quinta-feira, 18 de novembro de 2010

RN tem o terceiro maior PIB do Nordeste

Impulsionado pelo setor de serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte fechou 2008 com crescimento de 4,5%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Embora o percentual seja considerado favorável, o estado não acompanhou o percentual de crescimento da região NE que terminou 2008 com média de 5,5%.

O Instituto estima que o estado tenha acumulado riqueza superior a 25.481 milhões de reais naquele ano, o equivalente a 8.200 mil reais por habitante. Apenas os estados do Sergipe, com renda per capita de 9.700 e Sergipe com 8.300 acumularam mais que o RN.

O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo Estado, dividida pela população. 

A participação do Estado no PIB brasileiro é de apenas 0,8% de toda a riqueza do território nacional. Esse percentual caiu um ponto percentual em relação ao atestado pelo IBGE em 2007.

Somente os Estados do Piauí, Sergipe e Alagoas (6% cada um) contribuem menos que o RN no acumulativo do PIB nacional. 

Mesmo não tendo uma fatia significativa no total do PIB brasileiro, o Estado potiguar teve o quinto maior crescimento proporcional na região, ficando abaixo do desempenho dos vizinhos Piauí, que cresceu 8,8% e assegurou o maior crescimento na região, seguido do Ceará (8,5%) e da Paraíba (5,5%).

Jornal de Fato.