domingo, 13 de março de 2011

Mais uma da Série: Como a política é dinâmica... hein???

Cena inimaginável até o ano de 2002: José Agripino e Garibaldi juntos. 

Quem poderia imaginar que em algum momento da política potiguar os “Maias” e os “Alves” dividiriam o mesmo palanque? Não faz muito tempo que tal aliança era considerada impossível. E desde 2006 que integrantes das duas famílias dividem os mesmo palanques, principalmente, a dupla Agripino/Garibaldi.
 
Em Pau dos Ferros ninguém poderia acreditar que Maria Rêgo e Leonardo poderiam dividir o mesmo palanque e, os dois já estão juntos a algumas eleições e com grande possibilidade de continuarem a união nas eleições de 2012 ao defenderem a candidatura de Fabrício Torquato.
 
Do lado da oposição ao prefeito, poucos acreditavam que Dr. Nilton poderia romper com Elias Fernandes e na política para o governo em 2006, o ex-prefeito deixou de apoiar Elias e passou a apoiar Raimundo Fernandes a poucos dias das eleições. E quando todos acreditavam que a aliança Nilton/Raimundo seria repetida em 2010, eis que Dr. Nilton passou a apoiar Gustavo Fernandes (filho de Elias).

 Entre o período de 2006 e 2010, Nilton Figueiredo ficou dividido entre o Grupo de Raimundo Fernandes e o do deputado Gustavo Fernandes.

Os adversários de hoje podem ser os correligionários de amanhã. E aqui em Pau dos Ferros as mudanças têm ocorrido numa velocidade impressionante. Apenas para refrescar a memória dos nossos web leitores vamos relembrar alguns episódios recentes.

O vereador Manoel Florêncio foi oposição ao candidato Leonardo em 2004, apoiou em 2008 e em 2009 já tinha mudado de opinião e, atualmente, faz oposição ao prefeito Leonardo. O mesmo caminho percorreu Ismael Mendes. Já a vereadora Socorro da 36 apoiou a candidatura de Dr. Nilton em 2008 e hoje integra a bancada de apoio ao prefeito Leonardo.

 Ex-vereador Ismael Mendes já fez "juras de amor" ao prefeito Leonardo, mas atualmente pertence ao grupo de Nilton Figueiredo.

O cenário político local reflete as mudanças que ocorrem na posição dos líderes estaduais e todos sabem que o momento atual é de extrema ebulição. 

Existem especulações para todos os gostos: Rosalba sair do DEM; Gustavo Fernandes e seu grupo aderir ao governo de Rosalba; Getúlio e Leonardo entregarem os cargos que indicaram aqui em Pau dos Ferros; enfim, tudo pode acontecer, inclusive nada.

Para refletir sobre o momento atual da política serve a pílula de sabedoria de Millôr Fernandes: 

"A diferença entre a galinha e um político é que o político cacareja e, não bota o ovo."

Estamos, portanto, na fase do cacarejo.