quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O "Efeito Orloff" na política pau-ferrense...


Um anúncio que marcou a criativa publicidade brasileira dos anos 80 mostrava um sujeito bem vestido e penteado que olha para o espelho antes de sair de casa, à noite, e se vê com cara de ressaca, olheiras enormes, um trapo.

Pergunta à imagem quem é, e ela responde: “Eu sou você, amanhã”. 

A propaganda era de uma marca de vodka, a Orloff, que pretendia convencer as pessoas que, se a tomassem hoje, evitavam aquela triste figura... Amanhã.

Ficou tão famoso, que cunhou o chamado “Efeito Orloff”, aplicado às mais variadas situações em que a história parece repetir-se.

Tem uns políticos “pra essas bandas” que teimam em não enxergar o óbvio, mesmo sabendo que tal insensatez resultará numa baita ressaca...

Quem manda no PMDB do RN é Henrique Alves, respeitando a opinião do senador Garibaldi Alves... A liderança de Henrique é exercida plenamente.

Isso significa para os seus liderados que não será o projeto traçado pelo líder que vai se adequar aos interesses paroquiais de cada um dos diretórios municipais.

O histórico mostra que é exatamente o contrário: são os interesses “menores” que são sacrificados em prol do fortalecimento do partido.

O deputado “carrega o piano”, ajuda, protege os liderados, mas faz política com pragmatismo... E por isso mesmo, aviso aos marinheiros de primeira viagem, que o projeto em curso no PMDB é a eleição de Henrique Alves para o senado em 2014.

Quem imaginar que haverá tibieza por parte de Henrique na hora de definir o que é estratégico para o PMDB acabará com cara de ressaca, olheiras enormes, um trapo, com cara de cachorro que caiu da mudança...

Então vou deixar mais claro ainda: se ocorrer nas eleições de 2012 alguma situação que seja embaraçosa ao projeto do PMDB de eleger Henrique para o senado em 2014...

Não tenham dúvidas: o projeto 2014 falará mais alto e o liderado terá que se adequar.

Pomposos, bem-vestidos, bem penteados e perfumados, os novos integrantes do PMDB vão olhar para o espelho antes de saírem de casa para se dirigirem a festa que ocorrerá em 17 de setembro. 

Alguns correm o risco de se assustar com a imagem que o espelho lhes vai devolver.

Quem ingressar no PMDB saberá muito bem dos benefícios e do ônus que terá... 

Entenderam? Ou precisa desenhar.