O presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN), vereador Raniere Barbosa (PDT), foi afastado do cargo de presidente da Câmara Municipal de Natal, na manhã desta segunda-feira (24), após deflagração da operação "Cidade Luz", pelo Ministério Público do RN.
O Ministério Público está apurando o desvio de R$ 22 milhões da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (SEMSUR), justamente na época em que Raniere Barbosa esteve à frente da pasta.
Pelo que foi apurado pelo MPRN, há indícios que o montante desviado é decorrente
de superfaturamento e pagamento de propina relativos a contratos
firmados entre empresas e a Secretaria para a prestação de serviços
referentes à manutenção e à decoração do parque de iluminação pública da
capital potiguar.
Após o gabinete de Raniere Barbosa ter sido alvo de mandado de busca e apreensão, ele foi proibido de ir à Câmara Municipal, à Semsur e à Controladoria do Município. Além disso, foram expedidos 15 mandados de prisão contra as demais pessoas envolvidas na roubalheira.
Pré-candidatura/Eleições 2018
Vale salientar que, ultimamente, Raniere vinha se apresentando na mídia como um pretenso candidato a deputado estadual para as eleições de 2018, inclusive, utilizando a presidência da FECAM como principal 'trampolim midiático' na tentativa de consolidação do seu projeto político.
Na última sexta-feira (21), por exemplo, o presidente afastado da Câmara de Natal esteve em Pau dos Ferros, ao lado do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Cláudio Santos, participando de um evento promovido pela FECAM/RN.
Há quem diga que, através da promoção de uma ampla discussão sobre a segurança pública no Alto Oeste, Raniere objetivou atrair holofotes na região à sua futura postulação.
Todavia, ao que parece, as coisas não saíram conforme o esperado.