O Projeto de Lei N° 1509/13, de autoria do Vereador Gilson Rêgo (DEM), que oficializa o "Dia Municipal do Evangélico" na cidade de Pau dos Ferros foi aprovado, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores.
De acordo com o projeto, a data comemorativa aos evangélicos acontecerá sempre no terceiro sábado do mês de novembro. Além disso, durante todo o dia (e a semana que antecede à data) deverão acontecer
cultos, palestras, apresentações de grupos de coreografias, pantomimas,
shows gospel e demais eventos socioculturais.
Surpreendentemente, apenas cinco parlamentares compareceram à votação da matéria, sendo quatro o número de parlamentares que foram registrados como ausentes.
Como não houve a necessidade da Presidente do Legislativo, Itacira Aires (DEM), manifestar-se favoravelmente à matéria, coube aos edis Antônio Avelino (PP) e Manoel Florêncio (DEM) acompanharem a solicitação do autor do projeto (Gilson Rego).
A Vereadora, Marta Pontes (DEM), optou por abster-se alegando não querer tomar partido nos projetos que objetivassem beneficiar algum movimento religioso, porém, admitiu que recentemente votou a favor de um outro projeto de lei que oficializou uma data comemorativa da religião católica como feriado municipal, despertando a insatisfação dos evangélicos presentes no auditório que retrucaram dizendo: "Como Pilatos resolveu lavar as mãos?"
Com relação aos parlamentares ausentes, frise-se que a Vereadora, Tércia Batalha (PSB), não pode comparecer à sessão porque encontra-se em Natal, desde o início da semana, tratando de assuntos particulares.
Já os parlamentares Kasumaro Kened (PMDB), Gutemberg Bessa (DEM) e Francisco José (DEM), segundo informações, não apresentaram justificativas plausíveis para suas respectivas ausências, aparentemente, propositais. Teriam sofrido pressões obscuras?
Segundo o edil Manoel Florêncio, "Quem deixa de comparecer a uma sessão polêmica apenas para não se expor publicamente, age com covardia!"
Para um bom entendedor...
Fotos: Franskin Leite