Em Rafael Fernandes, o prefeito Bruno Anastácio (MDB) vem enfrentando o que há de pior em se tratando de perseguição política: tramoias, conchavos e complôs realizados às escuras para tentar desestabilizar sua gestão e, consequentemente, prejudicar o seu projeto de reeleição, direito constitucional garantido ao gestor, mas que algumas pessoas até pouco tempo beneficiadas pelo próprio Chefe do Executivo não querem compreender ou "engolir".
De acordo com fontes seguras, toda a conspiração teria sido elaborada pelo atual presidente da Câmara Municipal, Jorio Cesar (MDB), que mesmo tendo conseguido emplacar a sua esposa (Desirée Ferreira) como secretária de Saúde logo no início da atual gestão, tem se lançado como pré-candidato a prefeito nas próximas eleições, desconsiderando o direito natural do prefeito Bruno de ir novamente para a disputa nas urnas.
A celeuma aumentou ainda mais quando não restou outra alternativa ao prefeito Bruno que não fosse a de exonerar a esposa do vereador Jorio, na última quinta-feira (18), após as sucessivas afrontas políticas do presidente do Legislativo que, detalhe: é cunhado do ex-prefeito Nicó Júnior.
Ainda segundo as nossas fontes, a ex-secretária Desirée Ferreira tinha total autonomia financeira à frente da pasta da Saúde e, pelo que dizem, já vinha priorizando atendimentos de pleitos encaminhados por possíveis eleitores do marido em detrimento da demanda coletiva, numa clara demonstração de deslealdade para com o próprio primo e prefeito Bruno Anastácio.
O pior de tudo isso é que todas essas movimentações de bastidores se intensificaram após o falecimento do ex-prefeito Nicodemos Ferreira (in memoriam) que, segundo apuramos, antes de falecer pediu aos familiares que se mantivessem unidos para evitar o enfraquecimento do clã político familiar. Mas, pelo cenário que está posto, está acontecendo justamente o contrário e, surpreendentemente, por iniciativa dos descendentes diretos do ex-prefeito falecido. Sem dúvidas, um comportamento lamentável.
Todavia, informações chegadas de Rafael Fernandes dão conta que o prefeito Bruno não se intimidou pelo conluio político contrário formado em torno de si e, imediatamente, tratou de nomear uma nova secretária de Saúde, no caso, a educadora Hiudevan Duarte, que estava à frente da secretaria de Assistência Social, inclusive, com sua atuação tendo sido bastante elogiada pela população.
Contudo, surpreendente mesmo foi quando, ainda na última quinta, o prefeito Bruno Anastácio reuniu seus amigos para explicar tudo o que estava acontecendo em sua residência e uma verdadeira multidão se aglomerou no local para escutar o gestor.
Por fim, a euforia dos aliados de Bruno Anastácio foi tamanha que resolveram realizar uma espécie de manifestação pelas ruas da cidade em sinal de apoio ao prefeito, algo que mexeu com os nervos dos adversários do gestor, inclusive, ao ponto de alguns confessarem espanto com a movimentação.
Agora, mesmo contando com o apoio apenas da vereadora Neuda Lopes (MDB) no Poder Legislativo, o Chefe do Executivo ganhou fôlego redobrado com o apoio declarado da população nos últimos dias, até porque, duvido que algum parlamentar tenha coragem de votar de forma contrária a qualquer matéria que seja do interesse coletivo dos habitantes de Rafael Fernandes.
Como dizem por aí... vão-se os anéis, ficam-se os dedos.
No caso dos bacuraus de Rafael Fernandes, destaca-se o polegar erguido, sinalizando positivamente para o prefeito Bruno seguir em frente.