Agricultores participam de formação para produzirem sementes crioulas em Apodi.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), realiza nesta quinta e sexta-feira (25 e 26 de julho) um curso de formação voltado para a produção agroecológica de sementes crioulas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi.

O curso precede a execução do programa PAA Sementes, que iniciará em 2020 com a aquisição de 50 toneladas de sementes crioulas de milho, feijão, fava, sorgo, arroz vermelho, jerimum e castanha de caju. Trata-se da maior aquisição de sementes crioulas do Brasil até então, que serão distribuídas a cerca de 3 mil famílias de agricultores do Estado.

Durante o curso de formação, os participantes aprenderão mais sobre manejo, colheita e armazenamento das sementes, com foco na agroecologia. O grupo terá a oportunidade de assistir demonstrações práticas de testes de germinação, como escolher o local da produção, preparação da área, controles de doenças e ataque de insetos, além de conhecer aspectos da legislação exigidos no PAA-Sementes.

O PAA Sementes – "Sementes da Tradição" – é uma parceria da Sedraf com a Conab/Mapa, Emater-RN, Uern, Ufersa, ongs, Asa Potiguar, Fetarn, Fetraf, MST, cooperativas, associações e casas comunitárias de sementes crioulas.