quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Presídio de Pau dos Ferros recebeu destaque negativo em matéria exibida pela interTV Cabugi


A penitenciária de Pau dos Ferros foi tema de matéria exibida ontem, dia 15, no jornal, RN TV 2ª edição, da InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo no Estado.

Na matéria foram expostas as péssimas condições do presídio em sua estrututra física, afinal... são telhados quebrados, guaritas deterioradas e outras desativadas. A superlotação nas celas também foi destacada, pois o presídio de Pau dos Ferros tem hoje 99 detentos, sendo 56 do regime fechado, e além de não ter divisão de celas, nos finais de semana todos ficam em áreas comuns.

Ainda segundo a matéria, a circulação de drogas e celulares é uma prática comum por causa do muro baixo, próximo da rua e sem fiscalização suficiente, o que prejudica e muito a segurança no local deixando-a comprometida. Além disto, os dois carros do presídio estão quebrados. Segundo os agentes, por causa de problemas no motor e, quando estavam funcionando, faziam até a remoção de presos.

Um esgoto que escorre a céu aberto é outro problema, principalmente para os cerca de 40 moradores do bairro São Judas Tadeu, que convivem com o problema.

Desde 2009, a promotora criminal e de cidadania, Patrícia Antunes, acompanha o problema. Em Dezembro foi concluído o inquérito civil público. Os documentos foram encaminhados à justiça. Para o Ministério Público, motivos não faltam para que haja uma solução urgente.

Na sentença judicial, publicada há poucos dias, a decisão é para que o governo resolva, de imediato, o problema. De acordo com a sentença, o Estado tem até o dia 22 deste mês para apresentar um projeto de reforma. A partir dessa data, serão mais de 4 meses para concluir a obra. Casos os prazos não sejam cumpridos uma nova sentença pode determinar a interdição do presídio.

Secretário diz que já um projeto para resolver os problemas

O secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Thiago Cortez, informou que já há um projeto sendo desenvolvido pelo setor de engenharia da secretaria para resolver os problemas estruturais e atender a recomendação do Ministério Público. 

Para ver o vídeo com a matéria clique AQUI.