Embora a governadora, Rosalba Ciarlini, ainda não tenha definido o nome do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga aberta com a aposentadoria de Alcimar Torquato, a Assembleia Legislativa já discute a indicação que será feita pelo Legislativo no próximo ano, quando terá que ser aposentar o conselheiro Valério Mesquita.
Entre os deputados prevalece a tese de que o indicado seja um parlamentar estadual. O deputado Ezequiel Ferreira (PTB) defende que a Assembleia indique um dos seus deputados para a vaga de conselheiro do TCE, cargo que é vitalício e tem salário equivalente ao de desembargador do Tribunal de Justiça do RN, atualmente próximo de R$ 25 mil.
O deputado estadual Fábio Dantas (PHS) também é defensor da tese. Questionado se poderá ser candidato à vaga do TCE que será aberta no próximo ano, Fábio é reticente: "Está muito distante".
Como o secretário chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, já descartou o interesse, estão também na disputa por essa vaga a esposa do vice-governador Robinson Faria, Juliane Faria, o deputado estadual Leonardo Nogueira e o também deputado, Nélter Queiroz. Outro nome que começa a ser cogitado é o do secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues.
O conselheiro Valério Mesquita terá que se aposentar até novembro de 2012, quando chega aos 70 anos de idade.
Mas ele pode antecipar em alguns meses a aposentadoria se decidir concorrer a um mandato eletivo no pleito do próximo ano.