Na manhã desta sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um quadro de mal-estar na cidade de Tangará, no interior do Rio Grande do Norte, o que resultou no cancelamento de sua agenda programada para o dia.
Inicialmente, Bolsonaro foi atendido no Hospital Regional de Santa Cruz, mas, seguindo recomendação médica, foi transferido de helicóptero para o Hospital Rio Grande, em Natal. O ex-presidente começou a se sentir indisposto durante um deslocamento após uma parada na cidade de Bom Jesus. Sua agenda incluía visitas ao Complexo Acari Cidade da Moda, em Acari, além de compromissos em Jucurutu e Pau dos Ferros, todos oficialmente cancelados.
Em nota, o Governo do Estado informou que mobilizou equipes das secretarias da Saúde e da Segurança Pública para prestar assistência ao ex-presidente. A Secretaria de Segurança Pública (Sesed) disponibilizou uma aeronave para o traslado de Bolsonaro a uma unidade de saúde em Natal e orientou os gestores da Secretaria de Saúde a adotarem todas as providências necessárias para o atendimento.
O Partido Liberal também se manifestou, comunicando a suspensão da agenda do ex-presidente no estado e ressaltando que ele precisou interromper suas atividades devido a fortes dores abdominais, relacionadas à facada que sofreu em 2018.
O médico do ex-presidente, Antônio Luiz Macedo, confirmou à CNN que Bolsonaro voltou a apresentar complicações decorrentes do atentado durante a campanha presidencial de quatro anos atrás. A equipe médica espera resolver o problema por meio de uma combinação de dieta e medicamentos, embora uma nova cirurgia não esteja descartada.
O cirurgião Macedo se disse preparado para viajar ao Rio Grande do Norte, caso uma intervenção cirúrgica se torne necessária, sendo esta uma medida extrema, caso o aparelho digestivo do ex-presidente não consiga retornar ao funcionamento adequado com as alternativas propostas. Bolsonaro está sob os cuidados de uma equipe da Rede D’Or, com a qual o cirurgião mantém contato constante para monitorar a evolução do quadro clínico.