Sem citar nomes, Pré-candidato ao Senado, Rafael Motta, acusa institutos de pesquisa de suposta manipulação de números para favorecimento de adversários.

O deputado federal e pré-candidato ao Senado Federal Rafael Motta (PSB) fez postagem nas redes sociais, nesta quarta-feira (27), criticando institutos de pesquisa.


Sem citar nomes, o parlamentar disse que parte das pesquisas eleitorais no Rio Grande do Norte tinham como objetivo favorecer candidatos. O pré-candidato também não citou quais adversários estariam sendo beneficiados.

Segundo Rafael Motta, o objetivo da divulgação de supostas pesquisas direcionadas teria como interesse sufocar candidaturas.

"Grande parte das pesquisas eleitorais no RN deixou de refletir a realidade para atender unicamente a interesses de candidatos", disse Motta, que continuou. "Uma estratégia para tentar sufocar candidaturas e engessar a dinâmica da eleição. Essa compreensão é libertadora e devolve ao eleitor o seu protagonismo", disse o pré-candidato.

Apesar da crítica e de não citar os supostos institutos ou pesquisas direcionadas, o deputado postou, em um mês, duas pesquisas eleitorais. Em 28 de junho, ele postou um levantamento da RealTime BigData, e há duas semanas ele postou uma do Instituto ITEM. Nas duas, ele aparece na terceira colocação na disputa, com 13% e 14%, respectivamente.