segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Processo de Renovação na Política Local Poderá Servir de Estopim para o Surgimento de Novas Lideranças Políticas

Leonardo Rêgo é um exemplo para os jovens que sonham com a carreira política
 
Renovação já!

Há tempos que venho observando no cenário político local, um sentimento compartilhado quase que de forma unânime entre a população no que se refere ao futuro político de nossa cidade: a renovação da nossa classe política.

Não é para menos, afinal, foram muitos os anos onde a população local teve que ficar a mercê dos caprichos e desmandos dos famosos "coronéis da política". Estes achavam-se verdadeiros "donos do mundo", comportando-se como uma espécie de déspotas esclarecidos da nova era, pensavam ser proprietários da consciência do povo e, iludiram-se acreditando que jamais ocorreria um processo de mudança, em um cenário político surreal que parecia imutável.

Só que o tempo passou, a situação piorou e o povo resolveu mudar.

O povo, legítimo dono do poder, mudou a maneira de pensar, de votar e, passou a acreditar que somente um processo de renovação na classe política, poderia devolver a esperança de dias melhores para quem já havia perdido-a.

Este fato evidenciou-se na vitória heróica obtida pelo jovem, Leonardo Rêgo, no ano de 2004 em nossa cidade, quando ainda com a idade de 28 anos, Leonardo tornou-se o prefeito eleito mais jovem da história da nossa cidade, desbancando na época todo um grupo político que dominou o município durante vários anos.

Consequentemente ao bom desempenho do jovem prefeito no comando do executivo local, a população o reelegeu em 2008, quando Leonardo enfrentou, nas urnas, o maior "cacique" da oposição no município, o ex-prefeito Nilton Figueiredo, decretando de uma vez por todas, o fim de uma era onde os recursos financeiros determinavam o vencedor das eleições.

Depois de todo esse desenrolar de acontecimentos na política local nos últimos anos, passou-se a acreditar que esse desejo de renovação da classe política continuará na "crista da onda" durante os próximos anos, fato que tem despertado o interesse de muitos jovens que sonham com uma carreira política, de ingressarem no processo de disputa eleitoral que será travado em 2012, na briga por uma cadeira do legislativo pau-ferrense.

Essa possibilidade é tão real que quase todos os dias aparecem especulações nos bastidores da política pau-ferrense, sobre nomes de jovens da nossa cidade que provavelmente disputarão as eleições de 2012, vislumbrando o cargo de vereador.

Para alguns analistas políticos locais, esse grande interesse dos jovens pau-ferrenses em disputar um cargo público pode ser atribuído a vários fatores, entre eles, o processo de renovação política iniciado pelo Prefeito Leonardo Rêgo, que é visto por muitos jovens como um exemplo a ser seguido. Uma prova disso teria sido a maciça participação da juventude nos dois processos eleitorais em que Leonardo saiu vitorioso.

Diante deste novo quadro político que está desenhando-se no município de Pau dos Ferros, o nosso blog resolveu aferir entre os principais analistas políticos de Pau dos Ferros, quem seriam os candidatos novatos que poderiam surpreender nas eleições de 2012, na disputa pelo cargo de vereador. 

Após uma pesquisa minuciosa realizada pela nossa ferramenta de comunicação, alguns nomes foram mencionados como prováveis candidatos ao cargo de vereador  no próximo pleito representando a nova geração da política pau-ferrense.

Ainda hoje vocês ficarão sabendo quem são esses jovens, o que fazem e, o que pretendem realizar na política, caso consigam concretizar os seus respectivos sonhos.

Aguardem!