terça-feira, 22 de junho de 2021

Ex-ministro do PT será convocado para depor na 'CPI da Covid' na Assembleia Legislativa; Mesa Diretora vai definir número de deputados que vão participar ativamente das investigações.

O ex-ministro dos governos do PT e ex-secretário-executivo do Consórcio Nordeste Carlos Gabas será convocado para depor na CPI da Covid no RN. 

A informação foi confirmada pelo deputado estadual Kelps Lima em entrevista à 97 FM nesta segunda-feira (21).

"Tem algumas pessoas que serão obviamente convocadas: Carlos Gabas, dirigente do Consórcio Nordeste, o secretário de saúde, vários servidores da saúde, todos os empresários desse contrato", disse Kelps.

Uma reunião da mesa diretora da Assembleia Legislativa vai definir, na manhã de hoje, o número de deputados que vai compor a CPI criada para investigar R$ 72,23 milhões em contratos, firmados durante a pandemia de coronavírus no Rio Grande do Norte.

GABAS

A convocação de Carlos Eduardo Gabas também foi solicitada pela CPI da Covid no Senado, mas foi rejeitada por seis votos a quatro. O requerimento para convocar Gabas foi apresentado pelos senadores governistas Eduardo Girão (Podemos-CE), Marcos Rogério (DEM-RO) e Ciro Nogueira (PP-PI).

Os parlamentares queriam investigar a compra de 300 ventiladores clínicos de UTI pelo Consórcio Nordeste junto à empresa Hempcare. 

O Rio Grande do Norte participou dessa compra, inclusive pagando de forma adiantada R$ 4,9 milhões ao consórcio. Os equipamentos, no entanto, nunca chegaram ao Rio Grande do Norte.