Fátima Bezerra demonstra preocupação com exclusão do RN do programa de cisternas para o semiárido.

Em reunião com representantes da Articulação do Semiárido Potiguar (Asa Potiguar), a senadora Fátima Bezerra (PT) informou que cobrou explicação do Ministério do Desenvolvimento Social sobre a exclusão do Rio Grande do Norte do plano de trabalho elaborado pela “Associação Programa Um milhão de Cisternas para o Semiárido”.

Participaram do encontro o coordenador da Asa Potiguar, Marcírio de Lemos; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena; e a deputada Zenaide Maia (PR).

O Estado do Rio Grande do Norte foi aprovado com dois projetos no edital de chamamento público, que selecionou projetos de implementação de tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano em escolas e domicílios localizados na Zona Rural na região do Semiárido. 


"A exclusão do Rio Grande do Norte do plano de trabalho contribuirá ainda mais para o agravamento da escassez de água para os pequenos agricultores, que sofrem há mais de seis anos com a pior de seca no Semiárido. Estamos mobilizando toda bancada para, juntos, tentarmos solucionar a questão, pois sabemos da importância e da eficiência do programa de cisternas, que não é somente um mecanismo de armazenamento de água, mas de distribuição", explicou a senadora Fátima Bezerra.

Dados divulgados recentemente mostram que, dos 163 municípios do Estado, 95 estão sofrendo com a escassez de água. "O assunto já foi encaminhado para o coordenador da bancada, deputado Felipe Maia, e estamos aguardando uma audiência no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para discutir o assunto", completou a parlamentar.