Foi um fiasco.
A mobilização política realizada pelo PMDB na noite de ontem, dia 26, no bairro São Benedito mesmo contando com a participação dos principais nomes do partido no estado, não conseguiu reunir mais do que cerca de 70 pessoas no local do evento político.
Nem mesmo a presença do senador de 1 milhão de votos, Garibaldi Filho, foi suficiente para atrair a população local para a manifestação pró-Dilma que ainda contou com outras presenças importantes: Dep. Federal Henrique Alves, Dep. Estadual Gustavo Fernandes, Diretor geral do DNOCS Elias Fernandes e do ex-prefeito Nilton Figueiredo.
Logo no início da movimentação Garibaldi Filho roubou a cena.
Quando o locutor da mobilização ainda iniciava a sua participação, O senador potiguar fez um apelo no mínimo inusitado:
“Eu gostaria de pedir as pessoas que estão nas calçadas que venham aqui pra perto, pois esse vazio aqui em frente ao palanque precisa ser preenchido para que não se passe a impressão de que o nosso comício não tem ninguém” disse Garibaldi em um tom irônico.
Pois bem, com este apelo ficou evidenciado que não exagerei quando citei que a movimentação foi um fiasco, até Garibaldi ficou envergonhado.
Outro fato curioso em relação ao comício de ontem, era porque existia uma certa expectativa por parte dos analistas políticos locais com relação ao fato de Garibaldi e Nilton, adversários até bem pouco tempo, estarem dividindo o mesmo palanque.
Existiam até comentários de que o ex-prefeito seria excluído da movimentação, para não gerar atritos do senador com o prefeito Leonardo Rêgo, o que acabou não ocorrendo.
Resta saber como ficará a relação de Garibaldi com Leonardo, pois o fato do senador ter dividido um mesmo palanque com um desafeto do prefeito, mesmo sendo em uma mobilização da campanha presidencial, soa como uma grande incoerência de Gari que não foi apoiado por Nilton.
Durante os discursos nada de novo. Todos usaram argumentos no plano nacional para pedir votos para Dilma, sem fazer nenhum comentário no sentido de municipalizar a campanha, até parecia que todos tinham combinado os discursos.
Segundo especulações a orientação que veio da coordenação da campanha de Dilma, era para não “Magoar” nenhum eleitor que votou com Rosalba e Dilma no primeiro turno.
Discursos
Henrique em seu discurso se mostrou confiante na vitória e fez uma declaração corajosa: “Domingo ao meio dia pegarei um avião para Brasília para comemorar ao lado de Michel e Dilma a nossa Vitória”.
Já pensou se Dilma não ganhar? O deputado vai pagar um mico.
Garibaldi foi cauteloso e aconselhou o primo: “Nós vamos ganhar Henrique, mas a parada é dura. Se eu fosse você viajaria só depois de encerrada a apuração”.
Pela frase, Garibaldi não está muito muito confiante.
Após o comício houve reunião do partido para definir a realização de outras mobilizações antes da eleição de Domingo.