Curiosidade: Você sabia que o Silvio Santos já foi candidato a Presidente da República?


Túnel do tempo.

Hoje o apresentador mais famoso do Brasil completa 80 anos de vida, e o que muita gente não sabe é que o dono do Baú já disputou algumas eleições, inclusive para o cargo de presidente do Brasil.

Você deve estar se perguntando: Quando foi isso? O que houve? Como ele se saiu? 

Tudo isso começou em 1989, nas primeiras eleições diretas para presidente do Brasil , após mais de 20 anos de regime militar. Silvio vinha sendo sondado pelo PFL para se candidatar à prefeitura de São Paulo e até, pelo PRN, para  ser candidato à vice-presidente na chapa de Fernando Collor. Não aceitou, é claro.

O fato é que naquele ano as eleições foram uma zona, como tudo que aconteceu no governo Sarney. O presidente havia vetado uma lei que exigia filiação mínima de 6 meses a um candidato, e isso somado ao multipartidarismo sem controle, fazia toda hora pessoas novas entrarem na disputa por partidos sem a menor expressão. 

O resultado disso foi que nosso querido Silvio Santos saiu candidato pelo PMB faltando apenas 15 dias para o pleito. Ele se dizia um candidato diferente e que “não gostava de fazer campanha”. 

A decisão dele foi tão em cima da hora que as cédulas (não existia urna eletrônica, é claro) ainda estavam com o nome do antigo candidato que era um tal de Corrêa. Tanto que aí no vídeo, você vai ver o apresentador pedir para que votemos em 26 – Corrêa.

Essa história poderia ter dado certo, já que segundo as pesquisas realizadas na época, o dono do SBT aparecia na segunda colocação com 29,6%.  Em primeiro estava Collor com 30% e em terceiro Lula com 20%.

Só que Silvio Santos teve sua candidatura impugnada pelo TSE porque seu partido não teria feito convenção em 9 estados. Disso tudo, sobrou mais essa história ridícula da redemocratização do Brasil e vídeos no Youtube, que serão fonte de muitas risadas por um longo tempo.

Feliz aniversário Silvio!