quinta-feira, 3 de julho de 2014

Adutora de engate rápido em Pau dos Ferros deve ter testes em 15 dias.


Para minimizar as dificuldades com abastecimento de água uma das soluções encontradas pelos órgãos públicos é a construção de adutoras de engate rápido. Duas adutoras estão previstas em regiões diferentes do Estado. A mais adiantada é para o município de Pau dos Ferros, a segunda seria para Currais Novos.

De acordo com informações do site Tribuna do Norte, o equipamento para a região do Seridó está em fase de elaboração de projeto, e deve custar R$ 25 milhões. O órgão executor da obra será o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), e o competente para operacionalização a Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto do RN (Caern).

A adutora de engate rápido trata-se de uma solução emergencial que consiste em puxar um ramal da adutora Serra de Santana, irrigada pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, para levar água até Currais Novos e Acari, principalmente. O projeto de engenharia já está concluído, faltando apenas a planilha orçamentária e o plano de trabalho. O Dnocs garante entregá-los até o prazo que ficou acertado.

Segundo Luciano Cavalcanti, o engate iniciaria em Florânia, na adutora Sertão Central, e seguia para Currais Novos. "A documentação vai ser mandado para o Ministério da Integração, e acho que deve iniciar a obra de trinta a quarenta dias", calcula. 

No Alto Oeste, a adutora para Pau dos Ferros está terminando a captação de energia e deve ser realizado os testes nos próximos 15 dias, para então ser autorizado o uso. A adutora de 42 km, levando água da barragem de Santa Cruz do Apodi a partir de uma ligação em Itaú, beneficiará a cidade de Pau do Ferros e mais 26 municípios.