Cisternas garantem água potável para famílias residentes na zona rural de Pau dos Ferros.

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), concluiu a construção de 148 cisternas de placa com capacidade para armazenamento de 16 mil litros de água. O investimento irá beneficiar diretamente famílias que residem na zona rural do município.

Essa ação faz parte do Programa Cisternas nas Comunidades e é executado em parceria entre a SEDRU, a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e o Centro Padre Pedro.

Através de uma articulação junto a superintendência do Banco do Brasil, está garantida a construção de mais 200 cisternas que deverão atender as comunidades rurais. O investimento será possível devido a uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Banco do Brasil.

A meta da atual gestão é impulsionar o alcance de atendimento abrangendo 100% de toda zona rural, garantindo, dessa forma, a universalização do acesso à água e o enfrentamento dos efeitos da estiagem prolongada, característica da região. 

Cisternas nas Escolas

Através de um projeto pioneiro estão sendo construídas 6 cisternas de placa, com capacidade para 52 mil litros, que atenderá as unidades de ensino da zona rural do município.

Com essa iniciativa, todas as escolas e creches localizadas na zona rural terão garantidas a instalação da tecnologia para armazenamento da água de chuva.

A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.

Por meio da execução deste relevante programa a gestão municipal acredita que estará incentivando o uso racional da água e a sua economia, além, claro, de garantir uma reserva do liquido para uso da comunidade escolar. 

*Informações da Assessoria de Comunicação