O trabalho é coordenado pela Prefeitura de Pau dos Ferros, com o suporte da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e a escolta dos policiais penais da unidade. O projeto visa proporcionar oportunidades de ressocialização aos apenados, ao mesmo tempo em que beneficia a comunidade.
As atividades executadas pelos internos são informadas à Justiça por meio de um cronograma, que permite a remição da pena: um dia de redução para cada três dias de trabalho. O convênio entre a Prefeitura e a SEAP inclui a mão de obra carcerária em ciclos produtivos, promovendo a confecção de bens e a prestação de serviços.
Desde o início do convênio, os internos têm atuado em diversas áreas, como limpeza de ruas, praças, escolas, hospitais e prédios públicos, além de intervenções em margens de barragens.
Os policiais penais são responsáveis por identificar os internos com habilidades específicas, como pedreiro, pintor e carpinteiro, e direcioná-los para as atividades adequadas, garantindo que apenas aqueles com excelente conduta carcerária participem do programa.