quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Erramos, mas corrigimos: Embora seja inédito, registro de chapa em cartório para eleição da nova Mesa Diretora é amparado por atualização no regimento da Câmara Municipal.

Em Pau dos Ferros, uma situação inédita na política local merece ser esclarecida com nosso compromisso com a verdade. 

Recentemente, vereadores que apoiam a prefeita Marianna Almeida e a vice-prefeita Lara Figueiredo decidiram registrar em cartório uma chapa para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para os anos de 2025 e 2026. Essa chapa é composta pelo presidente Jaime de Carvalho, vice-presidente Deusivan Santos, 1º secretário Itacira Aires (popularmente conhecida como Bolinha) e 2º secretário Alany Samuel.

É fundamental destacar que o registro em cartório de chapas para a mesa diretora é uma prática que, embora inédita na cidade, encontra respaldo no inciso 2 do artigo 45 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, que exige que os candidatos inscrevam-se através de requerimento formal, protocolado na Secretaria da Câmara, com as devidas assinaturas reconhecidas em cartório. 

Essa mudança de procedimento, portanto, atende a uma norma regimental e não deve ser vista apenas sob uma ótica negativa.

Por fim, conclamamos todos os vereadores e cidadãos a permanecer vigilantes e engajados na promoção de um espaço político mais inclusivo e representativo. A transparência, a liberdade de expressão e o respeito pela diversidade de opiniões são pilares que devem ser preservados, não apenas para assegurar a confiança nas instituições, mas também para fortalecer a própria essência da democracia em Pau dos Ferros. 

Seguiremos comprometidos em disseminar informações corretas e de acordo com a verdade dos fatos, como uma contribuição fundamental para a construção de um ambiente político saudável e participativo.