quinta-feira, 13 de junho de 2013

Fábio Faria cobra agilidade na execução das obras de transposição do Rio São Francisco.


As obras do Rio São Francisco, iniciadas em 2007, estão com índice de 43% de execução. Bem abaixo do esperado já que a expectativa era de que o projeto fosse concluído agora em 2013. Em virtude disso, o segundo vice-presidente da Câmara Federal, Fábio Faria, fez um apelo para que o governo federal coloque a obra como prioridade no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). 

Para o deputado, a transposição é a alternativa possível para garantir abastecimento de água aos municípios do semiárido, mesmo nos períodos de maior estiagem, como essa que é considerada a maior seca dos últimos 40 anos. 

"A conclusão dessa obra vai garantir que o abastecimento de mananciais de quatro estados que estão entre os mais atingidos pela seca. Só no Rio Grande do Norte a transposição vai garantir o abastecimento contínuo de 95 municípios ao estabilizar o volume de água das barragens de Santa Cruz e Armando Ribeiro Gonçalves e ao tornar os rios Apodi e Piranha-Açu perenes. Isso é sinônimo de libertação para o povo que vive a mercê das condições do tempo ou de ajuda do governo. Eles vão poder se planejar, investir e prosperar", afirmou o deputado ao defender também o empenho dos parlamentares na fiscalização do projeto. 

O Ministro da Integração, Fernando Coelho, que é o responsável pela transposição, garantiu recentemente que o ritmo das obras será retomado para garantir que ela seja finalizada até 2015.