sexta-feira, 6 de julho de 2018

Programas federais e pauta municipalista são debatidos na Ação Municipalista no RN; encontro acontecerá em Pau dos Ferros na próxima terça-feira (10).

Centenas de gestores das regiões Agreste, Potengi e Seridó participaram esta semana dos encontros Ação Municipalista no Rio Grande do Norte. O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN, e já foi realizado nas cidades de Goianinha, São Paulo do Potengi e Currais Novos. A Ação Municipalista também conta com o apoio das Prefeituras dos municípios onde ocorrem os eventos, além das associações regionais de municípios.

Os eventos têm reunido gestores das áreas executiva e legislativa, entre Prefeitos, secretários, assessores, vereadores e deputados. O encontro de Goianinha contou com a presença do deputado estadual Dison Lisboa (PSD), e o evento em São Paulo do Potengi foi prestigiado pela deputada estudual Márcia Maia (PSDB). Em Currais Novos, o evento também contou com a presença do 1º Secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Prefeito de Santana do Seridó, Hudson Brito.

Na próxima semana, os encontros serão realizados em Mossoró, no dia 09, em Pau dos Ferros, no dia 10, e em Extremoz, no dia 13, reunindo gestores das regiões Oeste, Alto Oeste, e Grande Natal, respectivamente. O encontro desta sexta (06), que seria realizado em Lajes, foi transferido para Assú a pedido dos prefeitos da região central. Porém, devido o ponto facultativo pelo jogo da Seleção Brasileira, o encontro foi adiado e ainda não tem data para acontecer.

Nos encontros, os participantes têm a oportunidade de apresentar seus desafios e também recebem dicas para viabilizar o dia a dia da gestão. Dentre as novas plataformas disponibilizadas pela CNM e apresentadas no evento, o CiDados ganha destaque por viabilizar um panorama dos recursos recebidos pelos Municípios. 

A Ação Municipalista aborda temas atuais e importantes para a gestão local, como: Projeto Integração Local para Reinserção do Usuário de Drogas (Reinserir), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); 'Fake News'; Condutas Vedadas; e Consórcios Públicos. Com informações da CNM