segunda-feira, 22 de abril de 2013

Prefeita, Gildene Barreto, poderá perder o apoio de mais um vereador no Legislativo.

Vereador, Janduy Alexandre (PTB), prestes a migrar para a oposição?

Se a situação da bancada da Prefeita de São Francisco do Oeste, Gildene Barreto (PTB), no Poder Legislativo já não era boa, agora, com a iminente possibilidade de migração de mais um vereador governista para o grupo oposicionista, tudo poderá ficar ainda pior.

Sabemos que hoje a oposição conta com a maioria absoluta na Câmara Municipal, já que cinco edis discordam dos atos políticos ou administrativos da atual gestão. São Eles: Raimundo Souza (PT), Leidja Luzia (PSB), Geniosmo Pinheiro (PCdoB), Valci (PSB) e Cícero Gomes (DEM), sendo que este último preside o Legislativo.

Entretanto, segundo informações, o parlamentar Janduy Alexandre (PTB) estaria emitindo sinais claros de insatisfação e, caso resolva optar mesmo pelo rompimento, deverá engrossar o coro dos oposicionistas no trabalho de fiscalização dos atos da Chefe do Executivo, fato que poderá deflagrar um perigoso processo de fragilização política da Prefeita Gildene, já que dois terços dos atuais integrantes do Legislativo deverão limitar o "poder de fogo" da gestora.

Só para se ter uma ideia melhor dessa situação, o clima está tão desfavorável no grupo governista para Janduy Alexandre que, de acordo com o que nos foi repassado, o vereador não foi convidado pela Prefeita Gildene para acompanhá-la nos seus últimos compromissos administrativos em Natal. Contudo, levou todos os integrantes do seu grupo político para participarem de audiências com a Governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), e com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Rego (DEM).

Grupo situacionista de São Francisco do Oeste em recente audiência com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Rego. Destaque para a ausência do Vereador, Janduy Alexandre.

O motivo para o início de tantas rusgas ainda é desconhecido, mas piorou na última sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores quando o grupo oposicionista, com o voto do Vereador Janduy, conseguiu aprovar por 6X3 [em primeiro turno] um requerimento de autoria do Vereador, Geniosmo Pinheiro (PCdoB), que objetiva alterar a Lei Orgânica do Município para antecipar o processo de escolha da nova mesa diretora do Poder Legislativo - Biênio 2015/2016.

Mesmo tendo recebido uma recomendação partidária enviada pela Prefeita, Gildene Barreto, para posicionar-se contra o requerimento, a informação que nos chega é que Janduy Alexandre preferiu seguir a mesma linha de raciocínio dos oposicionistas, em detrimento das convicções governistas.

Evidentemente que os fatos narrados acima não são suficientes para confirmar o desembarque do Vereador Janduy no grupo de oposição a Prefeita, Gildene Barreto, porém, há quem afirme que a assessoria jurídica do Diretório Municipal do PTB já estuda a possibilidade de ingressar com uma ação na justiça eleitoral para punir o referido parlamentar, caso o mesmo continue desobedecendo as orientações dos líderes locais da agremiação.

Em meio as especulações sobre supostas intimidações judiciais e indícios claríssimos de insatisfações no seio governista, o certo mesmo é que a crise instaurada na bancada da Prefeita Gildene no Legislativo refletem a sua fragorosa inabilidade política no trato com aliados e que poderá lhe custar caro em pleitos futuros.

A persistirem esses desentendimentos no grupo situacionista, não demorará muito para a oposição ressurgir (das cinzas da situação?) fortalecida para embates futuros em São Francisco do Oeste.

Quem avisa...