sexta-feira, 20 de julho de 2018

MPRN: Programa Transformando Destinos chega a mais 16 municípios potiguares.

O programa Transformando Destinos: Interiorizando a Política sobre Drogas iniciou uma nova fase de expansão, chegando a mais 16 municípios potiguares. O evento de lançamento oficial do projeto ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal. 

O Transformando Destinos é um programa do Ministério Público do rio Grande do Norte (MPRN) que atua nos eixos da prevenção, do cuidado e da repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes, com base na integração entre os setores e os entes.

Na cerimônia desta sexta, foram oficializadas as assinaturas de Acordos de Cooperação Técnica, selando a parceria com os Executivos Municipais, e uma palestra tratando sobre a prevenção ao uso de drogas.

O Transformando Destinos é desenvolvido desde 2015 pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em parceria com a Associação do Ministério Público do RN (Ampern) e apoio do Ministério Público do Trabalho. Desde então, o projeto atua na indução da política pública sobre drogas junto aos Executivos Estadual e dos Municípios de Natal, Parnamirim, Mossoró, Parelhas e Macau, nos eixos da prevenção ao uso, do cuidado ao usuário e sua família e da repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes, buscando uma atuação integrada, articulada e solidária entre os diversos atores responsáveis pela temática.

O evento desta sexta contou com a presença do governador do Estado, Robinson Faria, e de prefeitos e secretários dos 16 municípios que aderiram ao programa. Os novos municípios a integrar o Transformando Destinos são: Areia Branca, Assu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu.

Além das assinaturas dos Acordos de Cooperação Técnica, outro ponto alto do evento foi a palestra da Profª Dra. Zila Sanchez, especialista em Prevenção ao Uso de Drogas, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrante do Comitê Internacional de Diretrizes de Prevenção do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).