Gestores dos municípios de Água Nova, Luís Gomes, Olho d’água do Borges, Paraná, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho de Santana e Umarizal participaram do 9º Fórum de Inclusão Social.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), promoveu nesta terça-feira (14) o 9º Fórum de Inclusão Social - edição Água Nova, Luís Gomes, Olho d’água do Borges, Paraná, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho de Santana e Umarizal. O evento realizado virtualmente teve 563 inscritos interessados em discutir políticas públicas e propostas de ações inclusivas com foco na capacitação para a região do Alto Oeste.


Os prefeitos dos municípios abrangidos no 9º Fórum de Inclusão Social prestigiaram o evento, destacando a importância da parceria entre os poderes em prol da melhoria da prestação de serviços públicos, da consolidação da cidadania e do desenvolvimento local da região. "É um instrumento importante demais para formação dos nossos servidores estaduais e municipais", disse o prefeito de Riacho de Santana, Davi Cássio Fernandes.

"Esse evento representa muito para o interior do Rio Grande do Norte. Estamos de mãos dadas com o Governo para fazer o melhor pela nossa população. É uma chance que muitos têm para se capacitar e cada vez mais atender melhor as pessoas", declarou o prefeito de Água Nova, Francisco Ronaldo de Souza.

O prefeito de Luis Gomes, Carlos Augusto de Paiva, o "Tututa", reiterou dizendo que "a melhoria da qualidade de atendimento e mão de obra qualificada é vital para o sucesso das instituições que formam a cadeia indispensável para o bem-estar social e qualidade de vida do nosso povo".

"Fico muito feliz em saber que a nossa população agora conta com o RN Inclusivo, pois sabemos o quão importante é promover a melhoria da gestão pública e a qualificação profissional da população. Isso contribui com o desenvolvimento socioeconômico do nosso município", pontuou o prefeito de Portalegre, José Augusto de Freitas Rêgo.

Prefeito do município de Rafael Fernandes, Bruno Anastácio frisou que, além de agentes públicos, o Plano RN Inclusivo simboliza uma oportunidade para que pessoas da iniciativa privada e pequenos produtores, que sofreram bastante os impactos da pandemia de covid, também possam buscar cursos, ajudando-os a se reinventar e desenvolver a região. "Eu vejo que esse trabalho de inclusão pelo trabalho de profissionalização, de capacitação, pode fazer toda a diferença para isso".

Também marcaram presença na solenidade a prefeita de Olho d’água do Borges, Maria Helena Queiroga; o prefeito de Umarizal, Raimundo "Pezão", o assessor de comunicação do município de Paraná, Kellison Rocha, representando a prefeita Josiene Gomes; a diretora do Departamento de Capacitação da Escola de Governo, Rejane Oliveira; e a assessora técnica e coordenadora do Plano RN Inclusivo, Lúcia Pessoa. A mediação foi realizada pela professora voluntária Giovana Paiva.