O Ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), que está ocupando atualmente o cargo de Secretário de Recursos Hídricos do Estado, no "apagar das luzes" de sua gestão fez questão de deixar claro que estava saindo do comando do Executivo pau-ferrense deixando o nosso município financeiramente organizado, sem dívidas para pagar e ainda com cerca de 8 milhões em recursos assegurados para a conclusão de obras, diferentemente, segundo ele, do cenário que recebeu em 2005.
Pois bem, passados alguns meses, eis que o nosso blog tomou posse de vários documentos que comprovam, indubitavelmente, que parte do discurso fantasioso de Leonardo Rego não passou de um grande engodo para tentar ludibriar os mais incautos.
De acordo com o que apuramos, o Governo Leonardo Rego não só deixou dívidas a serem pagas, inclusive várias delas foram protestadas em cartório, como também deixou de cumprir com uma série de obrigações administrativas que, aparentemente, estão inviabilizando a sequência de obras importantes como, por exemplo, a Praça do Bairro São Benedito onde os bancos estão deteriorando-se e a terra, por falta de cobertura vegetal (grama), está
sendo arrastada pela força das águas pluviais e sendo depositada em frente a Churrascaria 'O Garcia'.
Existe também uma história muito "cabeluda" que contaremos sobre a, suposta, suspensão das obras de construção do novo abatedouro público do município. Segundo informações preliminares apuradas pela nossa reportagem, a empresa responsável pela obra (Pingo D'água Construções e Serviços LTDA) teria sofrido um, provável, calote da gestão anterior e, posteriormente, abandonado os serviços. Contudo, esta é uma novela com longos capítulos e que contaremos nos próximos dias.
Enquanto mais detalhes não são apresentados por esta página virtual, deleite-se abaixo com imagens de títulos protestados em cartório relacionadas a dívidas contraídas pela gestão passada (algumas desde o ano de 2007) e, possivelmente, não quitadas pelo Ex-prefeito, Leonardo Rego.
Detalhe: A referida certidão foi expedida em 29 de Abril de 2013. Ou seja, as informações estão atualizadas.
Detalhe: A referida certidão foi expedida em 29 de Abril de 2013. Ou seja, as informações estão atualizadas.
Atenção! Dê um clique duplo nas imagens e visualize em tamanho maior.
Como todos podem observar claramente nas imagens destacadas, surpreendentemente, o Ex-Prefeito, Leonardo Rego, deixou no seu
inventário administrativo vários títulos protestados em cartório, conforme
certidão mostrada acima.
Pasmem! O gestor modelo, atual Secretário de Recursos Hídricos descumpriu diversos compromissos com credores a ponto das dívidas serem informadas e reconhecidas num órgão sério e comprometedor como o Cartório.
Certamente, os credores deverão acionar a Justiça, vez que nem o protesto público foi capaz de provocar o devedor a sanear as referidas dívidas.
E agora, quem pagará essas contas? O atual Prefeito, Fabrício Torquato?
Digo mais... Será que esse era o "sabugo" que Leonardo Rego tinha para mostrar a sociedade?
ENTENDA MELHOR
O protesto é um ato formal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de um outro documento de dívida sujeito ao protesto. Somente o Tabelião de cartório pode lavrar o protesto.
O protesto, basicamente, se destina a duas finalidades: a primeira é de provar publicamente o atraso do devedor; a segunda função do protesto é resguardar o direito de crédito.
O efeito do protesto de qualquer dívida é manter as Empresas, Comércios e Bancos informados de devedores inadimplentes, os famosos maus pagadores (Velhacos?).
Outrossim, na esfera judicial, o credor do título protestado terá em seu poder a prova formal, revestida de veracidade e fé pública, de que o devedor está inadimplente ou descumpriu sua obrigação, tendo mais chance de ser o vencedor das ações que promover, já que é comprovada por tabelião público.