sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Presença do Carro Fumacê em Pau dos Ferros foi solicitada pelo Prefeito Leonardo Rêgo via Ofício junto à 6ª Regional de Saúde Pública; combate à Dengue, Zika e chikungunya é obrigação coletiva do Governo Federal, Estados e Municípios.

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), com o intuito de esclarecer a população, informa que protocolou no dia 27 de setembro ofício junto à 6ª Regional de Saúde Pública (URSAP) solicitando o envio do carro fumacê ao município.

O Prefeito Leonardo Rêgo também reforçou o pedido por meio de contato telefônico com o Coordenador Técnico de Vetores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Walter Santos.

O gestor municipal foi comunicado sobre o desabastecimento a nível nacional do inseticida malathion, conforme atestado pela nota informativa divulgada pelo Ministério da Saúde.

O inseticida ficou estocado em navio, por um período de aproximadamente seis meses, aguardando uma liberação da ANVISA, situação que causou atrasos na operacionalização das ações nos estados e municípios de todo o país.

Após a liberação do inseticida, a coordenação da SESAP atendeu prontamente o que foi solicitado pela Prefeitura, enviando três veículos para realizar a ação do carro fumacê, seguindo um cronograma que atende amplamente a zona urbana do município e algumas comunidades rurais, territórios com maior adensamento populacional.

O uso do fumacê é uma forma apenas emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento ao mosquito. Por isso, a indicação tem normas muito bem definidas e que são seguidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

É importante destacar que a atual gestão está dando total suporte aos técnicos que estão realizando a aspersão do inseticida, tudo dentro do que foi solicitado previamente através de ofício.

A Prefeitura, como forma de contrapartida, está garantindo a alimentação e o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos profissionais da SESAP, que estão executando as atividades nas diversas comunidades, assim como a lavagem dos veículos que estão circulando na cidade.

Vale salientar que o Governo Federal, Estados e Municípios tem obrigações coletivas a serem cumpridas no controle das arboviroses (Dengue, Zika e chikungunya).