sexta-feira, 16 de setembro de 2011

São Francisco do Oeste: Chefe de Gabinete oferece explicações sobre denúncia enviada ao Blog.


O chefe do Gabinete Executivo da prefeitura de São Francisco do Oeste, prof. Antonio Aldair Neto, ofereceu explicações sobre uma denúncia enviada ao nosso blog em que um webleitor afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde não estaria disponibilizando medicamentos à população há quase dois meses. 

Para atestar a veracidade das informações, nosso webleitor enviou uma foto de um aviso que teria sido afixado nos murais do Centro de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

Demonstrando total atenção para com esta ferramenta de comunicação e respeito para com a população de São Francisco do Oeste, a administração da prefeita, Gildene Barreto, através do Chefe de Gabinete, enviou prontamente as explicações e o nosso blog publica abaixo na íntegra. 

Confira:

Amigo Clodoeudes,


Infelizmente o partidarismo às vezes impede que as pessoas consigam enxergar o lado bom das coisas. Veja, São Francisco do Oeste realmente vive bons tempos em si tratando de saúde pública – convenhamos que fazê-la não é fácil porque os recursos sempre são insuficientes e trabalhamos com uma demanda inesperada. 
O cartaz realmente existiu, mas foi fruto de uma discussão tomada junto ao colegiado ligado e responsável pelas questões de saúde pública. É bom que saibamos que os medicamentos básicos da chamada farmácia básica não tiveram nenhum problema quanto à compra e dispersão (já que são obrigatórios) e também porque uma unidade de saúde não funciona sem os insumos básico. Apenas medicamentos que não são básicos e que são adquiridos em farmácias particulares com um custo bem mais elevado é que deixaram por poucos dias de terem autorizações de compra – salvando os casos emergenciais. 
Esse caso já foi solucionado, as contas voltaram ao controle – já que sabemos não poder descontrolá-las para mais tarde os problemas não serem maiores.

A reforma do Centro é uma realidade que não querem assumir o feito/visto. E por lá o atendimento está se organizando e em nenhum momento ficamos completamente sem médico. Houve sim a saída de um dos profissionais e nós tivemos muita dificuldade em encontrar um outro (já que são dois os médicos lotados na Unidade). Até publiquei no meu blog tamanha a dificuldade de encontrar médico disponível – afinal, trata-se de um profissional que não se encontra facilmente. Além disso, nem sempre estão disponíveis nos horários que queremos – os prefeitos da região sabem muito bem disso. 
O novo médico tem horários diferenciados, mas vem e agora temos médico todo dia – isso é que é importante. As ambulâncias nos foram entregues em estado deplorável – estamos devagar arrumando esses carros e a prefeita já deu provas suficiente de que conseguirá organizar tudo aquilo que nos foi repassado à deriva – a questão é tempo. Não sabemos fazer milagres – creio que concordará comigo.

Ah, antes que esqueça, o conselho de saúde tem representantes que não fazem parte do nosso grupo político, a pessoa que escreveu ao blog precisa se informar melhor e além disso, foram as instituições que encaminharam seus representantes. O problema é mais antigo... 
Quando entra um prefeito novo quase ninguém da oposição quer fazer parte dos grupos de controle social, essa é a verdade! Vejo isso há muito tempo nessa cidade. Gostaria sim que as pessoas reconhecessem que a administração está no rumo certo, mas infelizmente ainda tem em são Francisco do Oeste – quem – depois dos 06 anos de atraso ainda fale em Dr. Aníbal – que sempre reconheci, bom profissional de saúde, boa pessoa, mas péssimo administrador.

Um abraço.


Prof. Antonio Aldair neto
Chefe do Gabinete Executivo