quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fábio Faria discute UERN de Apodi com o futuro reitor e a deputada Fátima Bezerra.


A implantação de um novo campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi discutida, na noite desta quarta-feira (10), pelos deputados federais Fábio Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT) com o reitor eleito da instituição, Pedro Fernandes, que assumirá o cargo em setembro próximo.

A Emenda de bancada sugerida pelo Segundo Vice-presidente da Câmara dos Deputados ao Orçamento Geral da União (OGU) foi empenhada no ano passado no valor de R$ 1 milhão, para início do projeto. Este ano, foi aprovada emenda complementar de R$ 19 milhões ao OGU, recursos suficientes para a conclusão da obra.

"Este é um compromisso nosso com a população de Apodi, que já perdeu a oportunidade de contar com Ufersa (Universidade Federal do Semi-árido), e luta há décadas por uma universidade. Foi com muito esforço nosso e da deputada Fátima Bezerra que conseguimos o empenho da emenda inicial, e continuamos priorizando a UERN este ano. Tenho certeza que também há compromisso da universidade em oferecer esta oportunidade para tantos jovens da Chapada do Apodi", ressaltou Fábio Faria.

A deputada Fátima Bezerra, que participa de todo o processo e se empenha no cumprimento desse investimento, faz gestão junto ao Fundo Nacional de Educação (FNDE) para agilizar a análise do projeto e sugeriu a realização de um debate na cidade de Apodi sobre o tema. "É importante que fique claro para a comunidade que nós estamos fazendo todo o esforço para conseguirmos realizar esse projeto, e a importância da expansão da UERN para a região, que não está contemplada com as universidades federais", disse.

HISTÓRICO

Fábio Faria relatou que o atual reitor Milton Marques apresentou todos os projetos exigidos pelo Ministério da Educação no ano passado, e que o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, tem se empenhado, com apoio da Câmara Municipal, em oferecer todas as condições para a implantação do novo campus da UERN. Este ano, já foi feita a doação definitiva do terreno onde o prédio será construído, uma exigência do MEC.