Afirmo sempre que não existe campanha ganha ou perdida antes da abertura das urnas que, no caso, acontecerão no próximo domingo (06/10), após às 17 horas, com a divulgação dos resultados oficiais.
Em Pau dos Ferros, pelo modo científico de observação de uma campanha eleitoral, que é a análise da divulgação de várias pesquisas registradas e divulgadas junto à Justiça Eleitoral, tem-se que a favorita para vencer a peleja eleitoral é a prefeita e candidata à reeleição Marianna Almeida (PSD), que tem como candidata a vice-prefeita a jovem médica Lara Figueiredo (MDB).
Vale ressaltar que vários institutos passaram por Pau dos Ferros e, sem exceção, todos apontaram vantagem de Marianna Almeida em relação ao seu adversário Leonardo Rêgo (PP). Dentre esses institutos, apenas um foi alvo de questionamento judicial: SENSATUS; os demais passaram ilesos. Só para se ter uma ideia, os dois últimos institutos a divulgarem resultados foram o SETA e o TSDois. Ambos cravaram uma diferença enorme entre as intenções de votos destinados à prefeita em relação ao ex-prefeito.
É claro que os correligionários de Marianna amaram os números, enquanto que os eleitores de Leonardo detestaram e até utilizaram o livre direito de expressão nas redes sociais para questionar tais pesquisas e, consequentemente, permanecerem confiantes na vitória no próximo domingo. Nada anormal, afinal de contas, quem "jogaria à toalha" antes das apurações? Quase ninguém.
Pois bem. Com pesquisa ou sem pesquisa, ansiedades à parte, o certo mesmo é que estamos próximos de constatar a verdade das urnas. Vencerá o(a) mais votado(a), nem sempre a melhor opção. Isso é democracia plena, o eleitor vota em quem quer!
Após as 17 horas de domingo, independente do resultado, fica o nosso desejo para que tudo termine em paz. A vida de ninguém vale mais do que uma eleição, até porque, na próxima todos queremos estar gozando de saúde plena para exercer o nosso direito como cidadão novamente. A sorte está lançada!