terça-feira, 16 de agosto de 2011

No "latifúndio político" oposicionista local... Quem manda são os "Figueiredos"!


Deu na coluna de César Santos do Jornal de Fato:

Nilton de novo
O ex-prefeito Nilton Figueiredo decidiu que vai disputar a Prefeitura de Pau dos Ferros em 2012, provavelmente vestindo a camisa do PMDB. Mas, o filho Bráulio Figueiredo ficará como reserva imediato, em caso de impedimento pela lei da ficha limpa. Se passar pelo crivo, será a quinta disputa de Nilton à Prefeitura. Nas quatro já disputadas, venceu três (1988, 1996 e 2000) e perdeu uma (2008).

Comentário do Blog: A oposição pau-ferrense parece que está andando em círculo, pois somente neste ano, os caciques oposicionistas já lançaram a candidatura do ex-prefeito, Nilton Figueiredo (PP), duas vezes à disputa da prefeitura de Pau dos Ferros.

É que num determinado momento chegou-se a cogitar entre os oposicionistas a ideia de que o jovem médico, Bráulio Figueiredo, seria uma espécie de "Plano A" da oposição, ou seja, o filho de Nilton ocuparia definitivamente o lugar do pai, evitando assim, problemas com a justiça para homologação da chapa oposicionista.

Só que... Mais uma vez ocorreu uma mudança de planos e o candidato deverá ser Nilton, até quando não sei.

Observando friamente este cenário político temos a impressão de que a oposição pau-ferrense virou um verdadeiro "latifúndio político", cujos proprietários majoritários são todos de uma mesma família (leia-se Família Figueiredo), pois do jeito que as decisões são tomadas no grupo... As opiniões dos outros e um risco na água são a mesma coisa (leia-se sem consistência).

Talvez seja justamente por este motivo (intransigência) que a oposição local tem sofrido derrotas sucessivas nas urnas para o grupo do prefeito, Leonardo Rego (DEM), que apesar de ser formado por pessoas de opiniões diversas, unem-se de maneira "Maçonica" para garantir a coesão e, consequentemente, o sucesso eleitoral dos projetos políticos que são definidos como metas.

Pelo visto, o desejo do médico luís-gomense, Pio X Fernandes (PSB), de unir o grupo oposicionista local para discutir um projeto político para Pau dos Ferros ficará restrito às discussões em torno da vaga de vice-prefeito, pois a cabeça da chapa já tem dono, ou seja... 

A vaga 'pertence' a qualquer pessoa que tenha no sobrenome, a identificação de proprietário do verdadeiro "latifúndio político" que se transformou a oposição pau-ferrense. 

Traduzindo... Se não for dos "Figueiredos" pode esquecer!

Que lástima!