segunda-feira, 21 de maio de 2012

São Miguel: O que dizem os números da discórdia?


Leio em alguns blogs da região que a realização de uma, suposta, pesquisa para "consumo interno", na cidade de São Miguel, teria revelado que a aprovação da "Gestão Galeno Torquato" não estaria muito boa junto aos micaelenses.

Ainda de acordo com o que foi publicado, os números do, suposto, levantamento teria indicado um crescimento da pré-candidata, "Nirinha" Fernandes, esposa do deputado estadual, Raimundo Fernandes, provável contratante da pesquisa (quem pagou?), já que pelos textos publicados o homem ficou feliz da vida com o que teria, supostamente, pagado para obter (resultado do levantamento?).

Com base nas informações postadas nos blogs, faço alguns questionamentos:

Como o eleitor vai acreditar no resultado de uma, suposta, pesquisa que nem mesmo foi registrada na Justiça Eleitoral?

Se a realidade sobre a aprovação da "Gestão Galeno Torquato" é negativa, então porque o resultado de outras pesquisas dizem totalmente o contrário? 

Seria o detalhe sobre quem pagou a pesquisa, o grande diferencial na hora de entregar o resultado?

Vejam um exemplo abaixo:

Clique na imagem para ver em tamanho maior.

Observem que a imagem acima mostra, claramente, o resultado de uma outra sondagem para "consumo interno" na "Serra do Camará", cujo o nome do instituto foi preservado. 

Pois bem, nesta pesquisa a administração do prefeito, Galeno Torquato, é aprovada por cerca de 77% da população, fato que coloca em xeque a credibilidade do resultado mostrado na pesquisa que, possivelmente, teria sido contratada pelo dep. Raimundo Fernandes, a não ser que da próxima vez...

A pesquisa seja devidamente registrada no TRE-RN e, posteriormente, publicada de forma transparente para o eleitor analisar friamente o resultado dos números aferidos. Ao menos é o que penso.

Sobre o provável crescimento da pré-candidata, "Nirinha" Fernandes, fica a sugestão: Divulguem o resultado das amostragens anteriores, pois só assim o eleitor poderá tomar conhecimento do quadro eleitoral no município. 

Na base do "achômetro" não vale!

A propósito, se a pré-candidata "Nirinha" está crescendo, significa dizer que ela não lidera a disputa ou que Dr. Dario Vieira está bem à frente da esposa do deputado?

Sinceramente, não acredito em pesquisa realizada sem a devida fiscalização da Justiça Eleitoral. Sou a favor da divulgação de pesquisas sim, mas somente daquelas que tenham a autorização do TRE-RN.

Qualquer coisa além disso, é mera especulação!