Quatro municípios do RN recebem refrigeradores para vacinas; recursos foram disponibilizados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde.

Os municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró receberam, nesta quinta-feira (17), câmaras refrigeradas para imunobiológicos. Os recursos foram repassados pelo Ministério da Saúde, através da Portaria Nº 3.248, de 2 de dezembro de 2020.

O objetivo é fortalecer o Programa Nacional de Imunizações, promovendo resposta qualificada e efetiva ao serviço de imunização nacional para o enfrentamento da Covid-19; além de proporcionar condições para o aprimoramento da detecção, análise e avaliação das síndromes respiratórias agudas, visando à prevenção e controle da influenza e outros vírus respiratórios, incluindo o vírus SARS-CoV-2.

Para o RN foi destinado um incentivo financeiro no valor de R$ 1.195.500,00 para Rede de Frio, além de R$ 28.000,00 destinados a vigilância sentinela da Síndrome Gripal. Os recursos foram repassados na modalidade fundo a fundo, em parcela única, pelo Fundo Nacional de Saúde ao Fundo de Saúde do Estado. 

De acordo com a portaria, a aquisição dos equipamentos ocorre diretamente pelos Estados. Desta forma, o Rio Grande do Norte conseguiu negociar com os fornecedores e comprou o dobro de equipamentos que foram sugeridos pela portaria do MS para os municípios.