terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Se o candidato do PMDB receber o apoio do DEM, Nilton e Leonardo dividirão o mesmo palanque em Pau dos Ferros?


Perguntinha básica que não pode faltar em meios as especulações de que o DEM de Agripino escanteará Rosalba para apoiar o candidato a Governador do PMDB: Nilton Figueiredo e Leonardo Rêgo dividirão o mesmo palanque em Pau dos Ferros?

Hum... Esse é um assunto bastante indigesto para os dois, sem dúvidas, e com certeza não irão antecipá-lo aos seus liderados agora, principalmente, aos mais radicais. 

Mas, como não falar neste assunto se as articulações já começaram e, aparentemente, caminham para esse desfecho?

Oras, todos sabem que Nilton e Leonardo não se "bicam" (como será esse relacionamento no céu, hein?), por hipótese alguma, e caso essa aliança DEM/PMDB seja repetida no estado, só lhes restarão duas alternativas: romper e apoiar a candidatura de Robinson Faria ou subirem no mesmo palanque em Pau dos Ferros.

Para quem descarta a segunda possibilidade, talvez, a resposta para essa pergunta esteja na própria história da política potiguar, pois no ano de 2006 essa mesma aliança DEM/PMDB foi formalizada em prol de uma candidatura peemedebista (Garibaldi Filho) e o desfecho todos sabem: Nilton Figueiredo optou por romper e apoiar a candidatura à reeleição da então Governadora, Wilma de Faria (PSB).

Sobrou até para o candidato a Deputado Estadual da época, Elias Fernandes (PMDB), preterido por Figueiredo que, em seguida, se "jogou nos braços" do Dep. Raimundo Fernandes, então filiado ao PMN. 

Contudo, não podemos usar de leviandade ou fazer prognósticos futuros sem sustentação concreta com relação à realidade atual, pois, talvez, o Deputado Gustavo Fernandes (filho de Elias), consiga manter o apoio de Figueiredo mesmo com a consolidação da aliança DEM/PMDB, tarefa que nem o seu pai conseguiu realizar.

Se em política tudo é possível, porque não acreditar na visualização de um palanque recheado de desafetos defendendo o mesmo projeto político?

Seria cômico, se não fosse intragável!