terça-feira, 23 de agosto de 2011

José da Penha: Cenário político indefinido

Entrada da cidade de José da Penha na BR 405.

Após a morte do ex-prefeito, Jorge Dólar, e o recolhimento natural provocado pela perda do líder político...


Eis que começaram as especulações sobre a sucessão municipal, inclusive com o lançamento de alguns nomes, como é o caso do ex-vereador, Chico Rozendo, que já avisou aos "quatro cantos do mundo" que é candidato.


Mesmo assim, alguns observadores da cena política de José da Penha acreditam que a atitude de Chico Rozendo em lançar sua candidatura a prefeito de forma tão prematura para as eleições, na verdade...


Seria uma demonstração de que a real intenção do ex-vereador seria de emplacar seu nome pelo menos como vice na chapa de algum candidato, já que muitos analistas políticos consideram inadequado lançar uma candidatura faltando ainda mais de um ano para o pleito.


Além de Chico Rozendo, especula-se o nome de Antônio Dólar (tio do atual prefeito Abel Dólar), como o nome que será lançado pelo grupo da situação.


Existem ainda especulações apontando para a possibilidade do vereador, Carlos José, também lançar-se na disputa pelo comando do executivo josé-penhense.


Além desses nomes, outra figura importante da política local começou a ter o seu nome ventilado nos bastidores. Trata-se de Jairo Mafaldo (Jairinho), que poderá contar com o apoio do suplente de deputado estadual, Pio X Fernandes, e da prefeita de Major Sales, Maria Elce, para viabilizar seu projeto político em José da Penha.

Ainda de acordo com as especulações, o grupo político liderado pelo ex-prefeito Dr. Raimundinho teria demonstrado interesse em abrir um canal de diálogo com Jairo Mafaldo no sentido de unir forças para enfrentar o candidato situacionista.

Assim, o quadro político em José da Penha começa a ganhar forma e uma pesquisa que mapeou as indicações de votos, bem como, alguns outros aspectos políticos e administrativos, causou enorme alvoroço entre os eleitores.


Algumas análises apontam para um cenário de acirramento na disputa política do próximo ano e os argumentos que sugerem uma eleição muito equilibrada estão relacionados as brigas internas do grupo da situação, uma administração sem grandes realizações, o desgaste pelo longo tempo que o mesmo grupo comanda o município e as perspectivas, cada vez mais concretas, de que um novo nome entre na disputa.


A entrada de um novo concorrente, com novas ideias e atitudes, buscando demonstrar para a população que é possível fazer uma administração empreendedora e de que a mudança do grupo que comanda o município a tanto tempo pode ser benéfico para todos, é tudo que o grupo situacionista mais abomina, mas...


É cada vez mais visível que a paciência do povo de José da Penha com o modelo administrativo que vigora no município está diminuindo...


O povo quer uma administração mais ousada, quer ser ouvido, participar do debate político e construir um novo projeto.


Os futuros candidatos a prefeito de José da Penha devem considerar, e muito, o exemplo do que ocorreu no Encanto. O povo quer mudança...


Atentai bem!