sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Prefeitura de São Francisco do Oeste consegue regularizar pagamento de gratificação oriunda de recursos do PMAQ aos servidores da Saúde.

Após escalar uma verdadeira força tarefa para atualizar a situação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), junto ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Francisco do Oeste conseguiu regularizar o pagamento da gratificação direcionada os profissionais integrantes das equipes do Programa Saúde da Família, Saúde Bucal, além dos Agentes Comunitários de Saúde.

Segundo informações, a atual gestão teria encontrado o PMAQ em situação de bloqueio, algo que perdurou até o mês de junho, em virtude do não repasse de informações pontuais exigidas pelo Governo Federal. Com a atualização dos dados, a equipe da Secretaria de Saúde do município logrou êxito no desbloqueamento dos recursos.

Vale salientar que o PMAQ objetiva incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Nas redes sociais, o prefeito Lusimar Porfírio (PSD) comemorou o êxito de sua gestão e fez questão de parabenizar a sua equipe pelo excelente resultado alcançado. Além disso, ele incentivou os profissionais da Saúde a continuarem se empenhando no sentido de garantir uma melhor qualidade no atendimento à população.

"Quero parabenizar a Secretária de Saúde, Jane Morais, bem como toda a sua equipe que de forma incansável lutou para que esse programa fosse desbloqueado e, consequentemente, o nosso município voltasse a receber esses importantes recursos. Sabemos que este montante é referente a última avaliação do PMAQ, ocorrida ainda na gestão passada. Infelizmente, São Francisco do Oeste ficou com uma das piores notas entre os 37 municípios que compõem o Alto Oeste. Todavia, como estamos esperando uma nova avaliação, entre os dias 11 e/ou 15 de setembro, com o empenho de todas as equipes envolvidas, iremos obter uma boa nota para alcançarmos um patamar melhor de recursos", disse o prefeito Lusimar.