quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Laboratório atesta qualidade de água que foi distribuída em escolas e creches de Pau dos Ferros.


Um episódio ganhou destaque na mídia local, após um grupo de cidadãos questionarem, até mesmo junto ao Ministério Público Estadual, a qualidade da água que estava sendo distribuída, através de carro pipa, às creches e escolas do município de Pau dos Ferros.

A água entregue foi coletada de um poço profundo perfurado na Praça Monsenhor Caminha, no centro de Pau dos Ferros. Diante deste questionamento, a Prefeitura imediatamente suspendeu a distribuição do líquido lá coletado e passou a distribuir apenas a água retirada de outro poço, já do município de Apodi. Este poço é o mesmo que já abastece a Zona Rural de Pau dos Ferros, através da operação Carro-Pipa.

Neste intervalo, segundo explica o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, uma amostra da água foi coletada, mais precisamente no dia 05/12/2013 para ser analisada pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes – LACEM-RN, um dos institutos de maior credibilidade no Estado.

Segundo este laboratório, que teve toda a análise baseada em criteriosos parâmetros impostos pelo Ministério da Saúde, a água daquele aquífero é considerada "satisfatória", o que significa dizer, que não representou, nem representaria, nenhum risco à saúde dos alunos da Rede Municipal de Ensino, por terem suas merendas preparadas com esta água ou por terem bebido dela.

Este poço é um dos vários já perfurados e que faz parte de um planejamento estratégico montado pela Prefeitura de Pau dos Ferros, que prevê a perfuração de aproximadamente 20 poços artesianos em diversos locais da cidade, perfurados em Parceria com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH, para o abastecimento da população, em um cenário de colapso total da barragem de Pau dos Ferros.

Clique na imagem e veja em tamanho maior.

Informações da Assessoria de Comunicação