quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Presidente da Femurn está indignado com atraso do Governo do Estado no repasse dos recursos do Projeto Garantia-Safra.

Embora a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tenha anunciado em suas redes sociais o pagamento de mais de R$ 63 milhões para agricultores do Nordeste referente ao projeto Garantia-Safra (que beneficia mais de 74 mil pessoas),

O presidente da Federação dos Municípios do RN, Babá Pereira, se mostrou indignado com o atraso nos repasses por parte do governo estadual. "Esse governo não cumpre (o compromisso) com os municípios", afirma.

São mais de 27 mil agricultores que dependem do Seguro-Safra no estado. "Mais uma vez a gente vem cobrar por parte do governo respeito com o agricultor, com a agricultora norte riograndense. Infelizmente o governo que se comprometeu a pagar até outubro do ano passado e não pagou. E, com isso, causou um atraso muito grande no recebimento por parte dos agricultores desse importante programa", disse Babá Pereira.

De acordo com ele, esse recurso movimenta em mais de R$ 20 milhões na economia do RN. "Esperamos que comece a sair a partir de fevereiro, já que o governo disse que pagou em dezembro, pagou atrasado", afirma.

O presidente da Femurn ainda diz que esse atraso no envio dos recursos por parte do governo do estado era "esperado". Segundo ele, o governo Fátima Bezera não tem cumprido alguns de seus compromissos com os municípios, como com a dívida ativa do IPVA e do ICMS que estão com os repasses atrasados, com os servidores que estão com os salários ainda atrasados desde a gestão passada e também com os fornecedores da saúde do estado.

Babá conclui dizendo que o governo tem trazido muitos prejuízos e transtornos para a população do RN.