º, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).


Na mesma edição, a governadora Fátima Bezerra (PT) exonerou, a pedido, o então titular da pasta, Silvio Torquato.

Com a nomeação, Alan Silveira assume a condução das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, à tecnologia e à inovação no estado. Ele esteve à frente da Prefeitura de Apodi por dois mandatos consecutivos, sendo o último entre 2021 e 2024. Nas eleições municipais de 2020, foi eleito com 59,81% dos votos pelo MDB, derrotando o candidato Agnaldo Fernandes, que obteve 39,27%.

Silveira é farmacêutico bioquímico, com especialização em hematologia clínica. Atua profissionalmente na área de saúde, além da trajetória política.

Gestores do Alto Oeste do RN participam de encontro regional promovido pelo TCE-RN em Pau dos Ferros.


Com ampla participação de gestores municipais do Alto Oeste do RN, o Encontro Regional com Gestores Públicos, promovido pelo TCE-RN em Pau dos Ferros, consolidou o ciclo 2025, conduzido pela Escola de Contas, em parceria com Femurn e Fecam/RN. Com oficinas temáticas e abordagem prática, os encontros reforçam a atuação preventiva e educativa do TCE.

Realizado no IFRN, de 1º a 2 de julho (hoje e amanhã), o evento reuniu cerca de 200 participantes no primeiro dia, incluindo prefeitos, secretários e técnicos municipais, na quinta etapa do novo ciclo, que passou de quatro para seis polos em 2025. A novidade principal foi as oficinas, focadas na formação técnica de gestores para execução responsável das políticas públicas.

Na abertura, o conselheiro George Soares destacou a importância da capacitação para a melhor gestão dos recursos públicos. Foram realizadas três palestras: Gilberto Jales falou sobre o Gaepe e melhorias na educação; José Arimathea abordou prestação de contas de emendas federais; Luciano Ramos explicou o Termo de Ajustamento de Gestão.

A programação seguiu o formato familiar, com palestras pela manhã e oficinas à tarde, permitindo escolhas de trilhas formativas em Planejamento (uso de evidências e indicadores) e Execução (estrutura de pessoal e prestação de contas).

Esta foi a quinta edição, após Assu, João Câmara, Mossoró e Caicó. A última etapa ocorrerá em Natal, nos dias 29 e 30 de julho, para consolidar o novo modelo como política permanente da Escola de Contas.