quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Número de eleitores ultrapassa população em 58 municípios do RN; situação ocorre em 34% das cidades potiguares.

Em 58 municípios do Rio Grande do Norte, o número de eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral supera o total de habitantes locais.

Esse fenômeno ocorre em 34,73% dos 167 municípios potiguares, conforme levantamento feito pela Tribuna do Norte, baseado nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme a Corregedoria Regional do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), a diferença não caracteriza, por si só, uma fraude eleitoral. 

A disparidade se deve a diferenças nas estimativas populacionais do IBGE, que podem conter distorções, e às migrações registradas mais rapidamente no cadastro eleitoral do que no Censo Populacional.

O TRE-RN não foi acionado pelos juízes eleitorais para analisar esses dados de população e eleitores. Quando necessário, existem cálculos específicos para recalcular a migração de eleitores. Alguns questionamentos sobre transferências eleitorais foram respondidos judicialmente, mas o prazo para revisões relacionadas a esta eleição já expirou.