quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Rafael Fernandes: Governo Nicó Júnior segue ganhando destaque no Alto Oeste.

Prefeito Nicó Júnior com a Presidente Dilma.

O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo jovem Prefeito da cidade de Rafael Fernandes-RN, Nicó Júnior, naquele município, tem recebido a aprovação da população e sendo reconhecido, também, na região oeste do Estado.

Uma gestão que teve início em 2009, quando foi eleito prefeito pela primeira vez, Nicó encampou diversos trabalhos que resultaram em aprovação pública e, consequentemente, já em 2012, obtendo o consentimento popular para comandar os destinos do município por mais quatro anos.

Diversas áreas receberam especial atenção do jovem administrador, e a educação foi uma delas. Para este ano, o município preparou todas as unidades de ensino, com reformas, melhorias e adaptações para a melhor acomodação de alunos e profissionais da área. Investiu na capacitação dos educadores e vem buscando a formação de parcerias com órgãos e instituições, sempre visando a melhor preparação dos alunos.

Na infraestrutura urbana, Nicó Júnior tem dedicado especial atenção aos serviços de urbanização e iluminação da Avenida Egídio Chagas do Nascimento. As pessoas que transitam pela cidade e principalmente os moradores, destacam o salto urbanístico que a cidade vem passando, a cada passo que vem sendo dado, nas últimas semanas, pela obra. 

Avenida Egídio Chagas do Nascimento.

Já nos esportes, a Prefeitura de Rafael Fernandes investe para a reforma, ampliação e modernização da Quadra de Esportes “Vereador Jamildo Fernandes Costa”. Um espaço que não possuía todas as condições para atender, de forma satisfatória, os desportistas locais, recebeu a justa atenção da gestão municipal.

O esforço que vem sendo dado por toda a equipe de trabalho, não se limita apenas a estas áreas. O homem do campo, assim como a saúde, a assistência social, o apoio aos eventos locais e o incentivo a cultura são destaques e recebem o merecido zelo do Prefeito e seus colaboradores dentro da administração municipal. 


"A maior prova da boa avaliação do nosso governo junto aos rafaelenses, foi quando, no ano passado, fomos consagrados nas urna e obtivemos o direito de gerir o município por mais quatro anos", afirmou Nicó.

Ele complementou: "Com esta aprovação, tivemos a certeza que estamos no caminho certo. Continuaremos dedicando nosso esforço a ampliar a qualidade de vida de todos, com obras, trabalho e benefícios que permitam a todos sentirem orgulho de morar na nossa querida Rafael Fernandes", finalizou, Nicó Júnior.

Da Assessoria de Imprensa

PSD Nacional debate participação no governo Dilma Rousseff.

 
O presidente do Partido Nacional Democrático (PSD), Gilberto Kassab, reuniu nesta quarta-feira (27), em Brasília, a Executiva Nacional para discutir a possibilidade do partido se aproximar do governo Dilma Rousseff.

A decisão do PSD é conhecer o posicionamento dos diretórios de todos os estados. Nesta primeira reunião, foram ouvidos dirigentes de Rondônia, Bahia e do Rio Grande do Norte, representado por Robinson Faria, que preside a legenda, e pelo deputado federal Fábio Faria.

O vice-governador Robinson Faria defende a aliança política e administrativa do partido ao governo Dilma Roussef, mas atribui ao presidente nacional definir a forma como se dará essa aproximação. "Confiamos plenamente que o presidente Gilberto Kassab saberá conduzir corretamente esse processo", disse.

"O nosso partido no Rio Grande do Norte deu carta branca para o presidente Gilberto Kassab tomar a decisão, porque sabemos da sua lucidez, da sua competência, da sua responsabilidade em encaminhar o partido em todas as situações", informou Fábio Faria, que representa o PSD na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, como um dos vice-presidentes.

Justiça condena Rosalba Ciarlini por ato de improbidade na Prefeitura de Mossoró.


O Juízo da Vara da Fazenda Pública de Mossoró condenou a governadora Rosalba Ciarlini pela prática de ato de improbidade administrativa, previsto no art. 11 da Lei 8.429/92, durante a sua gestão como prefeita no município de Mossoró. 

A condenação, determinada pelo juiz Airton Pinheiro, atendeu parcialmente pedido do Ministério Público em Ação Civil Pública. Rosalba Ciarlini deverá ressarcir os custos do Município com a confecção de placas publicitárias, objeto da ação, bem como deverá pagar multa civil no valor de R$ 30 mil.

De acordo com o MP, Rosalba Ciarlini e os então vereadores Francisco Borges e Janúncio Soares praticaram autopromoção nas placas de divulgação de obras do Município de Mossoró, constando nas mesmas a indicação de seus nomes, o que, segundo o Ministério Público, caracteriza improbidade administrativa, por ofensa ao princípio constitucional da impessoalidade.

Para o juiz, ficou demonstrado no processo que a então prefeita promoveu em favor de si e de terceiros promoção pessoal em placas de propaganda institucional, devendo, consequentemente, ser responsabilizada nos termos do art. 12, III, da Lei de Improbidade. Este dispositivo prevê o seguinte rol de sanções: a) ressarcimento integral do dano, se houver; b) perda da função pública; c) suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; d) pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente; e) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

No entanto, o magistrado entendeu que houve "gravidade moderada dos fatos, uma vez que se tratou de propaganda pessoal por placa, apenas no local da obra e com visibilidade limitada (diferente do que alcance de um propaganda em televisão, por exemplo).

Do Panorama Político

Leonardo Rego reativa "quartel general" em Pau dos Ferros.

Zélia Leite e Leonardo Rego: Uma dupla inseparável!

Na cidade de Pau dos Ferros todo mundo tem conhecimento que a residência do Ex-secretário de Finanças do Município, Paulo Neto, foi uma espécie de "quartel general" da primeira campanha vitoriosa do Ex-prefeito, Leonardo Rego, no ano de 2004.

A título de informação, salientamos que Paula Neto é sogro de Leonardo Rego e sempre foi um grande incentivador da carreira política do genro, inclusive, cedendo a sua residência como base das articulações em torno dos projetos políticos do Ex-prefeito.

Convém relembrarmos também que quando Leonardo Rego não tinha nem mesmo uma residência fixa em Pau dos Ferros para registrar a sua candidatura ao cargo máximo do município, foi na mansão de Paula Neto que o filho do Deputado Getúlio Rego encontrou o abrigo necessário para instalar-se confortavelmente na principal cidade do Alto Oeste.

Pois bem, passados longos oito anos... Leonardo Rego não é mais o Chefe do Executivo local, porém, no último fim de semana emitiu sinais claros que não abdicará do direito de manter o seu capital eleitoral consistente, conquistado (inegavelmente) devido a sua forte condição de líder nato e eloquente.

Com base neste pensamento fixo, Leonardo teria voltado a utilizar a residência do sogro no último fim de semana para despachar com assessores, amigos e correligionários objetivando a elaboração de uma agenda de visitas às pessoas que o ajudaram a construir a sua trajetória política vitoriosa até o momento.

Agenda essa tão importante que já foi colocada em prática em pleno domingo de descanso para muitos, inclusive, para o atual Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, menos para o Ex-prefeito Leonardo que ladeado pela Vice-prefeita, Zélia Leite, trataram de iniciar um trabalho de alimentação do "Mito Leonardo Rego".

O que muitos não entenderam foi o fato de Fabrício Torquato ter sido, supostamente, preterido pelo seu antecessor para realizar esse trabalho de visitas, contudo, nada como um bom telefonema amistoso para desmistificar qualquer teoria da conspiração, não é verdade?

O fato indubitável é que Leonardo Rego voltou à ativa com tudo neste domingo em Pau dos Ferros, semelhantemente a alguém que estaria disposto a aventurar-se em pleitos futuros. 

Enquanto isso, muitos perdem o sono em meio as dúvidas: 2014, 2016, 2018 ou 2020?

Oh, dúvida cruel!

Procuradores de Justiça visitam Fábio Faria e Henrique Alves.


O deputado Fábio Faria (PSD), vice-presidente da Câmara Federal, recebeu na tarde dessa terça-feira (26) o presidente da Associação Nacional do Ministério Público e os representantes de algumas associações estaduais, como do Rio Grande do Norte, Paraíba, Paraná e São Paulo.

Os procuradores cumprimentaram o parlamentar pela vaga na Mesa Diretora e aproveitaram a oportunidade para discutir a Proposta de Emenda à Constituição que restringe o poder de investigação do Ministério Público e outras instituições.

O texto da PEC 37/2011 restringe o poder de investigação às Polícias Civis e à Polícia Federal.

De acordo com o procurador-geral de Justiça do RN, Manoel Onofre Neto, o que os representantes do Ministério Público querem é continuar combatendo a impunidade em colaboração com a polícia e outras instituições que também tem poder de investigação.

O vice-presidente acompanhou os procuradores na visita ao Presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN). Os parlamentares foram convidados para participar de um ato público contra a PEC 37/2011, no dia 24 de abril, em Brasília.

Da Assessoria de Imprensa

O novo cenário político de Pau dos Ferros sob a ótica do jornalista Márcio Costa.


Deu na coluna de Márcio Costa do Jornal O Mossoroense:

A realidade atinge a eloquência

Fixo em Mossoró a partir da ocupação do cargo de editor geral deste jornal, há mais de dois anos reduzi o número de viagens aos municípios da região. À distância, monitoro os cenários políticos com olhar crítico, mas sem acesso aos bastidores, raramente me arrisco a aprofundar os assuntos de maior importância. Seria uma injustiça direcionar abordagens com subsídios falhos. Minha passagem por Pau dos Ferros no último sábado serviu para sentir o gostinho bom de ouvir populares e lideranças nos bastidores. A rápida visita foi suficiente para colher algumas impressões sobre o novo cenário político local. Na principal cidade do alto oeste do Estado a impressão que fica é a de que não existe mais oposição. Todas as atenções se voltam para as 'alas' governistas. 

Atualmente, a cidade se vê dividida entre os simpatizantes de Leonardo, ainda maioria, os simpatizantes de Fabrício, a minoria, e os que continuam totalmente vinculados à dupla, uma "minoria ainda maior". O momento dos discursos reforçou esta realidade. Leonardo mantém claque natural, admiradores do estilo de discurso eloquente, mas o cenário começa a ganhar um novo contexto. O discurso de Leonardo começa a perder força, com as naturais contradições, que começam a surgir a partir da falta de uma caneta bem alimentada. Leonardo sem dúvida é um grande líder, mas poderá ter sua imagem fragilizada a partir das ações desencadeadas dentro do seu próprio ninho. Numa cidade sem oposição, o inimigo mora ao lado. O discurso eloquente pode ser atingido pela realidade. Como a política é dinâmica e encantadora.

Tsunami
Nos bastidores da visita da governadora Rosalba Ciarlini por Pau dos Ferros uma informação circulava com a força de uma tsunami. A negociação fechada por Fabrício Torquato para o pagamento dos precatórios do TRT caiu como uma bomba, em meio aos governistas.

Contradição
Alheio aos comentários que circulavam nos arredores da solenidade de entrega dos ônibus a prefeitos da região, Leonardo Rego ocupou posição de autoridade e discursou. E em seu discurso expos uma grande contradição. "Peguei um município com R$ 22 milhões em dívidas. Aparentemente inadnimistrável'.

Detalhe
Leonardo externava este cenário dois dias após Fabrício assumir dívidas deixadas pela administração Leonardo Rego, da ordem superior a R$ 9 milhões. O que Leonardo não resolveu em oito anos, Fabrício resolveu em dois meses. Os 9 milhões representam quase metade dos R$ 22 milhões destacados por Leonardo.

Mineirinho
Fabrício assumiu a dívida calado. Mas a informação circula como um devastador furacão. Como a população pode entender uma dívida de R$ 9 milhões partindo de um Leonardo Rego com imagem irretocável de administração nota 10? Como receber uma dívida desta ordem de um prefeito que deixou recursos em caixa?

Calcanhar de Aquiles
Estas dúvidas, e o surgimento de outras surpresas que circulam nos porões da prefeitura de Pau dos Ferros, inevitavelmente fragilizarão Leonardo. O discurso eloquente que encanta multidões, tende a perder consistência. Leonardo poderá voltar a ser mortal.

Motivo?

Durante a reunião realizada em Pau dos Ferros no último sábado, foi possível colher a informação de que a rapidez com que se deu a negociação entre a prefeitura de Pau dos Ferros e o TRT, pode ter sido obtida a partir da necessidade de mostrar uma realidade de contradição no discurso de Leonardo.

Catalisador
A negociação da dívida que renderá baixa de R$ 115 mil mensais durante 100 meses pode ter surgido como um aviso silencioso de que será preciso respeitar o atual cenário. Fabrício é o atual prefeito, e a ele cabe tomar as decisões administrativas do executivo local. Leonardo tem sua importância, mas no atual momento precisa se colocar na posição de coadjuvante.

Ajustes
A manutenção de posições alegóricas com o uso articulado de claques não deverá ser prática recorrente diante deste cenário. Tanto Leonardo quanto Fabrício tem interesse na manutenção do equilíbrio e da união do grupo. Mas para tal, será necessário o esforço de ambas as partes.

Em evolução
Um detalhe importante colhido durante a solenidade realizada em Pau dos Ferros, se voltou para o impressionante avanço no discurso de Fabrício Torquato. Como não ouvia Fabrício discursar há mais de um ano, fiquei impressionado com a evolução obtida, principalmente a partir da campanha eleitoral.

Engrenando
Bem intencionado, Fabrício Torquato, começa a engrenar seu estilo e tem tudo para superar seu principal desafio a frente da prefeitura: Mostrar que é capaz. Realidade preocupante para a oposição. Se não surgir um fato novo na política pauferrense, a oposição tende a se extinguir, abrindo espaço para a formatação de um novo cenário.

Para visualizar no site do Jornal O Mossoroense, clique AQUI.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Deputado Henrique Alves participa de reunião da bancada do PMDB.


O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), participou, nesta terça-feira (26), da reunião da bancada do PMDB. Foi o 1º reencontro do deputado com os colegas de partido, sob a liderança do deputado Eduardo Cunha (RJ), após a eleição dele para presidente da Casa.

Henrique Alves ressaltou a escolha dos vice-líderes qualificados para falar, em nome do PMDB, no plenário e comissões. Ele reforçou o pedido para que a bancada permaneça unida. 

"Vocês foram testemunhas dos seis anos que construímos juntos. O que nós fizemos e aquilo que tentamos fazer foi com base na unidade que nós tínhamos. A força do PMDB é a nossa unidade. É isso que nos dar respeito dentro e fora", disse o deputado, que liderou a bancada por seis vezes consecutivas.

Ele ainda enfatizou a presença do ministro Garibaldi Filho a quem chamou de "figura exemplar e nosso líder maior no Rio Grande do Norte".

Do Panorama Político

Henrique Alves recebe o Vice-governador do Rio Grande do Norte.


O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), recebeu nesta terça-feira (26), a visita de cortesia do Vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD). 

Durante a visita, Robinson Faria estava acompanhado do Deputado Federal, Fábio Faria (PSD), Segundo Vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Oficialmente, apenas a troca mútua de gentilezas institucionais.

Será que é só isso mesmo?

Em se tratando de PMDB, tenho cá minhas dúvidas...

ADUERN promoverá debate entre reitoráveis.


A Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) promoverá, nesta quinta-feira (28), um debate entre os candidatos à reitoria da instituição acadêmica. O evento será realizado na sede da entidade em Mossoró, às 19h. A diretoria discutiu as regras do debate com as assessorias dos três candidatos.

A platéia presente ao evento poderá participar do mesmo através de perguntas, que serão sorteadas e farão parte do terceiro bloco do debate. Na primeira rodada do bloco, será feita uma pergunta comum da platéia a todos os reitoráveis. Na segunda e terceira rodada, as perguntas serão direcionadas aos candidatos.

Além do bloco que terá a participação do público, o debate consistirá em mais quatro blocos: o primeiro com as considerações iniciais; no segundo, serão sorteadas perguntas da Aduern; no quarto, os candidatos farão perguntas entre si; o último bloco terá as considerações finais dos reitoráveis.

Toda a ordem de ação dos candidatos será definida por sorteio, que será realizado antes do início do debate. A mesa diretora dos trabalhos será composta pelo presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato, que presidirá os trabalhos. O jornalista Carlos Adams mediará o debate. O professor Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da entidade, será o responsável por julgar eventuais pedidos de direito de resposta.

Para aqueles que não puderem comparecer à sede da Aduern em Mossoró, o debate será transmitido pela twitcam e ficará disponível no perfil da entidade na rede social Twitter:www.twitter.com/Aduern

O professor Flaubert Torquato explica a importância dos professores participarem do debate. "O formato do debate vai permitir que a comunidade universitária possa conhecer melhor as propostas dos reitoráveis, bem como distinguir as idéias dos candidatos nos temas que serão discutidos", afirma.

Coronel João Pessoa: Investimentos municipais marcam início do ano letivo.


As aulas da rede municipal de ensino em Coronel João Pessoa já começaram e são visíveis os investimentos da administração do Prefeito, Francisco Alves (Pachica), na busca pela excelência da qualidade do ensino. 

A Semana pedagógica aconteceu com destaque para o planejamento de mais ações educativas voltadas para dar suporte aos estudantes com ênfase na alfabetização e também na educação de jovens e adultos. 

Para dar suporte aos planejamentos e ações da Secretaria Municipal de Educação, além da recente aquisição de mais um ônibus escolar para dar segurança e comodidade aos estudantes e completar a frota de cinco ônibus para o transporte escolar, as escolas municipais ganharam 500 novas carteiras para as salas de aula e birôs para os professores. As novidades motivaram o bom ambiente em sala de aula e no primeiro dia de aula foi visível a satisfação dos estudantes.

A Prefeitura Municipal a cada ano reforma as escolas municipais para o inicio das aulas, também garante o fardamento escolar para todos os estudantes do município, nas escolas da zona rural e zona urbana desde os últimos anos e para este ano letivo foi investido R$ 23 mil em material escolar. 

O Prefeito "Pachica" afirma que sua preocupação constante é manter o alto nível da qualidade da educação municipal e poder dar todo o suporte que a equipe profissional necessita para desenvolver um trabalho competente e qualificado.

Da Assessoria de Imprensa

Zélia Leite: Afagos a Leonardo Rego nunca foram tão explícitos.

Atenção: Os diálogos destacados na imagem acima não são verídicos, apenas fruto de humor jornalístico.

Em meio aos comentários nas calçadas de Pau dos Ferros sobre uma, suposta, divisão política no grupo governista, em tese composta atualmente por duas alas (Leonardistas e Fabricistas), de uma coisa ninguém duvida por essas bandas: os afagos da Vice-prefeita, Zélia Leite (DEM), ao Ex-prefeito, Leonardo Rego (DEM), nunca foram tão explícitos.

Em qualquer ocasião, seja de natureza política, administrativa ou social, é notória a preferência de Zélia Leite por estar acompanhada de Leonardo Rego, algo muito natural em virtude da amizade de longas datas dos dois. Contudo, as motivações para tanta "pegajosidade" seriam bem mais audaciosas que meramente fraternais, segundo dizem os "Filhos de Candinha".

Só para se ter uma ideia, na cerimônia realizada com a presença da governadora Rosalba Ciarlini no último sábado (23), em Pau dos Ferros, foi ao lado do Ex-prefeito Leonardo que a Vice-prefeita Zélia preferiu sentar-se alegremente. Nada demais? Apenas uma questão de escolha?

Pois bem, no dia seguinte (domingo), Zélia Leite não hesitou em fazer diversas visitas pontuais pela cidade ao lado de Leonardo Rego. Esqueceram de convidar Fabrício Torquato para a agenda dominical?

Como se não bastassem esses vestígios de preferência por Leonardo em detrimento de Fabrício, andam dizendo nas "conversas de calçadas" que uma, possível, insatisfação da Vice-prefeita com o Chefe do Executivo estaria atrelada ao fato de Zélia Leite ter desejado a todo custo ser Secretária de Saúde, mas foi preterida por Fabrício (Verdade ou Mentira?).

Pelo que dizem, daí em diante a Vice-prefeita estaria sempre procurando demonstrar publicamente com quem de fato e de direito prefere ficar ao lado.

Não me arrisco a dizer se tais atitudes teriam a anuência do Ex-prefeito, Leonardo Rego, entretanto, afirmo que, caso todas essas especulações sejam fidedignas, esse possível "comportamento rebelde" de Zélia Leite não contribui em nada para a manutenção de uma aliança muito bem sucedida nas urnas e que, praticamente, continuará sendo imbatível diante do visível enfraquecimento dos líderes da oposição.

Mas, como acredito no poder de liderança do Ex-prefeito junto aos seus asseclas, nada que uma boa conversa com a sua fiel escudeira não resolva essa situação constrangedora e que já está chegando ao conhecimento da imprensa.

Como na vida nada é perfeito (uma hora sempre aparece alguém querendo estragar tudo), recomendo uma boa dose de paciência a todos os governistas.

Como bem disse o Apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos: "Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos."

PMDB e DEM seguem "unidos" no RN.


Em Brasília, a reunião da base aliada da governadora Rosalba Ciarlini culminou com a manutenção de todos os partidos no bloco. 

Na prática, a conversa foi para a Chefe do Executivo escutar reclamações dos líderes partidários sobre isolamento do seu governo. E, em contrapartida, Rosalba expôs as dificuldades financeiras que travam a administração.

Estiveram presentes no encontro, além da governadora e do chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado (DEM), o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o deputado Henrique Eduardo, o senador José Agripino (DEM), os deputados João Maia (PR) e Betinho Rosado (DEM) e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN).

Comentário do Blog: A tão propagada reunião realizada na noite dessa segunda-feira (25), entre os "caciques" políticos do Rio Grande do Norte, em Brasília, que estava sendo encarada como decisiva para a manutenção da aliança DEM/PMDB no estado terminou na base do "façamos de conta que está tudo bem".

Após "lavarem" bastante "roupa suja", inclusive, a Governadora Rosalba deve ter ouvido muitas reclamações e desabafos dos peemedebistas, ao menos por enquanto, os aliados insatisfeitos (isolados) "não tiveram peito" ou motivos convincentes para romperem com o atual governo agora

Ao contrário, resolveram dar um "voto de confiança" a Rosalba Ciarlini até não restarem mais condições de apoio à sua gestão.

Decisão temporal, porém, politicamente acertada. Se os peemedebistas anunciassem um rompimento neste momento de ascensão vivenciado por Henrique Alves a nível nacional, certamente seriam taxados como oportunistas, mas como o "façamos de conta que está tudo bem" vem perfeitamente a calhar nesta fase de indefinições, seguem-se as encenações regadas a declarações públicas de afeto e respeito mútuo.

Na minha singela opinião, enquanto esse clima de imprevisibilidade persistir na base governista, pouco mudará no estilo Rosalba Ciarlini de administrar, afinal de contas, não deve ser tarefa fácil dar conta de tantos problemas numa gestão e ainda ter que arrumar tempo na agenda para bajular tantos aliados descontentes (insaciáveis).

Ao que parece, os peemedebistas propositalmente apenas recuaram. Bem no estilo maquiavélico, cultivam a imprevisibilidade como forma de manter a governadora distraída, desfocada e porque não dizer: "de mãos atadas".

Apenas mais uma teoria da conspiração?

Veremos...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

José Agripino: "A tendência do Governo Rosalba é ir pra cima, é crescer".


O senador José Agripino acredita que chegou a hora da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) dar a volta por cima e começar a elevar os índices de aprovação de seu governo. 

Para isso, ele não esconde a importância da união de sua base política, e a participação dos partidos que atualmente lhe dão sustentação, dentre eles o PR e o PMDB.

Agripino disse ao Blogueiro Marcos Dantas, no último sábado (23), que o momento mais difícil do governo já foi superado por Rosalba, e agora é caminhar pra cima, com a ajuda que os partidos aliados têm obrigação de dar a ela. 

"A tendência do governo é crescer e ela ocupar o espaço que merece ocupar", disse presidente nacional do DEM.

Major Sales recebeu mais um ônibus escolar para reforçar a frota municipal.


Na tarde deste último sábado (23), o Prefeito de Major Sales, Thales Fernandes, participou  em Pau dos Ferros da Solenidade de entrega de 35 ônibus pela Governadora Rosalba Ciarlini a 33 municípios da região Oeste e Médio Oeste do Rio Grande do Norte.

Major Sales foi um dos contemplados através da emenda coletiva, que teve como autor o Senador José Agripino.

Além da Governadora Rosalba Cialini, o evento contou com a presença do Senador, José Agripino, Deputados Federais, Felipe Maia e Betinho Rosado, Estaduais, Getúlio Rêgo, Leonardo Nogueira e Gilson Moura, Diversos Prefeitos, Vereadores e Secretários de vários municípios da Região. 

Acompanhando o Prefeito Thales e representando o Município de Major Sales esteve a Secretária Municipal de Educação, Magna Brito, Secretária de Assuntos Internos, Enilde Izidro, Secretário de Transportes, Carlos Augusto “Tututa”, e o Assessor de Comunicação, Danilo Vidal.

"Estamos trabalhando incansavelmente para cumprir com o compromisso de continuar proporcionando educação de qualidade aos Majorsalenses. O ônibus chega em boa hora, no início do ano letivo de 2013, com ele garantimos comodidade e segurança aos estudantes do nosso município, especialmente aos da zona rural". Destacou Thales.

Informações da Assessoria de Imprensa

Em São Miguel, ano letivo da rede municipal teve início nesta segunda-feira (25).

Secretária Municipal de Educação, Luzinete Cesário.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de São Miguel, deu inicio, nesta segunda-feira (25), ao ano letivo de todas as escolas da rede municipal de ensino localizadas na Zona Urbana do município. 

Já nas escolas da rede municipal localizadas na Zona Rural, o inicio do ano letivo ocorrerá somente no dia 04 de março, com exceção do Núcleo de Ensino Pedro Leite.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Luzinete Cesário, para esta primeira semana de aulas, as escolas prepararam recepções especiais aos seus estudantes. 

Com relação ao transporte dos alunos, o município segue disponibilizando normalmente ônibus escolares para todas as comunidades, além de ônibus para o transporte das crianças da educação infantil que estudam na Escola Municipal Carlos Alberto.

Da Assessoria de Imprensa

Pau dos Ferros: Prefeito, Fabrício Torquato, segue "tapando buracos" da gestão anterior.

Secretário de Finanças, César Gameleira, ao lado do Prefeito, Fabrício Torquato (imagem de arquivo).

Segundo o Escritor Sponville: "Tudo passa, tudo muda, tudo se desfaz ou se contradiz".

Pois bem, partindo desta premissa, relembremos que, ao sair do comando da Prefeitura de Pau dos Ferros, o Ex-prefeito Leonardo Rego desabafou que o seu sucessor herdaria um município em bem melhor situação financeira do que quando ele assumiu. 

O principal entrave no início do seu governo, segundo Leonardo Rego, teria sido uma suposta herança maldita deixada pelo Ex-prefeito, Nilton Figueiredo (restos a pagar e etc), como também, inúmeros compromissos financeiros relacionados ao pagamento de precatórios. 

Enfim, pelo que foi propagandeado por "Léo", embora esta situação caótica inicial tenha sido encontrada, tudo teria sido contornado graças a sua habilidade administrativa. Além disso, deixou claro que o atual Prefeito, Fabrício Torquato, teria que se preocupar apenas em tocar as obras inconclusas deixadas, mas com os recursos todos já empenhados (garantidos?). 


Contudo, com o passar dos dias, foi noticiado que o Ex-prefeito Leonardo também teria deixado "restos a pagar" de sua administração para o atual Prefeito Fabrício honrar, semelhantemente aos atos de gestores anteriores e que foram bastante criticados na imprensa. 

Para completar o "angu de caroço", foi divulgado pela assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho do Estado (TRT-RN), que na semana passada o Prefeito, Fabrício Torquato, viu-se obrigado a negociar o pagamento dos precatórios não adimplidos (não executados) junto a Justiça Trabalho desde 2005 até o ano de 2012, pela Prefeitura de Pau dos Ferros, justamente no período que durou a Gestão Leonardo Rego. 

Pelo que foi divulgado, o Município de Pau dos Ferros ainda é o maior devedor de precatórios do Rio Grande do Norte. Cerca de R$
9.831.539,07, são as dívidas relacionadas a processos acumulados junto ao TRT-RN e que, supostamente, não foram solucionados pela Gestão Leonardo Rego.

Porém, aquilo que o Ex-prefeito não conseguiu resolver em oito anos, o atual Prefeito Fabrício Torquato, na base do diálogo, equacionou em menos de três meses de administração. Após acordo firmado com a Justiça do Trabalho, ficou acertado que a Prefeitura de Pau dos Ferros quitará todas as dívidas em 100 parcelas mensais de R$125 mil, começando agora no mês de março (Veja AQUI).

O mais curioso é que na última entrevista concedida recentemente à Rádio Cultura do Oeste, o Ex-prefeito, Leonardo Rego, deu a entender que o nosso município estava adimplente com seus precatórios, contudo, a informação divulgada pelo TRT-RN revela várias contradições na fala do antecessor de Fabrício Torquato.

Até entendo que errar é humano, mas o fato concreto é que Leonardo Rego sempre aparenta querer estar acima do bem e do mal em relação aos demais gestores, ou seja, anela ser o santuário da bondade (santo político?) da nossa atual classe política. 

Mas, a realidade apresentada oficialmente diverge do que foi "arrotado" pelo vaidoso Ex-gestor pau-ferrense. 

Meu Deus, quantas contradições mais ainda aparecerão da "Era Leonardo Rego"?

Aguardemos...

Município de Rafael Fernandes recebe novo ônibus escolar.

Prefeito de Rafael Fernandes, "Nicó" Júnior.

Em solenidade ocorrida na tarde deste sábado, 23, na cidade de Pau dos Ferros, o município de Rafael Fernandes-RN, foi contemplado com um ônibus que vem para auxiliar no transporte escolar.

Este novo veículo se soma a frota municipal, fruto de um convênio com o Governo do Estado e Prefeitura. Além de Rafael Fernandes, outras 33 cidades da região Oeste e Médio Oeste foram beneficiadas.

O Prefeito de Rafael Fernandes, "Nicó" Júnior, participou do evento e recebeu das mãos da Governadora, Rosalba Ciarlini, as chaves do novo ônibus.

"Sem dúvidas, é mais uma conquista a se comemorar. Um investimento que se soma, no sentido de ampliar a qualidade do ensino na nossa cidade", destacou Nicó Júnior.

Da Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Gustavo Fernandes apoia a construção de Estádio, em Ceará Mirim.


O deputado Gustavo Fernandes (PMDB) esteve na manhã desta sexta-feira (22), em Ceará-Mirim, na coletiva de apresentação do estádio Barretão, que está sendo construído, na BR-406 em Ceárá-Mirim, pelo empresário Marconi Barreto, e deve ser inaugurado em dois meses. 

O local está sendo projetado pelo empresário para ser uma arena multiuso - com pista de kart, espaço para shows, vaquejadas entre outras atividades de esporte e lazer.

O empresário Marconi Ribeiro disse na coletiva que “o Barretão está de portas abertas para ser a casa do América futebol Clube”. Segundo ele, a região abrange mais de 800 mil torcedores que ainda não tem time e podem ser absorvidos pelo América.

Para o deputado Gustavo Fernandes, o Barretão vai criar um novo cenário para as regiões do Vale do Ceará-Mirim e Mato Grande. "Esse projeto é o pontapé inicial para grandes projetos de desenvolvimento que a região almeja e precisa". 

Em relação à possível parceria com o América Futebol Clube, Fernandes é extremamente a favor. "Essa parceria será o inicio da concretização do sonho do América, que é viabilizar a construção do seu próprio estádio", falou. 

O estádio Barretão terá capacidade para 10 mil torcedores na primeira etapa, e no projeto final serão três arquibancadas para 20 mil torcedores.

O deputado Gustavo Fernandes disse ainda que "o seu mandato no legislativo à disposição da causa para engrandecer o projeto e buscar parcerias", finalizou. 

Prefeitura de Rafael Fernandes busca projetos para ampliar a qualidade da educação.

Centro de Rafael Fernandes.

Com um permanente compromisso com a educação na cidade de Rafael Fernandes-RN, o Prefeito, Nicó Júnior, é um permanente incentivador de ações e projetos que visem melhorar a qualidade do ensino e formação dos alunos rafaelenses.

Por isso, tem oferecido, de forma constante, o apoio a toda equipe de trabalho, na busca por capacitação e conquista de novos projetos para o município. A última participação dos profissionais da educação local foi esta semana, na capital do Estado, em um evento promovido pela Secretaria Estadual de Educação, com os municípios distribuídos em cada uma das 16 Diretorias Regionais de Educação.

Este encontro buscou fortalecer a gestão dos processos de ensino e aprendizagem no âmbito das Políticas Públicas do RN e trouxe mais novidades sobre alguns programas que, segundo a Secretária de Educação de Rafael Fernandes, Élida Sueli, o município tem se esforçado para garantir.

Um deles é o Projeto Trilhas, que é uma atividade do Ministério da Educação e do Instituto Natura e tem como foco apoiar o trabalho dos professores no campo da leitura e escrita com objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado.

“Estamos dedicando nossos esforços em consolidar este projeto em nossa cidade”, destacou, Élida. Que acrescentou que o Prefeito, Nicó Júnior, tem acompanhado de perto e pedido o empenho de todos.

Neste mesmo encontro, ainda foram apresentados detalhes sobre o Plano de Ações Articuladas – PAR, que concilia a atuação das prefeituras, governos estaduais e federal, sem lhes ferir a autonomia, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Élida fala com entusiasmo deste plano, pois, segundo ela, é nele que o município encontra-se mais adiantado.

O Prefeito, Nicó Júnior, destacou que é primordial ao município, direcionar esforços, pessoal e recursos para obter melhoras dentro da educação. “Este deve ser o objetivo maior de um gestor público, primar por uma educação de qualidade, para isso, sempre buscamos firmar mais e maiores parcerias que se somem as ações já desenvolvidas pelo município”, comentou, Nicó Júnior.

Informações da Assessoria de Comunicação

Implantação do Plano Diretor será discutido durante realização da 2ª Conferência das Cidades, em Pau dos Ferros.

Avenida Independência no Centro de Pau dos Ferros.

O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, decretou na edição desta quinta-feira (21), do Diário Oficial do Município, a convocação da 2ª Conferência das Cidades, que vai acontecer entre os dias 1º de Março a 1º de Junho, com programação a ser definida futuramente. 

A Conferência das Cidades do município de Pau dos Ferros terá como temática "Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana já!', que vai gerar ideias para a 5ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá posteriormente. 

A ser presidida pelo Secretário de Planejamento do município, Ewerton Torquato, o evento irá discutir diversas ações a serem realizadas em Pau dos Ferros, dentre elas, o Plano Diretor. 

O Regimento disporá sobre a organização e funcionamento da 2ª Conferência das Cidades do município de Pau dos Ferros, inclusive sobre o processo de escolha dos seus delegados.

Da Assessoria de Imprensa

TRT-RN fecha acordo em precatórios de Pau dos Ferros.

Juiz Auxiliar de Conciliação e Negociação de Precatórios do TRT-RN, Alexandre Érico da Silva.

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) firmou um termo com a Prefeitura de Pau dos Ferros para garantir o pagamento de todos os precatórios vencidos desde o ano de 2005 até 2012.

O compromisso foi firmado pelo Prefeito, Luiz Fabrício do Rêgo Torquato, durante audiência com o Juiz Auxiliar de Conciliação e Negociação de Precatórios do TRT-RN, Alexandre Érico da Silva.

O município de Pau dos Ferros é o maior devedor entre todas as prefeituras do Rio Grande do Norte.

Pelo acordo, a prefeitura pagará o valor histórico das dívidas, que totalizam R$ 9.831.539,07, somado à projeção dos juros de mora e correção monetária, solucionando 373 processos e beneficiando centenas de credores.

O pagamento será feito em 100 parcelas mensais iguais e sucessivas de R$ 125 mil, começando agora no mês de março.

Audiência do Prefeito, Fabrício Torquato, com os vereadores da oposição foi adiada.


A audiência solicitada verbalmente ao Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, pelos três vereadores que compõem a base oposicionista Kasumaro Kened (PMDB), Tércia Batalha (PSB) e Antônio Avelino (PP), objetivando a discussão de assuntos que vão ao encontro dos interesses da coletividade foi adiada e deverá ocorrer somente na próxima semana.

Pelo que nos disse o Vereador, Kasumaro Kened (PMDB), a sua colega parlamentar, Tércia Batalha (PSB), teve que ausentar-se da cidade para tratar de assuntos particulares na capital do estado (Natal), por esse motivo, os edis da oposição chegaram a decisão consensual de adiar o encontro com Fabrício Torquato para um momento mais oportuno.

Em meio as diversas especulações dando conta de, supostas, divergências na Câmara Municipal relacionadas ao processo de escolha da nova mesa diretora do Poder Legislativo...

Essa audiência vai dar o que falar entre os "Filhos de Candinha".

Alguém duvida?

Antônio Avelino: "Tem vereador querendo mandar mais que a Presidente da Câmara".


A julgar pelas declarações dadas a este blogueiro na manhã desta sexta-feira (22), pelo Vereador da Oposição, Antônio Avelino (PP), o "espírito da ansiedade", aparentemente, resolveu perseguir o Vereador da Situação, Gilson Rego (DEM), que, em tese, seria o preferido do Ex-prefeito, Leonardo Rego, para comandar a Câmara Municipal no próximo biênio (2015-2016).

É que de acordo com o parlamentar oposicionista, ultimamente o Vereador Gilson Rego vem faltando-lhe com o devido respeito durante as sessões plenárias no Poder Legislativo, principalmente, quando o parlamentar oposicionista apresenta críticas em relação a falta de atendimento adequado nos postos de saúde ou até de mesmo médicos nas referidas unidades.

Ainda de acordo com o Vereador Avelino, como se não bastasse o comportamento antidemocrático do parlamentar governista durante as suas explanações em plenário, o Vereador Gilson estaria "passando por cima" até da autoridade da Presidente do Legislativo, Vereadora "Bolinha", supostamente, ordenando aos funcionários da casa responsáveis pelo equipamento de som que suspendam o aúdio dos microfones, principalmente, quando ele (Avelino) estiver tecendo críticas à atual gestão.

"Foi um absurdo o que ocorreu na sessão dessa quinta-feira. Quando eu estava reivindicando a presença de um médico no Posto de Saúde do Sítio Maniçoba, a pedido do próprio diretor da unidade, eu tive o som do meu microfone suspenso e observei que isso aconteceu logo após o vereador Gilson acenar para os técnicos da mesa de aúdio. O mais incrível é que quando questionei o fato para a nossa Presidente Francisca Itacira ela descobriu que até o dela havia sido cortado. Quer dizer, tem vereador querendo mandar mais que a Presidente da Casa. Isto é um tremendo absurdo!, desabafou Antônio Avelino.

O parlamentar oposicionista ainda nos disse que sempre que a sua fala a serviço da população for boicotada no plenário da Câmara, buscará outros meios de informar à sociedade o que está acontecendo em nosso município.

"Claro que neste episódio a nossa Presidente Francisca Itacira não teve a mínima culpa, pelo contrário, até foi vítima do próprio colega de partido. Mas se essa prática antidemocrática e desrespeitosa persistir, procurarei outros mecanimos para prestar contas do meu papel como parlamentar fiscalizador à sociedade", finalizou Avelino.

Pelos fatos narrados acima, parece que o desejo de comandar o Lesgislativo "encarnou" mesmo no Vereador Gilson Rego.

Nem a atual Presidente da Câmara escapou da ansiedade do parlamentar, vôte!

Pau dos Ferros: Presidente do Legislativo estaria enfrentando pressões para deflagrar processo de escolha do seu sucessor.

Presidente da Câmara Municipal, Francisca Itacira (Bolinha). Em segundo plano, Vereador Gilson Rego.

Segundo informações, a atual Presidente do Legislativo Pau-ferrense, Vereadora Francisca Itacira (DEM), estaria sofrendo enormes pressões políticas para deflagrar imediatamente o processo de escolha que apontará o nome do vereador que presidirá a Câmara Municipal no próximo biênio (2015-2016).

Contudo, a Vereadora "Bolinha" (popularmente conhecida) tem se mantido inerte em relação a este assunto, desagradando parte da base governista que recebe orientações diretas do Ex-prefeito, Leonardo Rego.

Ainda de acordo com a nossa fonte, a parlamentar foi escolhida para comandar o Legislativo pelos próximos dois anos após uma articulação do Ex-prefeito Leonardo que, como "moeda de troca", teria exigido que "Bolinha" colocasse em pauta, logo que realizasse a abertura dos trabalhos legislativos de 2013, o processo de escolha da nova mesa diretora. 

Desta forma, o assento da Presidência da Câmara ficaria, mais uma vez, sob a tutela de um edil "Leonardista", no caso, o Vereador Gilson Rego (DEM) que, segundo dizem, nunca fez questão de esconder que deve o seu mandato ao Deputado Getúlio Rego e ao Ex-prefeito Leonardo (não duvido).

Acontece que na primeira sessão de 2013 no Legislativo nada ocorreu como teria sido "arrumado" nos bastidores, fato que teria gerado a revolta do Vereador Gilson Rego ainda em plenário. 

Declarações como: "Você me garantiu que colocaria a votação em pauta hoje", acompanhada de uma possível resposta: "Não posso fazer nada. Ainda não é o momento", teriam sido ouvidas por várias pessoas no auditório do Palácio Vereador Francisco Lopes Torquato, gerando espantos e questionamentos entre os presentes.

Vereador, Gilson Rego (DEM), estaria muito ansioso para comandar o Legislativo no biênio (2015-2016).

Em meio as dúvidas gerais, percebe-se uma tentativa inicial velada de excluir o atual Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (DEM), das articulações políticas em torno do processo de escolha dos integrantes da nova mesa diretora da Câmara, entretanto, parece que a Vereadora "Bolinha" resolveu aguardar mais um pouquinho, acatando uma hipotética e nova orientação política, para colocar a votação em pauta.

Como estamos cientes que a Presidente da Câmara dispõe de total autonomia para tocar os trabalhos legislativos da maneira que entender ser a mais apropriada, acreditamos que o recuo da parlamentar sinaliza divergências políticas (pontuais?) na base governista.

Não sabemos informar ainda o que estaria por trás de toda essa "celeuma abafada" criada em torno do processo de escolha do futuro Presidente do Legislativo, porém, há quem diga que um novo candidato do grupo situacionista estaria disposto a concorrer ao cargo (Manoel Florêncio?), em virtude disso, a Vereadora "Bolinha", talvez, tenha optado por seguir novas orientações políticas dos seus líderes partidários (Leonardo ou Fabrício?).

Como nossas fontes não podem comprometer-se publicamente e, mesmo que pudessem, não estariam dispostos a assegurar todas essas informações com 100% de certeza, resta-nos aguardarmos pelo desenrolar, pacífico ou não, dessa história.

Jesus Cristo tome de conta!