quarta-feira, 27 de outubro de 2010

No Paredão: Vereadores pauferrenses vão decidir destino político de Nilton Figueiredo amanhã


Ficha suja.

Será na sessão a ser realizada amanhã, quinta-feira dia 28,  que a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Pau dos Fer­ros de­ci­di­rá o fu­tu­ro po­lí­ti­co do ex-prefeito, Nil­ton Fi­guei­re­do (PP), que teve suas con­tas re­pro­va­das pelo Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do do Rio Gran­de do Norte (TCE-RN), atra­vés da Pri­mei­ra Câ­ma­ra de Con­tas, quan­do emi­tiu um pa­re­cer des­fa­vo­rá­vel à apro­va­ção das con­tas, re­la­ti­vo ao re­la­tó­rio anual da Pre­fei­tu­ra de Pau dos Fer­ros do exer­cí­cio de 2004. 

Para o TCE, houve mal­ver­sa­ção de di­nhei­ro pú­bli­co na Pre­fei­tu­ra de Pau dos Fer­ros no exer­cí­cio de 2004. Na época, o mu­ni­cí­pio era ad­mi­nis­tra­do por Nil­ton Fi­guei­re­do.

O pa­re­cer do Tri­bu­nal de Con­tas será sub­me­ti­do agora à apro­va­ção ou não da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal da ci­da­de, que po­de­rá de­fi­nir o fu­tu­ro po­lí­ti­co do ex-prefeito. Se o pa­re­cer for aca­ta­do, Nil­ton Fi­guei­re­do se tor­na­rá ine­le­gí­vel, não po­den­do dis­pu­tar ne­nhum cargo pú­bli­co nos pró­xi­mos anos, deixando-o fora da dis­pu­ta pela pre­fei­tu­ra de Pau dos Fer­ros em 2012. 

Para que suas contas sejam aprovadas, Nilton precisará que seis vereadores(Dois Terços) de um total de 9, votem de forma contrária a orientação do parecer do TCE que reprovou as contas do ex-prefeito.

A tarefa é dificílima para Nilton já que o grupo da oposição conta com apenas 4 vereadores: Manoel Florêncio, Antonio Avelino, Tenente Marcio e Sargento Bira que teoricamente votarão a favor da aprovação das contas. 

Assim sendo, seriam necessários mais dois votos para que o ex-prefeito conseguisse escapar da inelegibilidade. Como não acredito que nenhum vereador da situação votará pela aprovação das contas do ex-prefeito, fatalmente amanhã nilton poderá amargar uma das maiores derrotas de sua trajetória política: a inelegibilidade.

De acordo com o TSE e pela lei do ficha limpa, políticos com contas reprovadas não poderão ser candidatos.

E agora vereadores?

Fico tentando imaginar o que está  se passando neste momento, na cabeça dos vereadores oposicionistas com relação a sessão de amanhã na Câmara municipal. Certamente devem estar tensos e pensativos, não é para menos, pois amanhã, mais do que aprovar ou reprovar as contas do município no exercício de 2004,  eles estarão decidindo o futuro político de Nilton Figueiredo.

Se votarem pela aprovação das contas em obediência a Nilton, compactuarão com irregularidades cometidas na administração municipal, o que seria desastroso para os planos futuros de qualquer edil em termos de reeleição, pois desta forma estariam queimando o "Filme" perante a população que não tolera mais a permanência de corruptos na política brasileira.

Seria bom que a população local fosse amanhã observar de perto, quem serão os vereadores  que realmente demonstrarão compromisso pela legalidade e moralidade da política pauferrense.

A sessão terá início ás 9 horas na Câmara Municipal e o nosso blog estará lá acompanhando todos os detalhes.

Aguarde e confie.