quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dúvida: Analista do próprio instituto START admite que resultado da pesquisa em Pau dos Ferros não é 100% confiável

A so­ció­lo­ga Ta­li­ta Costa, do ins­ti­tu­to Start, ex­pli­ca que os re­sul­ta­dos mu­ni­cí­pio a mu­ni­cí­pio ser­vem ape­nas de "ter­mô­me­tro" se vis­tos lo­ca­li­za­da­men­te. É que cada dia re­pre­sen­ta um per­cen­tual no uni­ver­so geral de elei­to­res do Rio Gran­de do Norte. Por isso, em al­guns mu­ni­cí­pios são fei­tas dez en­tre­vis­tas e em ou­tros 400, no com­pa­ra­ti­vo entre Natal e Te­nen­te Ana­nias, por exem­plo.
 

Ta­li­ta lem­bra que ape­sar dos re­sul­ta­dos se apro­xi­ma­rem das rea­li­da­des de Natal e Mos­so­ró, que tem elei­to­ra­do maior e por isso têm mais en­tre­vis­tas, o re­sul­ta­do de al­guns mu­ni­cí­pios pode mos­trar si­tua­ções di­fe­ren­tes no dia da elei­ção. "A aná­li­se deve focar sem­pre o todo, es­pe­cial­men­te nas me­sor­re­giões e no Es­ta­do", res­sal­ta a socióloga.

Opinião: Analisando o resultado do levantamento feito pela Start nos municípios, especialmente o quadro mostrado na pesquisa em Pau dos Ferros, surgem algumas indagações:

1º - Qual o fato novo ocorrido em nossa cidade no espaço de uma semana para que ocorresse uma mudança tão brusca no cenário local?

2º - Se o levantamento realizado por municípios não é 100% confiável, porque o instituto referido divulga tais números colocando em risco a própria credibilidade?

Em tempos de total descrença dos eleitores em institutos de pesquisa, a Start só aumentou o pensamento da maioria das pessoas de que: Pesquisa infalível só mesmo no dia 03 de Outubro.