"Uma paciente precisou recorrer à Justiça para conseguir amputar o pé", denuncia Getúlio Rêgo. Deputado afirma que Governo do PT é mal planejado.

"Uma paciente de 75 anos de idade precisou recorrer à Justiça para conseguir uma amputação de pé”, denunciou o deputado estadual Getúlio Rêgo (PSDB), ao denunciar um caso que chegou ao seu conhecimento nesta semana. Ele disse que esse é um retrato do "caos" enfrentado pela saúde pública no Rio Grande do Norte. "A saúde pública do Estado pede socorro e um exemplo da situação atual pôde ser comprovado após o relato de um episódio recente", lamentou, em entrevista ao Portal Agora RN.

Getúlio Rêgo afirmou que alertou a governadora Fátima Bezerra (PT), quando a gestora decidiu fechar as portas do Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos, até então referência estadual para atendimentos e cirurgias vasculares. Ele disse que fez isso devido ao crescimento na demanda por procedimentos médicos e levando em consideração que o Estado já tinha fila represada na regulação, o que poderia ocasionar o sofrimento dos pacientes na fila à espera de atendimento.

"O fechamento da unidade e os 147 pacientes sofrendo à espera de atendimento é o retrato do caos na saúde estadual, que sequer tem uma assistência básica vascular para suportar a demanda e as necessidades da população. Uma falta de humanidade em um governo que se diz de origem popular", afirmou Dr. Getúlio.

Ainda na entrevista, o parlamentar disse, "que o governo do Rio Grande do Norte afirmar, hoje, que está dando conta do recado, é desconhecer o descalabro na saúde pública, pois quem alguém em situação emergencial no setor de cirurgias vasculares, tem que vender moto e casa para custear, na rede privada, seu atendimento de saúde. Essa situação é calamitosa e a população está atenta, pois daqui a pouco haverá o julgamento, para sabermos se isso é o que está na cabeça do povo do Estado: sofrer e morrer pela incoerência, incapacidade e incompetência da atual gestão de saúde do nosso Estado".

Segundo Getúlio Rêgo, o governo é mal planejado. "Composto por pessoas que, por exemplo, na gerência da saúde, não recebem sugestões, não acatam coisas razoáveis para melhorar o desempenho. A coisa poderia ser outra que não incompetência para dar à população dignidade no atendimento à saúde em situação emergencial, mas, lamentavelmente, o atual governo é uma tragédia na saúde", enfatizou.